6 maneiras de não desperdiçar seu voto nas próximas eleições

Votar é coisa séria. Faça sua parte para contribuir com um futuro melhor para seu país. Vote com responsabilidade.

Renata Finholdt

Eleição é coisa séria. Ao contrário do que muita gente pensa não é um gesto simples de se fazer. O momento de colocar seu voto na urna requer uma decisão importante; você exerce não apenas seu direito de eleger um representante no governo, mas também passa a ser responsável por sua escolha, e isso é algo bem grandioso.

Como diria o poeta Pablo Neruda: “Você é livre para fazer suas próprias escolhas, mas é prisioneiro das consequências.”

Votar bem significa não desperdiçar seu voto, votar com consciência de que se trata da melhor opção para você, seus filhos, seus netos e para seu país.

1. Informe-se

Apesar de a política ser um assunto pelo qual muita gente não gosta nem de ouvir, procure conhecer assim que se formarem os candidatos, quais serão suas opções de voto.

2. Não se deixe influenciar pela opinião de ninguém

Procure você mesmo ter sua própria opinião sobre este ou aquele candidato. Cuidado com aquelas pessoas que tentam a todo custo ganhar seu voto inventando falsas histórias a favor ou contra tal político. Decida por si mesmo com base no que leu e estudou.

Advertisement

3. Estude

Normalmente são vários os candidatos que tentam se eleger e você precisa de um tempo para conhecer um pouco sobre cada um deles. A mídia procura fazer isso, mas muitas vezes ela deixa de ser imparcial. Sendo assim, uma vez por semana ao menos, procure conhecer um pouco de cada candidato, conheça sua vida familiar e política, fatos que contribuíram para a melhoria do país em seus últimos cargos no governo e fatos que prejudicaram também.

4. Liste os pontos positivos e negativos

Em um caderno ou bloco registre os pontos positivos e negativos de cada um dos candidatos. Afinal, depois de estudar sobre tantos políticos você pode se confundir entre um e outro. Sendo assim, manter anotações é uma forma bem prática de contribuir com sua memória.

5. Procure conhecer quais serão as propostas de cada um deles

Normalmente isso é possível através do horário eleitoral, mas também através da internet e sites dos partidos. Avalie quais as propostas que mais lhe parecem boas e seguras para o futuro do país e também quais as condições de que realmente elas sejam realizadas.

6. Tome sua decisão

Depois de estudar a vida dos candidatos e suas propostas você já tem ferramentas para se dirigir a sua seção eleitoral e votar com convicção. Não venda de forma nenhuma seu voto por outros favores. O direito de votar foi conquistado e cada cidadão deve exercer esse direito com responsabilidade.

Faça sua parte!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.