7 coisas que as mães felizes fazem

A felicidade de uma mãe se nota a quilômetros de distância. Veja se você é uma delas.

Adriana Acosta Bujan

Ser mãe é uma grande bênção, o amor que sentimos por nossos filhos é único, maravilhoso e incondicional. Eles são nossa motivação para travar batalhas, nosso motor para conquistar o impossível e nosso maior desafio.

Ser mãe não é nada simples, muitas vezes choramos em silêncio, oramos incansavelmente, encorajamos e motivamos nossos filhos com medo de não acertar. Assim somos, valentes, dedicadas, lutadoras e amorosas, tudo o que somos é graças a eles, nossos filhos.

Nesse processo de criação, muitas mães podem desesperar-se, decepcionar-se e até culpar-se pelos erros que costumam cometer; afinal, não somos perfeitas; no entanto, não importa tanta dor acumulada em nosso coração, contanto que eles alcancem seus sonhos.

Ser mãe não se refere apenas a cuidar e criar os filhos, mas a formar um vínculo espiritual, um laço inquebrantável que nunca e por nada será destruído.

Uma mãe feliz se nota a quilômetros

Agora, que coisas fazemos quando desfrutamos da maternidade e que se nota a quilômetros de distância:

Advertisement

1. Priorizamos os filhos

Neste ponto, não incentivo as mães a que deixem de pensar em si mesmas, mas que sempre e em todo momento pensem em seus filhos, desde o amanhecer até o anoitecer. Grande parte do dia pensamos neles, em como ajudá-los a serem pessoas melhores, em como apoiá-los. Resumindo, eles são a prioridade número um na nossa lista de afazeres.

As mães se tornam mais felizes ao priorizar seus filhos; não importam os sacrifícios ou o que tenham que fazer para que eles sejam felizes, pois sua maior satisfação e alegria é vê-los conquistando seus sonhos.

2. Se gabam das realizações dos seus filhos

As mães felizes não perdem oportunidade alguma de gabar-se das realizações de seus filhos, quer tenham terminado os estudos, ou feito uma viagem, casado ou vencido seu esporte favorito; qualquer coisa, inclusive os desenhos que fazem quando são pequenos.

Não há maior satisfação no coração de uma mãe do que ver seus filhos desenvolver qualquer habilidade ou talento, inclusive quando eles alcançam sozinhos suas metas e objetivos. É como dizer a nós mesmas “Muito bem!”

3. Tempo em família

Os tempos em família se tornam momentos muito especiais, elas adoram estar com a família, inclusive se convertem em criativas confeiteiras, pintoras, escritoras e o que mais for possível para surpreender seus filhos.  As mães felizes querem sempre agradar os filhos e a sua maior felicidade é vê-los alegres, mesmo que seja por pequenos instantes. 

Advertisement

Um sorriso deles é mais gratificante do que qualquer outra coisa. Essas mães sempre farão o impossível para ver seus filhos sorrirem.

4. A diversão é importante

As mães felizes normalmente têm bom senso de humor, sempre farão seus filhos rir com suas ideias e ações, não existe tédio nem momentos de tristeza. Não significa que nos tornamos palhaças de circo, mas que nossa alegria e energia positiva irradiam de tal maneira que nossos filhos se contagiarão dessa luz e felicidade.

As mães também gostam de brincar com seus filhos e ensinar-lhes coisas novas, para elas não há tempo ruim que não se alegre e se torne mágico.

5. Fazem festas grandes

Nenhum aniversário ou celebração especial deixam de ser celebrado; as mães felizes sempre têm em mente como festejar quem amam, querem vê-los felizes, alegres e fazem com que essas datas sejam inesquecíveis. Afinal de contas, elas sabem que as memórias que deixam aos seus filhos são um tesouro muito maior do que as coisas materiais que lhes podem oferecer.

6. Confiam em Deus

Muitas vezes, as mães querem proteger os filhos, querem que nada de mal lhes aconteça e que estejam dentro de uma bolha de vidro para poder cuidar deles. No entanto, os filhos têm que viver a vida, devem aprender a tomar decisões e a errar, para que possam amadurecer; por isso sempre estarão em nossa lista imaginária de agradecimentos e pedidos a Deus.

Advertisement

Deixamos tudo nas mãos de Deus; nele depositamos nossas preocupações e angústias. Nunca deixaremos de pedir sua proteção, orientação e cuidado para com nossos filhos. Dessa forma, oramos com intensidade, com fé e esperança, pois sabemos que Deus escuta nossas orações e responde.

As mães felizes têm uma grande conexão espiritual, nunca se deixam abater e sempre estão com sua esperança no alto, no céu.

7. Nunca deixam de sonhar

Os sonhos dos filhos se tornam batalhas das mães, por isso, apesar de termos nossos próprios sonhos, também sonhamos o que eles desejam. As mães felizes estão sempre analisando as melhores formas para que seus filhos alcancem o que se propõem, já que cada sonho conquistado por eles é uma satisfação a mais para seus corações. Em poucas palavras, a felicidade deles é também a nossa.

As mães felizes sempre olharão por seus filhos, é como ter uma vida dupla, já que eles são uma extensão delas. É como ter uma segunda ou terceira oportunidade para melhorar e corrigir os erros do passado.

Graças a Deus por me permitir ser mãe!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 7 cosas que las madres felices hacen

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.