7 atitudes que fazem o amor escoar como água

'A distância é para o amor como o vento é para o fogo: apaga o pequeno, mas aviva o grande' (Chufo Lloréns)

Erika Otero Romero

“Amor: quatro letras que marcam o teu destino.

Quatro letras que te convidam a sonhar.

Quatro letras que dizem que estás vivo,

ainda que estejas morto para muitos…”

Autor desconhecido

Advertisement

Todos nós, seres humanos, temos a capacidade de amar. Algumas pessoas são mais afortunadas do que outras, pois encontram, sem muito esforço, alguém para amar que lhe corresponda. Entretanto, também há muitas pessoas no mundo que passam a vida buscando-o. Há outros que não sabem como conservá-lo e perder-no por descuido.

amor é um dos sentimentos mais resistentes, infatigáveis ​​e tenazes que podem existir. Faz você estremecer da cabeça aos pés e pode até levá-lo a fazer coisas que você nunca imaginou.

Uma pessoa que ama está disposta a fazer grandes sacrifícios, a dar muito de si e a se dispôr a dar; às vezes mais do que você recebe. É um aspecto interessante porque, às vezes, faz com que as pessoas que você ama não reajam a essa falta de reciprocidade.

Fazer amor nascer requer muito esforço e é algo bastante árduo; além disso, exige constância e reciprocidade. O amor é resistente a muitas tempestades da vida; a ponto de quem ama tolerar coisas que não deveria. Todavia, quando aquele que ama percebe que seu amor tem sido descuidado, ele começa a deixar esse afeto morrer. Sim, porque o amor, apesar de ser muito resistente, pode morrer em pouco tempo; e assim, perde-se o que foi construído em anos.

Assim como abre portas, a atitude também pode fechá-las, e às vezes para sempre

Atitude é um conjunto de comportamentos e ações com os quais a vida é assumida.

Advertisement

Há pessoas que dão o melhor de si para a vida e enfrentam os problemas de maneira positiva. Por outro lado, há aqueles que levam a vida com pessimismo e desinteresse. Essa atitude leva-os a negligenciar a saúde, o trabalho e os relacionamentos. Uma atitude negativa, pessimista e distante para com aos relacionamentos os levam, muitas vezes, a ficarem sozinhos, pois não valorizam as pessoas que têm a seu lado.

Nesse sentido, há várias atitudes ruins que prejudicam o amor tanto ou mais do que a distância. São eles:

1. Mentir

Nada é mais cruel e demonstra pouco respeito pela pessoa que ama você do que mentir para ela. A mentira vem da necessidade de esconder algo de que você se envergonha. Além disso, demonstra desonestidade. Uma pessoa que mente acaba ficando sozinha, pois perde a confiança de quem a ama.

2. Ser indiferente

Uma pessoa que age com indiferença dá pouca importância à presença de quem o ama. Ao se comportar dessa maneira, ela vai fazendo com que o amor que o outro sente por ela morra gradualmente. O que mostra com sua indiferença é que pouco importa que a amem.

Ao agir dessa maneira, talvez a pessoa indiferente queira que o interesse que tenham por ela aumente; mas o que ela consegue, na verdade, é que esse afeto se perca, tornando-se irrecuperável.

Advertisement

3. Maltratar

Como a palavra indica, tratar mal alguém, a longo prazo, também extingue o amor. Ninguém aguenta por muito tempo palavras desagradáveis, que o ignorem, enganem e o tratem como se não tivesse qualquer valor.

Uma pessoa abusiva procura dominar quem a ama de péssimas maneiras. Pode ser que consiga fazer com que a pessoa fique ao seu lado por causa do medo, porém, mais cedo ou mais tarde chega o momento de despertar daquela situação e quem o amou acaba abandonando-o.

4. Ser egocêntrico

Nada é mais terrível do que amar alguém que só se preocupa consigo mesmo e seus próprios interesses.

Não me entenda mal, não há nada de errado em ter amor-próprio. Porém, existe uma enorme diferença entre ter uma autoestima saudável e se preocupar apenas consigo mesmo.

A pessoa egoísta busca apenas seu próprio benefício. Pouco ou nada importa as necessidades de quem a ama; para ela, seus desejos e necessidades têm prioridade sobre os dos outros. Dessa forma, ela acaba afastando todo mundo.

Advertisement

5. Manipular

manipulação é uma atitude vil e impiedosa. Devido ao amor que sentem por ele, o manipulador busca fazer com que quem o ama faça tudo o que ele quer. Assim, a pessoa que o ama acaba sendo usada como objeto e é desprezada quando deixa de dar o que ele espera.

O manipulador age dessa forma porque, de uma forma ou de outra, acha que está acima da pessoa que o ama. Sentindo-se superior, ele acredita que tem direitos sobre ela e, portanto, busca seu próprio benefício.

6. Desprezo

Ridicularizar, zombar, não dar valor ao que fazem por você; isso tudo e muito mais faz parte do desprezo.

É horrível viver com alguém que não valoriza os sacrifícios feitos por ele, mas é ainda pior não ter a coragem de ir embora.

O que uma pessoa que o despreza deixa evidente é que pouco se importa com você; por isso, essa atitude está ligada à indiferença, uma vez que ambos mostram que ela se interessa apenas pelo próprio bem-estar e não pelo seu.

Advertisement

7. Vitimizar-se

A pessoa que se vitimiza procura manipular quem a ama. O que ela busca ao se vitimizar é que tenham pena dela e que devido a esse sentimento, acabem permanecendo ao seu lado.

Quando a pessoa manipuladora sente que vai perder aquele que ama, ela tem uns “ataques”, fazendo-se de vítimaAlém disso, a suposta vítima adora reclamar que é um “ímã” que só atrai experiências ruins – pretexto perfeito para fazer com que permaneçam ao seu lado.

O que alguém com essa atitude faz é deixar as pessoas ao seu redor fartas, ficando finalmente sozinho por ser instável e tóxico.

Essas 7 atitudes podem fazer com que o amor desapareça em pouco tempo. Obviamente, não é ruim se afastar de pessoas que agem assim, mas é melhor ainda ter uma boa autoestima para que você possa escolher dar seu amor a quem mereça o esforço.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 7 actitudes que hacen que el amor se escurra como agua

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.