6 sintomas físicos da depressão

Conheça esses sintomas físicos da depressão para evitar consequências irreversíveis.

Adriana Acosta Bujan

Sabe-se que a depressão é um transtorno mental grave e comum, que se caracteriza pela tristeza profunda e melancolia permanente, provocando o desejo de se afastar da família, dos amigos e dos colegas de trabalho, pois a pessoa perde o interesse por tudo, até mesmo pela própria vida.

depressão é causada principalmente por alterações nos neurotransmissores cerebrais, ou seja, por uma irregularidade na produção de hormônios como serotonina, norepinefrina e dopamina, assim como pode ser desenvolvida por fatores estressantes e traumáticos ocorridos.

Felizmente, quando diagnosticada a tempo, é possível receber um tratamento com medicamentos para regular o nível hormonal e com terapia para oferecer ao paciente maior autoconfiança e segurança, aumentando assim sua autoestima.

Sintomas físicos da depressão

Podemos facilmente saber se sofremos de depressão quando identificamos alguns sintomas comuns como: dificuldade para dormir e para se concentrar, distúrbios alimentares ou do sono, isolamento social, cansaço, tristeza, mudanças radicais de humor, entre outros.

A maioria das doenças emocionais não apenas põe em risco nossa paz de espírito, mas também nos afeta fisicamente; a depressão é uma delas. Conheça os sintomas físicos dessa doença:

Advertisement

1. Menor nível de energia

Quando você sofre de depressão, é comum ter distúrbios do sono, quer você durma muito ou pouco.  Em razão disso, a energia tende a diminuir, pois o cérebro continua trabalhando sem descanso.

De acordo com um estudo da revista Neurology, a falta de sono pode causar uma redução no tamanho do cérebro, ou seja, a insônia reduz o volume de massa cinzenta em determinadas regiões do cérebro, além de gerar uma perda de conectividade entre os neurônios. Isso causa dores de cabeça, falta de concentração, problemas de aprendizado e memória.

2. Perda ou ganho de peso

Os distúrbios alimentares são sintomas comuns em quem sofre de depressão. Há pessoas que comem muito para repor o prazer e a felicidade que julgam ter perdido; assim, buscam ingerir mais alimentos que ativam a secreção de hormônios da felicidade: endorfina, dopamina e oxitocina.

O consumo, em grandes quantidades, daqueles alimentos que causam felicidade (momentânea) causa ganho de peso e, portanto, obesidade ou outros problemas relacionados ao ganho de peso.

Por outro lado, há pessoas que perdem o apetite, sendo provável que sofram de anorexia, bulimia, anemia ou qualquer outra condição relacionada à pouca e má alimentação.

Advertisement

3. Dor muscular

Dor nas costas, nas articulações ou desconforto gástrico são sintomas físicos que indicam que você pode sofrer de depressão. Especialistas constataram que a depressão pode causar inflamação porque há uma diminuição da resposta celular e redução das atividades celulares, além do aumento de proteínas produtoras de citocinas pró-inflamatórias.

Ou seja, a depressão pode causar inflamação no cérebro de modo que interrompe os sinais, alterando a função neural.

4. Dor de cabeça

Se a dor de cabeça for intensa e recorrente por meses ou mesmo anos, pode-se dizer que é um problema terapêutico que pode estar relacionado à depressão. A dor de cabeça é causada por tensão muscular no couro cabeludo e pelo suprimento deficiente de sangue e oxigênio. Portanto, quando você está deprimido e há alterações no sono, no apetite e cansaço, é comum surgir dor de cabeça.

5. Problemas de visão

Você certamente já ouviu a frase “os olhos são a janela da alma”. Poderíamos dizer que, de certa forma, é verdade, pois o olhar diz muito sobre uma pessoa. Você pode até ver suas doenças, como é o caso da depressão.

Em geral, quando a pessoa está deprimida, ela costuma apresentar alguns sinais de que sua visão está falhando, tais como visão dupla, aparecimento de manchas, lesões pigmentadas, pálpebras caídas, olhos inchados ou algum derrame ocular leve.

Advertisement

6. Diminuição da libido

Pessoas que sofrem de depressão geralmente têm pouca vontade de ter relações sexuais, isso se deve aos baixos níveis de serotonina no organismo. Esse transtorno também está relacionado com a falta de interesse por tudo, então a pessoa não vai sentir vontade de nada e vai buscar o isolamento social devido ao estado emocional que está vivendo.

Assim sendo, lembre-se de que a depressão não é apenas um distúrbio psicológico que pode afetar a mente, ela também afeta a saúde física. Portanto, se detectar algum desses sintomas em si mesmo ou em um ente querido, não hesite em consultar um especialista. Lembre-se de que a depressão, se não for diagnosticada a tempo e não receber tratamento, pode ser muito grave, podendo colocar a vida em risco.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 6 síntomas físicos que te indican que sufres depresión

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.