7 coisas que Cristo ensinou na cruz às famílias

Não é por acaso que, de todos os títulos que o Salvador possui, Ele tenha escolhido o de "mestre". Suas últimas palavras ensinam lições de como viver em família de forma plena e feliz.

Oscar Pech

Depois que Jesus instituiu a ordenança do sacramento e pagou pelos pecados da humanidade no jardim do Getsêmani, tendo sido entregue por Judas numa noite de quinta-feira (para os judeus, que medem o tempo do pôr do sol ao pôr do sol, era, na verdade, madrugada de sexta-feira), sofrendo um julgamento repleto de irregularidades, o Salvador foi condenado a um tipo de morte que, naquela época, era a mais indigna possível: a por crucificação.

A postura física era tão incômoda, tão dolorosa, que o simples ato de respirar já era um tormento. Em sete momentos, enquanto pendurado na cruz, o Senhor nos deixou ensinamentos que podem ser aplicados às relações familiares.

Antes, porém, de citar as palavras e ensinamento em si, convém ressaltar que é nos momentos críticos que revelamos nosso verdadeiro caráter. E o que foi dito ali, enquanto estava em tormento, revela o verdadeiro caráter de Jesus e nos ensina como pode haver mais paz em nosso lar.

Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem (Lucas 23:34)

Sua natureza compassiva.

Ele perdoou pecados em mais de uma ocasião. Ele poderia fazê-lo. Aqui, não perdoou os pecados daqueles que O crucificaram. Não pôde perdoá-los, porque não se arrependeram, mas Jesus é nosso advogado junto ao Pai e intercedeu por eles.

Advertisement

Assim como Ele, procure ser sempre um intercessor entre seu cônjuge e os filhos, entre seus irmãos, entre seus pais.

Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso (Lucas 23:43)

Sua preocupação com os outros.

Jesus, longe de pensar apenas nas próprias circunstâncias difíceis, olhou para a situação das pessoas ao seu redor.

É algo que (apesar da enorme diferença) você com certeza já tem feito como pai ou marido. Quando não há o suficiente para todos, você diz: “não estou mais com fome, obrigado” ou “hoje não estou com vontade”. Quando cuida mais da esposa e dos filhos do que de si mesmo, você fica um pouquinho mais próximo e parecido com o Salvador.

Mulher, eis aí o teu filho (João 19:26)

Sua capacidade para deixar de lado sua dor e cuidar de sua mãe.

Advertisement

Em meio à dor, e em vez de reclamar, o Salvador dedicou um tempo para certificar-se de que sua mãe tivesse um lugar para morar e fosse cuidada na velhice.

Nunca se esqueça de seus pais quando envelhecerem.

Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mateus 27:46)

Sua surpresa diante de circunstâncias injustas.

Às vezes, desejamos evitar que as crianças sofram dor, especialmente quando são exemplares. Mas como disse Serrat: “Nada nem ninguém os pode impedir que sofram; que os ponteiros avancem no relógio”.

Se você tentar evitar a dor, a frustração, os problemas de seus filhos, a única coisa que conseguirá é que eles não desenvolvam resiliência. Pelo seu bem, por mais doloroso que seja para nós, pais, às vezes eles também têm que se sentir como o Salvador: “Pai, por que você está me deixando sozinho neste momento?”, Porque só assim seus filhos vão crescer até atingir toda a sua estatura.

Advertisement

Estou com sede (João 19:28)

O fato de estar sujeito a dores, cansaço e paixões.

Não é apenas uma demonstração de que o Senhor, apesar de Seu poder, estava sujeito a dores, limitações e paixões, mas nos mostra algo que devemos aprender no lar: ninguém precisa ficar adivinhando como estamos, como nos sentimos ou o porquê de estarmos nos sentindo assim. Precisamos aprender a comunicar nossas necessidades. Aprenda a expressar claramente ao seu cônjuge como você se sente.

Pai, em tuas mãos entrego meu espírito (Lucas 23:46)

Certeza de que era o Filho de Deus.

Às vezes, a adversidade nesta vida é tamanha, que sentimos que Deus não existe, ou que não se importa conosco, ou que nossa existência não é nada além de um mero acidente. Jesus sempre afirmou ser o Filho de Deus, mesmo nesta que foi sua penúltima expressão mortal.

Como parte de ensinar resiliência a seus filhos, nutra neles essa certeza, tanto por meio de palavras quanto por exemplo: o fundamento da vida, de que são filhos de Deus.

Advertisement

Está consumado! (João 19:30)

Sua impecável perseverança até o fim.

Jesus havia dito (João 10:17-18) que não tirariam sua vida, mas que Ele a entregaria quando chegasse o momento. A frase “Está consumado” implica que “Posso morrer agora, pois cumpri tudo o que se esperava de mim.” Ou “Já realizei todo o meu trabalho: posso descansar”.

Não deixe para amanhã o que você deve fazer hoje. Seja repreender um mau comportamento, consertar o ventilador como prometeu à sua esposa, conversar com ela sobre algo que a incomodou, ou pedir perdão toda vez que você tiver que pedir perdão. Não deixe para amanhã não apenas aquilo que você pode, mas que deve fazer hoje.

Jesus não apenas pagou por nossos pecados para que pudéssemos ser perdoados, entregou sua vida e tomou-a de volta para que todos pudéssemos ressuscitar, Ele também veio ao mundo para nos dar um exemplo perfeito de vida. Através de suas atitudes, Ele nos ensinou como viver uma vida plena e feliz. Que possamos nos aproximar mais de Cristo colocando em prática aquilo que Ele ensinou.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 7 enseñanzas para tu familia, desde la Cruz

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Oscar Pech

Oscar Pech nasceu no México, é conselheiro. De seus 50 anos, 26 tem sido dedicados a sua carreira de conselheiro, de escritor, do ensino e do "coaching".