7 formas de mostrar gratidão aos seus pais

Filho só vai aprender a ser filho quando for pai. Pai só vai aprender a ser pai quando for avô. Gratidão, com este sentimento viverá melhor, pois não perderá tempo procurando culpados.


Beth Proenca Bonilha

Pai e mãe não são perfeitos. Filho não vem com manual de instruções. O que os pais podem ter é o auxílio da experiência de outros pais, profissionais que ao estudarem o comportamento humano compilam em livros sugestões e dicas para aliviar a dura tarefa de educar e criar os filhos.

E mesmo assim nem sempre o que dá certo com a educação de um filho serve para o outro, pois mesmo nascidos na mesma família e dos mesmos pais normalmente são diferentes. Com um se pode apertar um pouco mais, porém a mesma dose para o outro ele pode esbravejar.

Filho só vai aprender a ser filho quando for pai. Pai só vai aprender a ser pai quando for avô.

Porém, mesmo com esta incerteza e todos os conflitos entre pais e filhos uma coisa é certa: deve haver respeito na relação.

As famílias mais antigas tinham costumes radicais na educação de seus filhos, e normalmente estes não tinham autonomia e eram tratados com severidade. O respeito era imposto pelo medo e ameaças. Fosse por imposição ou por amor, os filhos respeitavam os pais de maneira incontestável.

Nos dias atuais, percebe-se uma inversão nessa relação, o normal é ver crianças agindo como verdadeiros “ditadores mirins”: sem respeito perante a figura dos pais, exigentes e consumistas. Enquanto isso os pais preferem dar tudo o que lhes é exigido por medo de causar traumas na criança ou por ter sido tolhido de seus desejos na infância.

Ao fazermos uma comparação entre essas duas fases da convivência entre pais e filhos podemos concluir que há exagero em ambas as formas de educar. O que é preciso nessa relação para que seja saudável é que o respeito e o amor imperem e que haja gratidão.

Advertisement

Os pais precisam contribuir para que seus filhos possam ser gratos, dando a eles amor, atenção, respeito e educando-os para que sejam pessoas respeitosas e de bom coração.

A criança aprende pelo ambiente em que vive, portanto, se deseja que sejam gratos, preocupe-se em ensiná-los a serem gratos, com disciplina e amor.

Formas de demonstrar gratidão aos pais:

1. Respeite as limitações e capacidade de compreensão dos pais

Talvez eles ainda não tenham compreendido como é ser pai e mãe.

2. Dê atenção às necessidades de seus pais

Lembrando que pessoas são diferentes e por isso têm necessidades diferentes e nem sempre o mesmo padrão cabe a todos. Alguns preferem coisas mais simples, outros são mais exigentes e batalham mais por suas necessidades.

3. Valorize suas pequenas conquistas

Mesmo que eles não possam dar tudo da maneira como você sempre desejou, aceite com gratidão verdadeira o que eles podem lhe oferecer. Isso traz muita alegria aos pais e mais desejo de fazer sempre o melhor.

4. Ame incondicionalmente

Infelizmente se vê cada vez com mais frequência casos de filhos que por ganância transformam o amor de filho em vergonha, ou mesmo em desprezo. Alimente o amor por seus pais, valorizando as pequenas coisas e ações.

5. Sinta orgulho do nome que seus pais deram a você

Com certeza ver o filho respeitando e honrando o nome de sua família é algo que fará com que seus pais sintam-se valorizados e sintam sua gratidão por pertencer à família.

6. Demonstre gratidão em ações, palavras e pensamento

Antigamente os filhos tinham que respeitar por imposição a posição dos pais, muitos o faziam contrariados e nem sempre demonstravam gratidão em palavras. Fazer com que os pais saibam que se sente grato com ações e palavras fará com que saibam quais são os seus pensamentos.

7. Obedeça, escute e preste atenção nos ensinamentos de seus pais

Essa é a maior manifestação de gratidão, pois assim os pais terão certeza de que conseguiram fazer valer todos os seus esforços. A palavra grega “hypakouo” significa obedecer e escutar, a criança que se submete à autoridade dos pais, quando crescida, será obediente ao demonstrar gratidão por toda dedicação e esforços.

Advertisement

Não há sentimento mais egoísta e mesquinho do que a ingratidão. A ingratidão magoa e faz com que os envolvidos passem por momentos de desentendimentos que poderiam ser evitados simplesmente se o respeito fosse cultivado alimentando o amor no relacionamento. E com o amor qualquer que seja a ação será recebida com gratidão e compreensão das limitações e esforços feitos.

Respeite as limitações e esforços de seus pais e conhecerá o mais nobre e completo sentimento humano: a gratidão. E com esse sentimento viverá melhor, pois não perderá tempo procurando culpados ou sofrendo com o que poderia ter sido sua vida.

Toma un momento para compartir …

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu