6 segredos para construir intimidade emocional no casamento

As emoções não devem ser trancadas a sete chaves. Aprenda a revelar seu coração e vislumbrar o outro numa nova perspectiva.


Évila Campos de Sant’Ana

Pense em sua música preferida. Com certeza você está sorrindo e com belas lembranças em sua mente e os melhores sentimentos em seu coração. E isso acontece porque, de alguma forma, tem um significado profundo em sua vida. E tudo que ganha significado após ser sentido. Sim, sentir é a essência de nossa existência. Quando aprendemos a sentir, tudo a nossa volta ganha vida e um motivo.

O mesmo acontece em nosso relacionamento com o cônjuge. Não basta estar juntos e ter intimidade física, é preciso sentir juntos. As emoções são a alma de sua relação. É conhecer dessa forma o outro que os aproxima ao longo dos anos. É preciso conhecer os medos, anseios, sonhos e motivações de seu companheiro.

Aprendi com a psicóloga Dra. Carmen Harra, especialista em relacionamentos, alguns segredos práticos para garantir a intimidade emocional no casamento:

1. Visualizem juntos

Toda criança, em sua infância, sonhou acordada muitas vezes. Para mim, foi sempre mágico. Meus desenhos e filmes favoritos se tornavam reais e minha imaginação não tinha limites. Percebi que essa capacidade não está perdida e preciso dela em minha vida adulta e ainda mais em meu casamento. Reserve um tempo para os dois visualizarem seus sonhos juntos, pelo menos semanalmente.

Algo que mudou minha visão do casamento para sempre

No início talvez seja estranho. No entanto, ao praticarem, logo se tornará um hábito para ambos. Comece expressando em voz alta e abra o seu coração, fazendo o outro saber e ver os seus planos. Algumas falas como estas podem ajudar: “Posso ver nossa nova casa, com um lindo jardim e uma varanda para namorarmos”; “Posso sentir o ar puro das montanhas… Será maravilhosa nossa próxima viagem”. Esta tarefa levará vocês a conhecer os objetivos e expectativas do outro. Garante o sucesso para alcançarem juntos seus sonhos.

2. Fortaleça seu amor

Como você diz: “Eu, te amo”? Essas palavras demonstram seu entusiasmo ou são ditas sem nem precisarem ser sentidas? Qual é a energia de suas palavras? O seu amor nunca deve se tornar algo trivial, uma atividade que seu cérebro realiza de forma automática como escovar os dentes.

5 meios de fortalecer o comprometimento entre casais

Jamais permita isso. E o modo de evitar que isso aconteça em seu casamento é sentir o outro. Sinta o toque da pele, o cheiro do cabelo, o coração pulsando, a troca de olhares, o toque das mãos, o sabor do beijo… Enalteça seu amado. Permita-se explorar seus sentidos os dele. Viva as emoções sem medo de ser feliz.

Advertisement

3. Aprenda a linguagem corporal

Perceba os movimentos de seu cônjuge. Como ele respira, movimenta os braços e as pernas, suas expressões faciais, etc. Nosso corpo revela nosso interior. Sejam temerosos, nervosos ou animados, os sinais serão demonstrados de alguma forma. Então, aprenda como ele reage fisicamente. Isso ajuda a saber quando ele precisa de ajuda. Observe por um tempo e logo perceberá o que o outro sente sem a necessidade de questionamentos.

Sair para jantar com sua esposa pode lhe ensinar muito sobre a intimidade sexual

4. Olhe nos olhos

O contato visual deve ser um hábito em sua vida. Os olhos são a janela da alma. Mesmo nos momentos de decepção, não evite olhar para ele. Ambos precisam sentir a verdade pelo olhar. Seja um olhar de tristeza, reprovação, perdão, alegria, gratidão, paixão, ou qualquer outro, apenas olhe e assim palavras podem até não serem ditas, mas serão sentidas. Veja e deixe enxergar-se.

4 verdades que ninguém lhe contou sobre casamento

5. Converse com qualidade

Não caia na armadilha de conversas de rotina. São aquelas em que você já sabe a resposta e continua a dizer as mesmas coisas todos os dias. É preciso qualidade e para isso você precisa cativar seu companheiro com suas palavras. Não faça parecer um questionário. Seja natural, mostrando seu interesse pelo bem-estar dele e principalmente sua disposição em ouvir. Deixe aberta a porta do diálogo.

6 soluções definitivas para melhorar a comunicação no casamento

Quando você sempre toma a frente e impõe seus pensamentos cria uma barreira entre os dois, tornando impossível ao outro se expressar. Então avalie: Vocês chegam a uma conclusão juntos ou sempre alguém sai prejudicado? Como você se sente após uma conversa?

6. Seja emocional

Deixe suas emoções positivas fluírem e motivarem seu parceiro. O encantamento a dois ocorre quando o outro se torna sua fonte de inspiração, paz e segurança. Controle tudo que possa ser negativo como raiva, insegurança e carência. Ao expor seus melhores sentimentos, o ambiente é influenciado e você estabelece um clima favorável para um bom relacionamento a dois. Não se deixe levar pela tendência natural do desânimo, seja otimista e vivam juntos suas melhores emoções.

Vivam a aventura da vida. Sintam e emocionem-se juntos. Você é o compositor da trilha sonora de sua vida.

Além de apenas sexo: Encontrando a verdadeira intimidade com o cônjuge

Toma un momento para compartir …

Évila Campos de Sant'Ana

Évila Sant'Ana é esposa e professora de língua inglesa e apaixonada pelo mundo da leitura e escrita. Acredita que o amor e o conhecimento são os meios de conquistar a felicidade.