6 vantagens de morar perto dos avós

Às vezes a ideia de ir morar perto de outros familiares, especialmente os pais do cônjuge, pode não ser muito animadora e inclusive vista com um pouco de medo.


Miriam Aguirre

Às vezes a ideia de ir morar perto de outros familiares, especialmente os pais do cônjuge, pode não ser muito animadora e inclusive vista com um pouco de medo, já que provavelmente terão atritos e problemas difíceis de resolver. Há pouco mais de um ano, como família, tomamos a decisão de nos mudarmos para bem perto de meus sogros – a cinco minutos. Tem sido uma experiência interessante e diferente no sentido em que é a primeira vez que nossas filhas têm familiares tão perto e tão presentes em suas vidas.

A seguir quero compartilhar apenas seis das muitas vantagens que temos por morar perto dos avós:

Não existe melhor babá do que avós amorosos

Minhas meninas amam passar um tempo gostoso com os avós. Elas praticam desenhar, costurar e se divertem criando coisas novas com eles. Que babá é melhor do que familiares amorosos com muita experiência no tema e, como se isso não bastasse, uma paciência infinita?

Apoio moral para os pais

Inúmeras vezes nos apoiamos neles em busca de palavras de encorajamento e compreensão de sua parte para lidar com os desafios diários da vida. Agora não temos que viajar muito longe para encontrá-los.

Sábios conselhos e terapias para os pais

Precisa de conselhos de uma pessoa confiável que tenha passado pelo mesmo que você? Que tal os pais de seu marido? Os avós têm um conselho e uma experiência (ou muitas) para cada sucesso na vida de minhas filhas.

Companheiros para fazer compras

Ter os avós morando perto de minhas meninas nos fornece um ou dois companheiros para ir às compras ou para participar de compromissos sociais praticamente a qualquer hora, todos os dias da semana.

Agora os jantares em família não ocorrem somente uma ou duas vezes ao ano

Por vivemos tão perto podemos nos reunir de maneira mais informal e mais frequentemente, na verdade nos juntamos como família pelo menos duas vezes por semana.

Advertisement

Uma família mais unida

Minhas filhas não veem mais seus avós como “a visita” que vem para vê-las de vez em quando. Agora conhecem, confiam e amam seus avós pelo que são: uma parte essencial da família, quase como seus segundos pais.

Talvez nem todos os dias sejam cor-de-rosa, talvez surjam discussões ou diferentes pontos de vista a respeito de como criar os filhos. Mas com uma boa atitude positiva dos dois lados (pais e avós), e sempre colocando o bem das crianças em primeiro lugar, é possível livrar-se desses desentendimentos e chegar a acordos sem perder ou complicar a relação familiar. Eu, por exemplo, sou muito grata pelo amor, cuidado e atenção extra que minhas pequenas recebem diariamente de seus avós.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Seis ventajas de vivir cerca de los abuelos, de Miriam Aguirre.

Toma un momento para compartir …

Miriam Aguirre

Miriam Aguirre nació en México D.F. y actualmente vive en Argentina. Tiene un título en Educación Infantil. En su tiempo libre disfruta de leer novelas románticas, caminatas con su esposo y jugar con sus dos hermosas hijas.