6 receitas de molhos de carnes para ceias de fim de ano

Confira 6 molhos deliciosos e 4 dicas incríveis para arrasar no jantar de Natal e Ano-novo.


Marilia de Andrade Conde Aguilar

Na minha família, o Natal sempre foi marcado pela comilança! Os sabores e os cheiros presentes na casa dos meus avós no dia de Natal sempre me encantaram e fazem parte das memórias mais doces da minha infância.

Em toda ceia de Natal, a carne é o prato principal – a estrela da festa!

A verdade é que os cortes de carnes congeladas, temperadas e prontas para assar facilitaram muito a nossa vida. Basta descongelar, seguir as instruções do fabricante e… pronto!

Mas, convenhamos, é Natal! Então, podemos caprichar ainda mais nos sabores e na decoração da mesa ao servir nosso lindo assado, acompanhado de um delicioso e superprático molho especial.

A seguir, confira uma lista de seis molhos incríveis para carnes e suas indicações:

1. Molho de maracujá para aves, peixes ou porco

Ingredientes: 1 polpa de maracujá; 1/3 copo de vinagre de maçã; 2/3 copo de água; 1 cebola picada; 1 colher (de sopa) de margarina; 1 colher (de sopa) rasa de farinha de trigo.

Modo de preparo: coloque a margarina em uma panela, leve ao fogo e espere derreter um pouco. Acrescente a cebola e deixe dourar na margarina. Coloque a farinha de trigo e deixe no fogo durante cinco minutos, mexendo sempre. Acrescente o vinagre, a água e a polpa e deixe até engrossar.

Advertisement

2. Molho de mostarda com iogurte para aves ou porco

Ingredientes: 1 dente de alho amassado; 2 colheres de sopa de suco de limão; 3 colheres de mostarda; 1 potinho de iogurte natural; sal a gosto (opcional); ½ copo de água; pimenta a gosto (opcional).

Modo de preparo: misture todos os ingredientes. Se achar que ficou muito grosso, basta adicionar água para diluir até atingir a consistência desejada.

3. Molho de laranja para aves e porco (fica divino com tender!)

Ingredientes: 2 copos de suco de laranja, 1 colher de sopa de açúcar, 1 xícara de chá de damasco seco picado, 1 colher de mel.

Modo de preparo: coloque os damascos, o açúcar e o suco de laranja em uma panela e cozinhe em fogo baixo até o damasco ficar macio. Acrescente a colher de mel e deixe cozinhar mais um pouco. Bata tudo no liquidificador até formar um creme. Se ficar muito grosso, acrescente mais um pouco do suco de laranja.

4. Molho barbecue (perfeito para carnes vermelhas e porco)

Ingredientes: 4 colheres de sopa de azeite; ½ cebola ralada; ½ xícara de molho de tomate; ½ xícara de catchup; sal a gosto; pimenta-do-reino a gosto; suco de 1/2 limão; 1 colher de sopa de vinagre; 1 colher de sopa de molho inglês; 1 colher de sopa de mostarda; 3 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo: refogue a cebola no azeite até ficar bem douradinha. Adicione o molho de tomate, o catchup, uma pitada de pimenta-do-reino, uma pitada de sal e deixe cozinhar no fogo baixo durante cinco minutos. Após, adicione o suco, o limão, o vinagre, o molho inglês, a mostarda e misture. Deixe no fogo por mais cinco minutos. Coloque o molho em uma tigela e acrescente mel. Se não for servir na hora, despeje em um pote e coloque na geladeira.

5. Molho de cogumelos para carnes vermelhas – incrivelmente fácil e surpreendentemente delicioso!

Ingredientes: 1 lata de creme de leite, 100g de champignons cortados em quatro partes, sal a gosto, pimenta a gosto.

Modo de preparo: após grelhar a carne, utilize a mesma panela para preparar o molho. Despeje o creme de leite, mexendo bem, acrescente o sal, a pimenta e os champignons. Está pronto!

6. Molho de abacaxi para aves e porco

Ingredientes: 1 abacaxi cortado em cubinhos; 2 colheres de mostarda; 1 colher de sopa de vinagre; 2 xícaras de suco de abacaxi; 2 colheres de mel.

Modo de preparo: coloque a mostarda, o vinagre, o abacaxi, o suco e o mel em uma panela e deixe em fogo baixo durante 25 minutos ou até o molho engrossar. Pronto!

Advertisement

Dicas para arrasar

  • Para deixar o assado no ponto certo – suculento por dentro e tostadinho por fora – use saquinhos próprios para assar, que são encontrados em qualquer supermercado. Caso não seja possível, embrulhe bem a carne em papel alumínio e desembrulhe somente no final.

  • Os molhos podem ser despejados sobre a carne assada ou servidos separadamente em uma molheira.

  • É uma boa ideia levar a carne à mesa já fatiada – facilita muito na hora de se servir.

  • Capriche na apresentação, decorando os pratos com frutas frescas ou em caldas. Abacaxis, figos e pêssegos são deliciosos para acompanhar as carnes e dão um visual lindo!

Com essas receitas e dicas, sua ceia de Natal será um sucesso!

Toma un momento para compartir …

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.