6 maneiras de saber se vocês enriquecerão juntos

Se vocês agem dessas 6 maneiras, parabéns! Sua vida financeira é bastante promissora!


Erika Strassburger

Ter uma vida financeiramente próspera é o sonho da maioria dos casais, mas em se tratando de dinheiro, não basta sonhar, é preciso agir. Se vocês agem dessas 6 maneiras, sua vida financeira é bastante promissora:

1. Vocês vivem de acordo com suas possibilidades

Vocês não estão preocupados se o vizinho comprou um carro zero e o de vocês já tem 10 anos. Não se endividam para comprar uma TV enorme ou para trocar a decoração da casa. Vocês dão um passo de cada vez, fazem tudo bem pensado. Não é que sejam avarentos, pois vocês ainda saem para jantar e gastam com as coisas que mais gostam; vocês apenas não comprometem o orçamento da família ou deixam de reservar dinheiro para satisfazer seus caprichos.

2. Poupam e investem

O especialista em investimento, Janser Rojo, explicou ao site InfoMoney a diferença entre poupar e investir: “Poupar é guardar dinheiro para usar no futuro, comprar alguma coisa com ele. Investimento é juntar dinheiro, não mexer nele, para que este gere rendimentos e aí sim, usar os lucros mais para frente.”

3. Unem suas rendas

O autor de best-sellers sobre finanças pessoais, Gustavo Cerbasi, sugere unificar as rendas para arcar com todas as despesas e investimentos da família, reservando para cada cônjuge uma mesada de igual valor, que pode ser usada da maneira que cada um desejar.

4. São honestos um com o outro

Vocês contam o quanto ganham e estão a par de todas as dívidas da família. Não compram coisas escondidos nem mantêm em segredo qualquer revés financeiro.

5. Têm objetivos em comum

Vocês comungam da mesma ideia do que faz bem ou mal à sua vida financeira, e andam na mesma direção. Vocês empregam seus esforços em conjunto para realizar seus sonhos.

6. São generosos

Não é a avareza que os fará prosperar, mas a sabedoria na forma como administram suas finanças e a maneira como demonstram gratidão pelas suas conquistas. E a generosidade é uma excelente maneira de expressar gratidão. Quando doam dinheiro, seu tempo, talentos, energia e outros recursos para abençoar a vida das outras pessoas, vocês estarão investindo, principalmente, em si mesmos. Pois, além de a generosidade produzir união, felicidade e produtividade; a “vida” tratará de lhes devolver todo o bem que têm feito.

Advertisement

Gustavo Cerbasi disse em uma entrevista que é preciso que o casal aprenda a conversar sobre finanças e sonhos, que não é bom para ambos cortar tudo o que, em princípio, é visto como supérfluo, mas que traz bem-estar e qualidade de vida a eles individualmente e como casal. Em vez disso, eles precisam colocar na ponta do lápis todas as suas despesas, entrar em acordo sobre o que é importante e passar a direcionar mais dinheiro a essas coisas importantes.

Para mais dicas sobre finanças

Toma un momento para compartir …

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.