6 razões pelas quais sua urina cheira estranho ou diferente do normal

O mau cheiro da urina pode ser um sinal de que você tem uma doença. Conheça estas razões.

Adriana Acosta Bujan

Às vezes é chato, vergonhoso e perturbador, o cheiro de urina. Se você é uma pessoa com hábitos saudáveis que cuida da sua dieta, faz exercícios e bebe água suficiente, a urina não tem cheiro; caso contrário, pode ter diferentes odores, cores e espessuras.

Existem diferentes razões pelas quais a urina cheira mal, entre elas a comida, consumo de drogas ou medicamentos e algum tipo de doença. No entanto, não é para se alarmar, modificando alguns hábitos e sabendo as razões se pode controlar.

A ureia é a substância responsável pelo cheiro da urina. A quantidade presente no sangue permite detectar se os rins funcionam adequadamente – quanto maior a concentração de ureia, mais forte o cheiro, o que também pode ser facilmente percebido pois a cor muda, tornando-se mais amarela e de espessura mais densa.

Para descartar a possibilidade de que o mau cheiro seja causado por uma doença, é aconselhável aumentar o consumo de líquidos (preferencialmente água ao natural), até que fique quase transparente; às vezes, três litros por dia é o suficiente.

As razões pelas quais sua urina está com cheiro estranho são:

1. Comida

A maioria dos alimentos e suplementos contém vitaminas B6, que causam mau odor na urina, tais como: banana, salmão, peru, frango, batatas e cereais.

Advertisement

Também o alto conteúdo de enxofre em alimentos como aspargos e alho imediatamente altera o cheiro e a cor da urina, como se você tivesse comido um repolho podre. No entanto, não há necessidade de se alarmar, apenas tomar água resolve o problema. O alho tem efeitos antimicrobianos na urina, por isso consumi-lo é um benefício, apesar de causar mau cheiro.

Bebidas como: álcool, café, chá ou refrigerantes são diuréticos, portanto, após consumi-los, é provável que você sinta o desejo de urinar constantemente, o que pode causar desidratação e acúmulo de ácido úrico ou qualquer outro produto químico na urina e produzindo cheiro forte.

2. Bactérias

A maioria dos casos de mau cheiro na urina é devido a bactérias. Se o cheiro for suave e doce é provavelmente devido a um diabetes descontrolado ou uma doença do metabolismo, como por exemplo: Fístula na bexiga (uma conexão anormal entre um órgão ou vaso sanguíneo resultante de uma lesão ou cirurgia), infecção da bexiga, falta de fluidos no corpo, insuficiência hepática.

3. Mau funcionamento do corpo

Quando a insulina no sangue é escassa, compostos químicos chamados cetonas são produzidos, fazendo com que o corpo use gordura como fonte de energia. Quando a urina contém cetonas, é geralmente uma indicação de que o corpo está usando gordura como energia em vez de usar glicose.

4. Infecções urinárias

Certamente você já sofreu em algum momento de sua vida uma infecção urinária. Sua característica maior é a necessidade de urinar e ao fazê-lo, sentir uma ardência terrível que até arrepia. Em geral, essas infecções são o produto de bactérias presentes na urina, que são controladas apenas por antibióticos. Tomando-os de acordo com a orientação médica, logo os sintomas desaparecem.

Advertisement

5. Desidratação

Ainda que você não acredite que é essencial beber água para o corpo funcionar adequadamente, beba. Quando você não bebe líquidos, a urina produz um aroma de amônia, mudando sua cor para amarelo ou laranja. Sinais de uma desidratação leve.

Se detectar fraqueza, cansaço ou confusão mental (esquecer as coisas), deve consultar imediatamente o seu médico, estes são sinais de desidratação grave.

6. Doenças genéticas

Uma delas é a Fenilcetonúria, que é uma condição que não tem cura e que gera a incapacidade de quebrar um determinado aminoácido. Esta condição causa mau cheiro na urina, além de outros sintomas como retardo mental, diminuição da pigmentação da pele entre outros.

Outro tipo de doença genética é a cetoacidúria, que faz com que a urina tenha um odor desagradável, e o organismo não seja capaz de decompor alguns aminoácidos no organismo.

Tomar água suficiente, trocar alguns alimentos e visitar o médico para descartar possíveis doenças, como diabetes, são atitudes que levarão a urina a retomar sua cor normal e não ter odor. Lembre-se que a saúde é a coisa mais importante. Cuide-se!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original: 6 razones por las que tú orina huele extraño o diferente a lo normal

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.