7 atributos de um casal de sucesso

Reflexões sobre o que é e como se tornar um casal de sucesso, levando em consideração alguns atributos essenciais.


Suely Buriasco

O que faz um casal ser de sucesso não é a ausência de conflitos entre eles, muito menos a falta de problemas em sua vida, até porque, nesse caso, isso seria uma utopia. Na vida de qualquer casal os bons e maus momentos se oscilam, as dificuldades ora se avultam ora se desfazem. O que transforma um casal em sucesso é a forma como enfrenta as dificuldades, priorizando sempre o sentimento que os une.

Conforme descreveu Caio F Abreu: “Não eram um casal perfeito, daqueles de cinema. Brigavam muito, ficavam um tempo sem se falar… Mas no fundo eles sabiam que tudo era joguinho bobo de orgulho, e que por trás das caras fechadas e bicos não se aguentavam de saudade… Mas uma coisa é certa… Eles se amavam mais do que qualquer coisa”.

Muitos são os atributos que precisam ser desenvolvidos para que o casal se torne de sucesso, mas alguns são básicos:

1- Amor

Um casal de sucesso entende que mesmo diante das dificuldades, dos desentendimentos e das diferenças existe um elo maior que o une e, portanto, usa das intempéries para crescer junto. Ao ser priorizado o amor blinda o relacionamento contra tudo o que os pode separar pelo simples fato que desejam manter a convivência de forma sadia e harmoniosa. Um casal assim é formado por pessoas que compreendem o amor como um tesouro a ser guardado.

2- Afinidade

Cônjuges que desejam ser felizes priorizam as afinidades em detrimento às diferenças; valorizam a si mesmo e ao outro e cultivam compatibilidades. Diante das divergências buscam um acordo que satisfaça a ambos. Nesse intuito aconselha a médica Cibele Fabichak, autora do livro Sexo, Amor, Endorfinas & Bobagens da Novo Século Editora: “Para tanto, recorra ao diálogo sincero“.

3- Desejo mútuo

O sexo é um elemento fundamental para a grande maioria dos casais e merece, portanto, grande atenção. É importante conhecer a si mesmo e ao cônjuge no sentido de buscar satisfação mútua. Mas é importante que o desejo seja cultivado em pequenas ações no cotidiano. Namorar e cortejar, desenvolvendo a cumplicidade na intimidade é essencial para uma vida sexual sadia.

4- Confiança

Ciúme exagerado, insegurança e desejo de manter o controle sobre a vida do cônjuge detona qualquer relacionamento. Um casal de sucesso estimula a autoestima e transmite confiança ao outro. Desenvolve, assim, o respeito à individualidade de cada um e promove a paz no relacionamento.

Advertisement

5- Bom humor

Um casal de sucesso valoriza o humor da relação, promovendo situações agradáveis para ambos. Ri junto, diverte-se com frequência e entende que vale a pena transformar desentendimentos em boas risadas. Busca surpreender positivamente o cônjuge e sente-se feliz em provocar sorrisos nele.

6- Compatibilidade de valores morais

Compreender e respeitar os valores morais do cônjuge é essencial para a felicidade do casal. Faz parte do sucesso a adequação de um e do outro, lembrando que ninguém é perfeito, também é importante desenvolver o perdão e a empatia no relacionamento amoroso.

7- Apoio mútuo

O êxito na relação depende do esforço dos dois em incentivar a realização pessoal e profissional do outro. Apoiar-se nas dificuldades e estimular o sucesso de cada um é fundamental para a felicidade da união. Duas pessoas vitoriosas constroem um casal de sucesso.

Assim, um casal feliz não é um casal perfeito, e sim aquele que anda pela vida de mãos dadas, fortalece os elos e compreende o sucesso como construção diária e ininterrupta.

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.