6 pensamentos malignos destroem casamentos todos os dias

Graças a ideias malignas como essas, vemos tantas famílias sendo desfeitas, deixando para trás homens e mulheres arrasados e filhos extremamente abalados.

Erika Strassburger

Quem deseja ver seu casamento durar e prosperar, precisa abolir pensamentos perniciosos como estes:

1. Não deu certo? Separa!

Se uma pessoa se casa com isso em mente, então ela não estará disposta a dar tudo de si para fazer o casamento funcionar. Não estará disposta a fazer sacrifícios e concessões. Ela só vai aceitar aquilo que vier com facilidade.

Tenho uma notícia para dar: não há nada de fácil no casamento. Então, quem não estiver disposto a abandonar o egoísmo e a preguiça, jamais terá um casamento feliz.

2. Há mulher/homem de sobra por aí

Na visão dessas pessoas, não há por que “aturar” o cônjuge nem lutar pelo casamento. Há tanta gente “dando sopa”, sozinha ela não irá ficar. Será que essa é mesmo a essência da felicidade a dois? Pular de galho em galho até encontrar uma pessoa que atenda a todas as exigências e expectativas?

3. Ninguém é de ninguém

Concordo que ninguém deva se sentir dono do cônjuge, pensando que sua aliança lhe dá o direito de exercer domínio injusto sobre ele, de manipulá-lo. No entanto, o casamento é um convênio que tornam duas pessoas como uma. Ou seja, o objetivo maior é a união e cumplicidade.

Advertisement

4. Tem que gostar de mim do jeito que eu sou

Tudo bem, não devemos abrir mão de nossos valores elevados para agradar ninguém, nem mesmo o cônjuge. Mas e nossas fraquezas, imperfeições, maus hábitos? Devemos viver uma vida inteira sendo derrotados por eles, porque nosso orgulho não permite que progridamos? Devemos ser medíocres e contentar-nos com uma vida mais ou menos, quando poderíamos estar nos aprimorando e melhorando nossa qualidade de vida?

5. Mereço “algo” melhor

Algumas pessoas estão tão concentradas naquilo que elas pensam merecer, que nem se importam com aquilo que o cônjuge merece. Claro, se seu cônjuge merecer “algo melhor” ela ficará encurralada, pois terá que mudar seu comportamento, senão corre o risco de perdê-lo.

Nessa tentativa de se convencer de que merece algo melhor, ela torna-se cegada pelo orgulho e egoísmo, deixando de reconhecer tantas qualidades que seu cônjuge certamente tem, pois se as não tivesse, ela não teria tomado a decisão de se casar com ele.

6. Olhar não tira pedaço

É dessa maneira nada ingênua que começam as traições. Primeiro o olhar, depois a cobiça… Para consumar a traição é somente questão de tempo.

Graças a ideias malignas como essas, vemos tantas famílias sendo desfeitas, deixando para trás homens e mulheres arrasados e filhos extremamente abalados.

Advertisement

Está mais que na hora de abolir esse tipo de pensamento e introduzir, em seu lugar, ideais elevados como:

  1. Sinto que meu dever é cumprir as promessas que fiz no altar e fazer a minha parte para meu casamento realmente funcionar.

  2. Não importa quantas pessoas há lá fora, meu cônjuge é único. Eu escolhi amá-lo e ficar ao seu lado, e é o que vou fazer.

  3. Eu e meu marido/mulher somos ligados e unidos. Fazemos parte um do outro.

  4. Desejo dar tudo de mim para me tornar uma pessoa melhor.

    Advertisement
  5. Meu cônjuge é maravilhoso. Desejo estar à sua altura.

  6. Pretendo honrar meu cônjuge e ser-lhe fiel em pensamento, palavras e ações.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.