6 razões que provam que eu não estou pronta para um segundo filho

Existem 6 razões que provam que muitos não estão prontos para ter um segundo filho.

Roberta Preto

Antigamente, era responsabilidade do marido prover o sustento do lar e a esposa zelar pelos filhos e cuidar dos afazeres domésticos, todavia, diante das mudanças que foram surgindo, tudo que rodeia as famílias mudou, com exceção das leis de Deus, que são imutáveis, as responsabilidades familiares permanecem sagradas e devem ser respeitadas.

Quando uma criança nasce, ela deveria ser recebida com alegria, pois toda criança deve ser tratada com gentileza, bondade, paciência, respeito e muito amor. As crianças necessitam de pais presentes, atenciosos, amorosos e dedicados à família, pais esses que farão o seu melhor para proporcionar aos filhos felicidade nesta estadia terrena.

Os bons pais jamais rejeitam, espancam ou abandonam os filhos, por isso que antes de assumir a paternidade esses pais tornam-se pais preparados, já que eles são conscientes de que filhos requer comprometimento, pois são uma responsabilidade sagrada e não se pode brincar de ser mãe e pai, mas deve-se tornar os pais que os filhos esperam ter.

Pensando sobre as responsabilidades sagradas do lar, há 6 razões que provam que muitas pessoas não estão preparadas para um segundo filho, e eu também me encaixo bem em alguns tópicos, que são:

1. Mãe solteira

Sou mãe solteira e sei bem o quanto isso é desafiador, porque você precisa assumir sua responsabilidade de mãe e ainda fazer o papel de pai no qual você não tem preparo algum, mas precisa fazê-lo.

Advertisement

Sim, filhos são uma bênção e somos presenteados com eles, porém, nossos filhos merecem ter um lar completo, por mais que nos esforcemos para ser boas mães, não podemos tirar o direito deles de terem um pai. E, esse é nosso dever de mãe, escolher o pai que daremos a nossos filhos.

Lembrem-se: O melhor presente que uma mãe pode dar a seus filhos é o pai deles.

2. Divórcio

Lembre-se que um segundo filho não irá salvar seu casamento. Se filho pudesse mudar sua situação, você não estaria passando pelo processo de divórcio, porque o primeiro filho já seria o suficiente para mudar a visão do seu esposo. Portanto, não envolva mais um inocente neste lar que está completamente desestruturado.

Divórcios ocorrem por causa de orgulho, egoísmo e falta de comprometimento com a família. Se casais parassem de olhar para suas próprias necessidade e focassem nas necessidades do lar, acredito eu que não haveria lares desfeitos e tantas crianças “esquecidas” por seus próprios pais.

3. Problemas financeiros

A economia passa por muitas oscilações, por isso que sempre foi aconselhado a mantermos poupanças para que sejamos autossuficientes financeiramente em momentos de crises.

Advertisement

Trazer um segundo filho, quando se está passando por uma crise financeira, ou mesmo um desemprego, pode não ser uma ideia prudente. Entretanto, se aconteceu, o correto é levantar a cabeça, ir à luta e receber essa criança com todo amor. Ela não tem culpa da crise no país ou de dentro do lar.

4. Doença na família

Enfrentar uma doença no lar devasta com toda família, é preciso muita fé, força e coragem para passar por ela. Neste momento, a mãe é o alicerce mais seguro que cada membro da família buscará apoio.

Sabe-se que gravidez requer cuidados especiais e a mulher fica mais sensível a todas as situações e pode ser que ela não consiga ter preparo para manter-se como o “alicerce” da família, já que seu emocional está sensível demais.

5. Gravidez de risco

Você planejou ter muito filhos, porém, houve complicações na gravidez do primeiro filho e o médico pediu que você passasse por um tratamento e que não engravidasse por um certo período até que você tenha concluído todo tratamento. Por mais difícil que seja, para seu bem e de sua família, adiar os sonhos e seguir as orientações médicas é o melhor a ser feito.

Lembre-se que adiar não é desistir, os sonhos podem esperar, sua vida não, pois você só possui uma vida, ela deve ser sua prioridade, para seu próprio bem e para o bem de todos.

Advertisement

De que vale os sonhos nesta vida, se estivermos mortos?

6. Falta de planejamento familiar

Todas as famílias terão que passar por desafios dentro de seus lares, faz parte da vida, porém, uma família desestruturada passa pelos piores desafios e dificilmente sobrevive às “tempestades da vida”, pois o planejamento familiar é um dos pilares mais importantes na construção de um lar.

Planejar quantos filhos terão, como suprir as necessidades físicas, emocionais e espirituais é responsabilidade do casal. Se o primeiro filho não foi planejado, mas vocês fizeram seu melhor por ele, no entanto, toda família sofreu muitas necessidades, o melhor a fazer, como muitos o fazem, é aprender com as dificuldades sofridas e planejar o segundo filho com sabedoria, para que ele chegue num lar onde tenha pais maduros e preparados.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.