Casamento
    Filhos
    Superação
    Saúde

6 prioridades que um casal deve ter

Algumas reflexões sobre atitudes primordiais dos cônjuges no sentido de manter a união e boa convivência no casamento.

Suely Buriasco

A vida a dois exige sempre muita atenção porque é uma edificação contínua, afinal, não existe casamento pronto, mesmo os mais longos precisam de cuidados constantes. Em livro de minha autoria “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois” no capítulo “A finalidade do casamento” inicio assim minhas reflexões: “O casamento representa um ato de progresso nas sociedades humanas, porque estabelece um vínculo de solidariedade fraterna que promove e incentiva a união, o companheirismo e a cordialidade, elementos fundamentais para a boa convivência humana“.

A partir disso ressaltemos algumas prioridades que os cônjuges devem estar atentos:

1. Manter e fortalecer o sentimento que os uniu

Algumas pessoas acreditam que ao casarem-se já conquistaram para sempre a pessoa amada. Ledo engano! O amor precisa ser nutrido dia a dia a fim de que perdure no tempo. A afetividade demonstrada um para o outro fortalece e nutre os bons sentimentos, além de criar um ambiente alegre, onde os cônjuges se sintam bem e satisfeitos.

2. Ser companheiro um do outro

O companheirismo é fundamental na relação a dois e isso inclui paciência e compreensão. Ser companheiro do cônjuge significa entender sua maneira de ser, mesmo diante de concepções diferentes. Companheirismo implica em participar efetivamente da vida do cônjuge, de suas atividades, dando incentivo e buscando ser um elemento motivador.

3. Cultivar o diálogo franco

Para que o casal se entenda e caminhe na mesma direção é imprescindível que tenham uma boa comunicação em palavras, gestos e mesmo no olhar. Mas isso não acontece de uma hora para outra; esse é um trabalho de aproximação que requer empenho. Seu cônjuge, por mais que ame você, não pode adivinhar seus pensamentos e sentimentos; é preciso esclarecer pelo diálogo. Falar e ouvir com franqueza, ser objetivo e considerar as ideias do outro é garantia de bom entendimento.

Advertisement

4. Referir-se ao outro sempre com cordialidade

Muitas pessoas são extremamente agradáveis e educadas com todo mundo, mas nem sempre com o cônjuge. As dificuldades que a vida em comum apresenta, muitas vezes, são motivadas pela falta de carinho e gentileza no trato com o cônjuge. Na maioria das situações não é o que se diz que provoca o conflito, mas como se diz. A cordialidade é demonstração de consideração, respeito e carinho para com o cônjuge que, dessa forma, se sentirá valorizado e seguro.

5. Ser leal, fiel e verdadeiro

Os motivos mais comuns de discórdias e desentendimentos são as mentiras, a deslealdade e a infidelidade. Se as pessoas pensassem um pouco mais no sofrimento que, dessa forma, provocam em seu cônjuge, certamente pensariam melhor antes de usar da falsidade, falcatruas e traições. É essencial para a saúde da relação que os dois tenham integridade no pensar e no agir e isso só é possível quando são verdadeiros um com o outro.

6. Estreitar os laços de união harmônica

O comprometimento um com o outro e os dois com a relação faz toda a diferença no casamento. Comprometer-se é integrar-se um com o outro, formando um elo indestrutível de união. Esse elo é que protegerá a relação de toda e qualquer intempérie que possa surgir e manterá a força e a vitalidade do casamento.

Por fim, junto a essas reflexões uma citação do mesmo capítulo e livro citado acima: “O matrimônio é uma experiência emocional riquíssima que propicia, além da comunhão afetiva, os estímulos vitais preservadores do bem-estar físico e psicológico”.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Advertisement

Ideias de presentes para o Dia das Mães que vão encantar a sua

6 tradições antigas que deveríamos resgatar para sermos mais felizes

Ataque às escolas e videogames, a relação que não se confirma

Pequenos detalhes, grandes resultados

Pressão arterial: 15 maneiras naturais de controlá-la

4 problemas comuns na adolescência

Como influencia o mês de seu nascimento em sua personalidade e temperamento, segundo a ciência

Constipação: 10 remédios naturais para tratar

O déficit de atenção de uma criança pode estar relacionado à idade da mãe, segundo um estudo

3 maneiras de fazer bullying com seus filhos

Los Artículos Más Buscados

  1. 240 nomes COMPOSTOS – clássicos e modernos – para meninos e meninas
  2. 30 dinâmicas e brincadeiras para crianças e jovens
  3. 6 remédios que podem lhe matar (você tem eles dentro de sua casa)
  4. 11 brincadeiras para divertir os adolescentes
  5. Desafio dos 40 dias: Casamento à Prova de Fogo
  6. 8 coisas que os homens SÓ fazem com a mulher que amam
  7. 5 sinais de que seu marido não lhe ama mais
  8. 7 métodos supereficazes e caseiros para saber se você está grávida agora, sem gastar dinheiro em um teste
  9. Dor na região do útero: 5 sinais de que algo não vai bem
  10. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis
Advertisement
Facebook
Seguir
18,235,315
Twitter
Seguir
3,881,246
Pinterest
Seguir
491,879
Instagram
Seguir
52,600
YouTube
Seguir
35,503
RSS Patrocinadores Términos de uso Privacidad Não Vender Meus Dados Diretrizes da Comunidade Patrocinadores Anuncie PKV DominoQQ BandarQQ Judi Bola

Familia.com.br não fornece aconselhamento financeiro, legal ou médico. Por favor, consulte um profissional. Veja informações adicionais

© 2025 Copyright Familia. Todos os direitos reservados

Close Ad