7 chaves para uma casa livre de dramas

Se você aplicar os princípios abaixo a qualquer conflito em seu casamento ou família, estou convencido de que você poderá acabar com o drama e trazer a cura, saúde e resolução.


Dave Willis

_Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

“Drama” refere-se a tensões invisíveis e barreiras que impedem o crescimento e saúde em um relacionamento. Para erradicar o drama, você precisa começar na raiz do problema. Estou convencido de que a raiz da maioria de dramas familiares está em conflitos não resolvidos.

Você já sentiu como se houvesse um elefante invisível morando em sua casa por causa de conflitos não resolvidos no casamento ou família? Conflitos não resolvidos podem desemaranhar o tecido de uma família e criar dramas mais rápido do que quase qualquer outra coisa. Dependendo das personalidades dos envolvidos, pode ser drasticamente diferente.

Em algumas situações, as famílias vivem com uma “harmonia artificial” onde há questões profundamente semeadas que ninguém tem coragem de comentar, então eles “lidam com elas” não lidando com elas, o que perpetua um ciclo disfuncional.

Em outros lares, as famílias vivem em conflito e parecem brigar apenas por brigar. Eles desenvolvem um vício que não é saudável de viver em uma montanha-russa emocional.

Algumas famílias apenas evitam uns aos outros completamente, porque evitar parece mais fácil e agradável do que continuar os ciclos disfuncionais que as tentativas de resolução de conflitos parecem causar.

Nossos casamentos e nossas famílias são importantes demais para as desperdiçarmos com conflitos insalubres ou não resolvidos. Precisamos substituir o drama pela paz! Se você aplicar os princípios abaixo a qualquer conflito em seu casamento ou família, estou convencido de que você poderá acabar com o drama e trazer a cura, saúde e resolução.

Advertisement

Leia: Família: Projeto de Deus

1. Aborde os problemas de forma rápida e direta

Quando houver um problema, não se esconda dele nem lide com ele de maneira passiva-agressiva. Questões não resolvidas irão apodrecer como um tumor cancerígeno e você precisa lidar com elas da mesma maneira assertiva que você usaria para identificar e remover um tumor.

2. Perceba que não haverá um “vencedor” e um “perdedor”

Em qualquer conflito com entes queridos, você deve abordar o desacordo sabendo que vocês estão do mesmo lado, então vocês compartilham o mesmo destino. Vocês ou irão ganhar juntos ou perder juntos, então trabalhem juntos para encontrar uma solução mutuamente benéfica.

3. Evite “queimaduras emocionais”

Quando uma pessoa tem queimaduras de sol e você dá um tapinha em suas costas, elas podem até gritar de dor. A maioria de nós tem “queimaduras” invisíveis em nossos corações e almas de mágoas passadas, e quando alguém chega perto dessas áreas, somos tentados a atacar. Em conflitos familiares, esteja ciente desses “pontos doloridos” e se esforce para curá-los ao invés de piorá-los.

Leia: 7 valores importantes para nossa família

4. Seja um pacificador

A Bíblia diz, “Enquanto depender de você, viva em paz com todos.” Para viver em paz dentro de sua família, haverá momentos em que você precisará engolir seu orgulho e dar o primeiro passo em direção à cura. Esteja disposto a perdoar e pedir perdão.

5. Seja um incentivador, não um crítico

Sua família vai receber muitas críticas do mundo, então certifique-se de que você esteja fazendo a sua parte para neutralizar essa negatividade ao ser um encorajador em seu lar. Seja aquele que enxuga as lágrimas de sua família; não o que as provoca!

6. Diga sempre a verdade

Honestidade promove a intimidade. Se você deseja remover o drama e os conflitos não resolvidos de sua família, coloque uma grande importância em dizer a verdade em todos os momentos em qualquer circunstância. Isto irá construir confiança mútua e criar um costume de transparência.

7. Não desistam uns dos outros

As famílias são imperfeitas, mas o amor é perfeito. Lembre-se que uma “família perfeita” é apenas um grupo de pessoas imperfeitas que se amam e se recusam a desistir uns dos outros!

Leia: Como escolher valores para ensinar sua família

Advertisement
Toma un momento para compartir …

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.