6 maneiras de se conectar com seu cônjuge depois de ter filhos

Quando os filhos chegam, o amor pelo cônjuge pode ficar fragilizado. As dicas deste artigo vão ajudá-los a se reconectar.

Adriana Acosta Bujan

A conexão do casal nos primeiros anos de casamento é mágica. Cada um procura satisfazer o outro, agradar um ao outro e, aos poucos, vão conhecendo seus pontos fortes e fracos. Há amor de sobra na maior parte do tempo, pois a única prioridade é viver experiências significativas com a pessoa amada.

Com o passar dos anos, a conexão vai mudando à medida que se pensa em formalizar o compromisso e o amor com o desejo de ter filhos. É uma fase maravilhosa; no entanto, quando os filhos nascem, a atenção é monopolizada por ambos os pais.

Esse sentimento de estar com o cônjuge, de paixão e conquista vão diminuindo, pois o relacionamento fica em segundo plano. Às vezes, os relacionamentos conjugais fracassam por se esquecerem de atender às
necessidades um do outro, de reavivar o amor e fortalecê-lo quando os filhos chegam.

Paternidade/maternidade e o relacionamento conjugal

É normal que os filhos tenham prioridade em todos os relacionamentos; são frutos do amor, desejos realizados e sonhos. Eles são o motor, a motivação e força para lutar contra as adversidades. Em suma, os filhos são uma bênção.

A paternidade/maternidade não deve afastar o desejo de estar com o cônjuge, pelo contrário, o amor deve ser cada vez mais forte e sólido, sem perder essa conexão mágica. Pois agora os dois devem aprender a equilibrar responsabilidades, obrigações e estabelecer acordos para alcançar o bem-estar familiar.

Advertisement

Portanto, compartilho algumas maneiras de se reconectar com seu cônjuge depois de ter filhos:

1. Aprenda a linguagem do amor

Gary Champan, em seu livro As Cinco Linguagens do Amor, explica que para se conectar em casal, é preciso pensar no bem-estar da pessoa amada, expressando frases significativas e encorajadoras que ajudem a levantar seu ânimo. Desta forma, o cônjuge pode sentir-se seguro e confiante, pois desenvolverá ao máximo o seu potencial.

São utilizadas frases bondosas, amorosas e sinceras, como por exemplo: “Você é o amor da minha vida”, “Cada dia que passa, eu te amo mais”, “Estar com você é a melhor coisa que me aconteceu na vida”, ” Você é um pai e marido maravilhoso”, “Você é tão inteligente”, entre outras.

2. O melhor momento

É uma pena ver famílias inteiras que vão a um restaurante e cada membro da família fica usando o celular; crianças com as brincadeiras, e a mamãe e o papai conectados nas redes sociais. O tempo de convivência é nulo, não é de qualidade, pois não conversam nem se dedicam a saber mais uns dos outros.

É importante saber que o tempo que você passa com seu cônjuge é limitado, pois ambos têm que cumprir suas funções e responsabilidades. Por isso, esse tempo deve ser de qualidade e o melhor que você pode oferecer.

Advertisement

Aproveite cada momento para fazer coisas que ambos possam desfrutar. Assistam a um filme juntos, deem um passeio, tenham um jantar romântico, conversem, resolvam seus problemas, tenham intimidade, e assim por diante.

3. Vivam o amor

Os pequenos gestos de carinho são essenciais para reacender o amor no casamento. Você não precisa complicar sua vida planejando o melhor presente, pois a única coisa que importa são as coisas que você faz para mostrar seu amor, como mensagens inesperadas, a comida favorita que você pode preparar, ingressos para um show, flores, chocolates etc.

4. Moldando o futuro

Uma maneira de se reconectar com seu cônjuge é ter objetivos e sonhos; é quando os dois entram em acordo e trabalham juntos para alcançar seus desejos. Por exemplo: viajar, comprar uma casa, ter mais filhos, adotar um animal de estimação, economizar, entre outras coisas.

As metas que estabelecerem devem ser de curto prazo, para que possam comemorar e partilhar a felicidade de vê-las cumpridas. O ideal é que sejam renovadas de vez em quando, pois o segredo para reacender o amor está no apoio que dão um ao outro.

5. Ser menos “Grinch

“Ele nunca me ajuda a lavar a louça! Deixa sempre suas roupas espalhadas por todos os lados! Ele nunca acorda quando o despertador toca! Não é mais romântico!”. Você pode passar a vida inteira reclamando das coisas que seu marido faz ou deixa de fazer, vendo as falhas e não as virtudes. Portanto, esse tipo de pensamento a levará a entrar em conflito com ele.

Advertisement

Se você quer se conectar com seu marido, precisa aprender a mudar sua maneira de pensar. Concentre-se nas coisas positivas, nos bons momentos, em suas virtudes e pontos fortes. Talvez ele não a ajude com as tarefas domésticas, mas prepara o café da manhã para você todas os dias.

6. Agradeça

É fácil cair no erro de presumir que o cônjuge sabe que você é grata pelo tempo em que estão juntos. As pequenas coisas também estão deixando de ser totalmente apreciadas. Todavia, a apreciação é a chave para se reconectar com seu parceiro, pois demonstra cuidado e valorização.

Agradeça a seu cônjuge, valorize seu esforço e diga mil vezes “muito obrigada”. Agradeça pelo que ele faz, por ser um bom marido e pai, por seu apoio, por lhe ouvir, e assim por diante.

Inclusive, um estudo concluiu que fazer o parceiro se sentir valorizado influencia o modo como você se sente no casamento, sendo “obrigado(a)” a palavra-chave para melhorar o relacionamento.

Lembre-se de que o amor deve ser vivido todos os dias, que a felicidade conjugal se encontra em vivências significativas, nos pequenos detalhes, nas demonstrações de carinho e de momentos de qualidade. Ame, comunique-se e respeite o seu cônjuge!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 6 maneras de conectar con tu pareja luego de tener hijos

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.