7 hobbies que melhoram sua produtividade e satisfação

Diante do estresse diário dedicar um tempo para atividades saudáveis e prazerosas é um diferencial para melhorar a qualidade de vida.

Suely Buriasco

A produtividade é um quesito importante no mundo corporativo e tem relação direta com a satisfação pessoal. Somos seres integrais, assim um bom profissional também precisa ser um bom ser humano para ter satisfação na vida. Quando um dos lados, profissional ou pessoal, sai desse equilíbrio o nível de estresse se eleva e a produtividade abaixa, causando insatisfação.

Segundo a psicóloga Isabela Tostes Poli nessa matéria: “O desgaste a que pessoas são submetidas nos ambientes e nas relações é fator dos mais significativos na determinação de doenças. Dentro desse contexto, a diversão e a descontração tornam-se cada vez mais importantes no combate ao estresse mental, físico e psicológico”.

Um hobbyou passatempo é uma ótima maneira de relaxar e encontrar o equilíbrio necessário para uma vida mais saudável. Claro que a pessoa precisa se identificar com a atividade, mas algumas sugestões podem ser úteis:

1. Meditação

É um hobby dos mais populares para as pessoas que aspiram equilíbrio entre mente e corpo, ajudando a eliminar a ansiedade, depressão, sentimentos negativos e stress. Nesse mesmo contexto também estão a Yoga, o Pilates e outros.

2. Leitura

Ler é um passatempo simples, não oneroso e que provoca grande prazer. Também tem efeito positivo no poder de concentração e no desenvolvimento da criatividade, quesitos fundamentais para o aumento da produtividade. A leitura é uma ótima maneira não só para escapar das tensões diárias, mas também de explorar interesses.

Advertisement

3. Passatempos manuais

Tudo o que envolve mente e ação como quebra-cabeças, brinquedos de montar, artesanatos, bordado e tantas outras atividades prazerosas são ótimas para relaxar, além de desenvolver a criatividade e a paciência. Esse tipo de passatempo ajuda também a combater a ansiedade, dor crônica e depressão. Segundo a terapeuta ocupacional Glória Ferreira nessa matéria: “Trabalhos manuais ajudam a despertar os requisitos básicos de autoestima”.

4. Atividades ao ar livre

Você não precisa se tornar um atleta profissional para praticar esportes como caminhada, corrida ou escalada num parque ou bosque. Tornar-se um esportista amador é um hobby que acrescenta muito para a sua saúde física e mental.

5. Cozinhar

Muitas pessoas se dedicam a atividades gastronômicas como passatempo e se sentem muito bem. Cozinhar exige atenção aos detalhes e uma preparação cuidadosa, perfeito para aqueles que pretendem desviar suas mentes das tensões diárias.

6. Manter um blog

Escrever é uma forma muito positiva de passar o tempo e equilibrar a mente. Escolher um tema de seu interesse e se dedicar a desenvolvê-lo publicamente em um blog pode ser uma atividade muito prazerosa, além de criativa e edificante. Caso você não queira fazer investimento material, algumas plataformas digitais publicam textos gratuitamente.

7. Tocar instrumentos musicais

Para esse site psiquiátrico: “A prática contínua de tocar qualquer instrumento estimula o cérebro a desenvolver novas conexões entre os neurônios, melhorando algumas funções cerebrais, como a memória e a coordenação motora”. Estudos também relacionam essa atividade com a queda nos níveis de estresse e melhoria na qualidade de vida.

Advertisement

É importante encontrar tempo para fazer coisas que você gosta, atividades que promovam seu prazer e estimulem seu cérebro para que você se torne uma pessoa mais saudável, realizada e feliz.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.