6 segredos de casais felizes para manter a chama acesa no casamento

Faça do tempo seu aliado, refletindo sobre como esses segredos podem ser usados em seu próprio casamento.


Suely Buriasco

Claro que lidar com as responsabilidades inerentes à família não é tarefa fácil e as rotinas diárias, incluindo o trabalho, a casa e os filhos são, quase sempre, muito tumultuadas. No entanto, embora todas essas atividades tenham grande importância não se pode negar que a vida íntima do casal merece ser priorizada.

Conforme escrevi no artigo 5 dicas para manter o vigor do casamento: Qualquer que seja o tempo vivido juntos, um casamento se desgasta pela falta de atenção e dedicação ao outro; pelo descaso, pela incompreensão e desprezo.

Assim vale a pena observar alguns segredos contados por casais que vivem a felicidade no casamento:

1. Faça do tempo um aliado

Esqueça isso de que com o tempo o casamento esfria, o tempo proporciona maior conhecimento entre o casal, então use isso a seu favor e dedique-se ao que vocês gostam. Provoque, insinue-se, troque olhares, isso mesmo, não deixe de flertar com seu cônjuge.

2. Surpreenda

Sempre a mesma coisa… Acaba ficando enfadonho, mas não precisa ser assim, então jamais subestime o valor de uma surpresa para aquecer o relacionamento. Não precisa ser nada caro ou extravagante, o principal é que seja algo inesperado que transmita o quanto você se importa com o seu cônjuge. Leia o artigo 4 pequenos e simples gestos que demonstram seu amor e se inspire.

3. Priorize seu relacionamento

Não importa a correria do dia a dia, adicione tempo para desfrutar com seu amor; isso é primordial. Se você acha que todas as responsabilidades são mais importantes que isso, lembre-se que se não fosse o relacionamento de vocês, a família não teria sido formada. Certifique-se que seu cônjuge sabe que ele é uma prioridade na sua vida.

4. Demonstre carinho

Não permita que as manifestações de afeto se percam na correria do tempo; abrace, beije, toque com afeto o seu cônjuge. Não se esqueça do beijo de bom dia, do sorriso da chegada e dos pequenos gestos de carinho durante a execução das tarefas. Nunca é pouco lembrar o quanto seu cônjuge significa para você.

Advertisement

5. Seja compreensivo

Algumas pessoas têm maior dificuldade em doar-se em um relacionamento, especialmente na vida sexual. Se você percebe isso em seu cônjuge, compreenda as necessidades dele e busque auxiliá-lo a se sentir mais livre, para amar e ser amado. Converse com seu cônjuge sobre como vocês poderiam ficar mais próximos e o quanto isso seria importante para o casamento de vocês.

6. Aja com espontaneidade

Nada disso vai surtir o efeito esperado se você não agir de forma espontânea, assim procure refletir sobre os itens acima e busque realizá-los do seu jeito, da forma como você é naturalmente. Observe os gostos de seu cônjuge e busque alternativas que enriqueçam a relação de vocês e, principalmente, faça isso de forma voluntária, deixando fluir a sua própria vontade.

Afirmei no artigo 10 medidas urgentes para renovar seu casamento: É extremamente importante a conscientização de que o trabalho de renovar a relação tem que ter a participação dos dois, assim, quando um se acomodar o outro instiga e assim por diante.

Quando você perceber o bem que esses segredos são capazes de provocar no seu casamento então você, certamente, vai ter toda a disposição para fazer deles os seus próprios segredos.

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.