7 maneiras de criar um Natal centrado em Cristo para os seus filhos

Fazer Cristo parte de seu Natal pode se tornar a parte favorita de seus filhos na época de Natal. O melhor de tudo, irá trazer mais paz para toda sua família.


Gary and Joy Lundberg

É aquela época maravilhosa do ano, mais uma vez. Esse tempo especial quando músicas de Natal e aromas doces enchem o ar. É um tempo feliz, especialmente para as crianças. Elas, e nós, podemos facilmente nos perder nos momentos alegres e esquecer a verdadeira razão de celebrarmos o Natal. É preciso um pouco de esforço para fazer Cristo parte de nossas celebrações, mas devemos fazê-lo. As crianças precisam saber que esta é a época do ano em que se comemora o seu nascimento mais do que a vinda do Papai Noel. Isso não significa que não podemos ter toda a diversão que Papai Noel, presentes, e festas trazem. Significa apenas que devemos combiná-los de uma forma que mantenha nossos filhos focados no nascimento de nosso Salvador. Aqui estão cinco sugestões para fazer isso acontecer.

1. Visitar presépios

Normalmente, há muitos pela cidade, principalmente em igrejas. Por exemplo, nos Estados Unidos, em Salt Lake City, as pessoas podem visitar a Praça do Templo, onde o presépio em tamanho real é cercado por milhares de luzes nas árvores, arbustos e edifícios. Em todo o mundo você pode encontrar belos presépios. Aproveite os que têm em sua comunidade, e dê aos seus filhos aquela conexão espiritual com Cristo na época de Natal.

2. Monte um presépio em sua casa

Deixe as crianças ajudarem a colocar as peças na cena. Algumas famílias têm alguns presépios diferentes para diferentes salas ou quartos da casa. Algumas colecionam presépios diferentes como um hobby. Faça o que fizer, faça-o parte de suas festividades de Natal. Não deixe de ler em voz alta o relato bíblico do nascimento de Cristo em Lucas capítulo 2 versículos 1-16. Deixe seus filhos ouvirem a beleza desses versos. Eles precisam saber que os presépios são uma representação do nascimento de Cristo. Algumas famílias fazem seus filhos encenar a história enquanto ela é lida – com fantasias e tudo, facilmente feitas com roupões de banho e cachecóis.

3. Faça guloseimas para os vizinhos

Dar presentes é uma parte alegre de celebrar o Natal. Passamos muitos momentos divertidos fazendo biscoitos com nossos netinhos, e depois embalando-os com papel celofane vermelho amarrado com uma grande fita de ouro e entregando-os para as pessoas idosas ou vizinhos. Jesus nos ensinou que “O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram” (Mateus 25:40). É como dar um presente a Jesus. Afinal, é Seu aniversário. Faça a conexão.

4. Encha sua casa com os hinos que contam a respeito de Cristo

Aproveite as canções de Natal divertidas sobre o Papai Noel, duendes e renas, mas não se esqueça das sagradas que falam sobre o nascimento de Cristo. Se você toca piano, violão ou outro instrumento reúna seus filhos e cantem juntos. Algumas famílias vão cantar músicas de Natal aos seus vizinhos. Independentemente como for que você quiser incorporar músicas de Natal em sua casa, torne isso uma parte divertida e alegre de suas comemorações de Natal, não se esquecendo de incluir canções sobre Cristo como Noite Feliz e muitas outras.

5. Assista filmes que contam a história do Natal

Um dos nossos filmes favoritos é The Nativity Story, que compramos em DVD. Você pode fazer uma pesquisa no Google sobre outros que podem se tornar, ou já são, seus favoritos.

6. Assista a um concerto de Natal

Infelizmente, muitas escolas não incluem músicas que narram o nascimento de Cristo em suas apresentações. Encontre uma que o faça. A maioria das comunidades ou igrejas oferece uma performance do Messias de Handel. Alguns incluem cantorias. Ajude os seus filhos a aprender a desfrutar destas representações sagradas que realmente comemoram o seu nascimento. A exposição vai criar um amor por eles.

Advertisement

7. Vá à igreja

Não apenas na véspera ou no Natal, mas durante todo o mês. Adquira o hábito de ir toda semana durante o ano todo. Isso vai aproximar sua família de Cristo e dar muito mais sentido à Sua vida e razão para comemorar o Seu nascimento.

Esperamos que você encontre alegria em trazer mais de Cristo às suas celebrações de Natal. Isso irá criar uma memória duradoura e um alicerce de fé para os seus filhos.

Veja o novo ebook de Gary e Joy Lundberg, “Wake-Up Call: What Every Husband Needs to Know” na amazon.com.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 7 ways to create a Christ-centered Christmas for your children

Toma un momento para compartir …

Gary and Joy Lundberg

Gary Lundberg is a licensed marriage and family therapist, Joy is a writer and lyricist. Together they present seminars and author books on relationships. Their website is garyjoylundberg.com, email