6 meios de ser uma pessoa melhor através do exemplo perfeito de Jesus

Quando estudamos a vida do Mestre ficamos extremamente tocados pela forma como Ele considerava cada ser humano e interagia com as pessoas. Cristo é o nosso melhor exemplo.

Erika Strassburger

Quando caminhava entre os homens, Jesus Cristo nos deixou grandes lições através de lindos e tocantes sermões e do Seu exemplo perfeito. Ele mostrou-nos como proceder nas mais variadas circunstâncias, e admoestou: “Eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” (João 13:15).

Vejamos alguns dos muitos exemplos deixados pelo mestre, que podemos nos empenhar em seguir:

1 – Batismo

O batismo de Jesus é o primeiro acontecimento da Sua vida adulta de que temos registro na Bíblia. Lemos que Jesus foi a João Batista para ser batizado, mas João não se sentia digno de batizar aquele homem perfeito, já que o propósito do batismo é apagar os pecados dos homens. Jesus explicou que era necessário “cumprir toda a justiça (ou lei)”. Ele foi batizado, por imersão, para dar-nos o exemplo.

Jesus Cristo, sendo perfeito, precisou ser batizado, imaginem o quanto nós, pecadores, carecemos do batismo.

2 – Resistir às tentações

Antes de iniciar seu ministério público, Cristo retirou-se para o deserto para jejuar. Ele jejuou por 40 dias e 40 noites. Lúcifer tentou-O naquilo que mais seduz a humanidade: satisfação dos apetites, riqueza e poder. Com o corpo abatido pela fome e cansaço, mas o espírito forte, não só recusou as ofertas, como rebatia uma a uma com uma escritura. Até que, pra finalizar, expulsou o inimigo de perto de si.

Advertisement

Somos constantemente tentados e precisamos estar fortes espiritualmente. O jejum e o conhecimento das escrituras ajudam-nos a nos aproximar mais do Senhor, compreender o que é requerido de nós, ter mais disposição para rejeitar o mal e cumprir nossas responsabilidades.

3 – Oração

Cristo seguidamente se afastava da multidão que O seguia, e mesmo de Seus discípulos, para orar.

Apesar de Sua natureza divina e irrepreensível, Cristo fazia questão de demonstrar Sua humildade e amor pelo Pai, orando constantemente.

Carecemos da ajuda e proteção divina para encontrar e permanecer no caminho correto. Pode haver muitas pedras nesse caminho, muitas distrações e atalhos. Por isso, precisamos de ajuda. Sozinhos, poderemos perecer.

4 – Compaixão

Compaixão era o sentimento que movia o Salvador a ajudar, abençoar, ensinar e curar. Em vários trechos nas Escrituras há relatos desse sentimento.

Advertisement

Que nossas boas obras sejam motivadas por bons sentimentos e que possamos nos empenhar em desenvolver a compaixão.

5 – Amor pelas crianças

E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam.

Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus.” (Marcos 10:13-14)

Devemos cultivar amor não somente pelas crianças de nossa própria família. Todas as criancinhas são puras e merecem nosso carinho e consideração. Não podemos “escandalizar” qualquer uma delas.

6 – Humildade, resignação e disposição para perdoar

Quando foi preso, às vésperas da crucificação, Jesus se manteve humilde e resignado, tendo plena consciência da Sua missão. Sendo filho de quem era, podia ter convocado exércitos celestiais para lhe salvar. Mas Ele não o fez. Cuspiram Nele, acusaram-no de mentiroso, blasfemador, endemoniado, e Ele não revidou. Bateram-lhe com chicote, cravaram-lhe uma coroa de espinhos na cabeça e pregaram-lhe na cruz, e o que ouvimos Dele? “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” (Lucas 23:34)

Advertisement

Muitas coisas mais Jesus Cristo disse e fez. É uma experiência solene estudar a vida do Filho de Deus. Seu exemplo é comovente e inspirador. Certamente nos tornaremos pessoas melhores se O conhecermos mais profundamente e imitarmos Seu exemplo.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.