7 atitudes para melhorar a sua autoestima e reconquistar quem você ama

O processo de reconquistar alguém passa impreterivelmente pelo desenvolvimento do respeito e amor-próprio.

Suely Buriasco

Uma pessoa desmotivada, insegura e triste tem grande dificuldade em manter um relacionamento, a outra parte até tenta, se esforça, mas acaba desistindo diante de tamanho desalento. Isso é razoavelmente simples de explicar, afinal se nem a pessoa se sente bem com ela mesma, como desejar que outra a queira? É assim que a baixa autoestima dos cônjuges é responsável por muitos problemas nas relações.

Leia: 7 passos para melhorar a autoestima

Se você percebe que o seu relacionamento está desgastado e que está perdendo a pessoa que ama, mas não se sente capaz de reconquistá-la, precisa urgentemente cuidar de sua autoestima. Nesse sentido algumas atitudes são de grande importância.

1. Vigie seus pensamentos

Troque todo pensamento derrotista por um pensamento desafiador. Quando encaramos os problemas como desafios mudamos a forma de lidar com eles; problemas causam abatimento, desafios são motivadores. Com pequenos exercícios constantes é possível controlar os pensamentos e livrar-se das ideias fixas sempre tão prejudiciais.

2. Pratique exercícios físicos

Se não pratica nenhum exercício físico comece agora mesmo, se já pratica aumente a dose. A ideia é transpirar muito para liberar endorfina que segundo essa matéria: “(…) regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem-estar e prazer. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado no tratamento de depressões leves”.

Advertisement

3. Fique de olho no seu humor

O bom humor é o melhor sinal de que o corpo está bem e a mente saudável. Alimente o bom humor através de uma visão mais otimista da vida, pratique a arte de priorizar o lado bom das coisas, ria de si mesmo, da situação, da vida. Desenvolva atividades que lhe dão prazer: filme, música, leitura, passeios. Enfim, mantenha a sua mente ocupada com coisas que lhe tragam bem-estar.

Leia: 5 atividades para melhorar o humor dos casais

4. Dedique-se a quem você ama

Filhos, familiares queridos e amigos, pessoas que lhe são caras correspondem à fonte de prazer e força. Mesmo que a pessoa que você quer reconquistar mantenha-se afastada, não se isole e dedique-se aos que apreciam a sua presença. Além de ser bom para você, ainda existe a chance de isso chamar a atenção de quem tanto você deseja ter.

5. Pratique gratidão

Isso é muito importante! Seja grato pela vida e tudo de bom que ela lhe proporciona. Problemas todos temos, transformá-los em desafios e enfrentá-los com coragem é uma forma de gratidão pela vida. Pessoas gratas são mais otimistas e gentis, isso faz delas mais interessantes e aptas para relacionamentos saudáveis e felizes.

6. Conecte-se com o Superior

Independente de religião, fique alguns minutos por dia em silêncio e ore acreditando que algo muito maior e superior pode fortificá-lo. Pessoas que mantêm o hábito da oração têm maior poder de resiliência, ou seja, de superar mudanças e dificuldades.

Advertisement

7. Busque ajuda

Tristeza e desânimo constante é sintoma de depressão, não é normal se sentir vencido sem nem mesmo querer lutar. Se está difícil enfrentar a situação e você não tem conseguido operar as mudanças que deseja em sua vida, o melhor é procurar urgentemente ajuda médica e psicológica. Com certeza, isso pode fazer toda a diferença.

Se você deseja reconquistar alguém precisa primeiro estabilizar as suas emoções e o seu equilíbrio, afinal, o primeiro passo para estar bem com outra pessoa é estar bem consigo mesmo.

Leia também: 5 soluções para salvar sua autoestima e seu casamento

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.