6 hábitos que prejudicam a sua saúde

Quais destas coisas você faz diariamente? Ainda é tempo de reverter a situação. " Comece hoje!

Adriana Acosta Bujan

Você certamente já ouviu falar que para eliminar maus hábitos é apenas uma questão de tomar a decisão e estar convencido de querer ter um bom estilo de vida para, assim, melhorar a saúde. Parece simples de fazer, mas não é, pois se trata de realizar um trabalho interno, porque os maus hábitos algumas vezes estão arraigados por serem ações que repetimos frequentemente de forma automática.

Não basta apenas tomar uma decisão, mas também executar repetidamente ações relevantes para conseguir transformar ou extinguir maus hábitos, ou seja, pensar e adotar novas rotinas. Para isso, existem muitas teorias a respeito dos dias que se devem repetir as ações para fazer com que o cérebro mude um comportamento; há a famosa teoria dos 21 dias criada por Maxwell Maltz.

Alguns pesquisadores discordam dessa teoria, mas o que é certo é que as ações devem se repetir por um tempo considerável para que se consiga modificar um hábito. Tendo em conta que os hábitos se mudam ao dar pequenos passos e que os resultados não se darão de forma imediata, mas que ao final do caminho se verá uma recompensa.

Hábitos que prejudicam sua saúde

Você sabe perfeitamente que alguns maus hábitos estão prejudicando sua saúde por serem mudanças notórias que se refletem de imediato no corpo. Talvez você tenha ganhado peso, você se sente estressada, preocupada ou triste, então seu humor também é afetado por ter maus hábitos.

Agora, vamos conhecer os hábitos que geralmente prejudicam nosso estado físico e emocional, para tomar consciência e de uma vez por todas eliminá-los.

Advertisement

1 Não tomar desjejum

Um erro comum que a maioria das pessoas faz é não considerar importante o primeiro alimento como é o desjejum. Ele fornece toda a energia necessária que o organismo necessita para um bom funcionamento. Ao não tomar café da manhã, você estará causando problemas graves ao seu corpo, como obesidade, colesterol, diabetes ou enfarte, de acordo com especialistas.

Inclusive, perderá a capacidade de concentração e rendimento intelectual, terá mau humor e se sentirá cansado. É por isso que o desjejum é recomendado como o primeiro hábito a considerar. E se seu objetivo é perder peso, então coma alimentos saudáveis como frutas.

2 Comer fast food 

A maioria dos fast food contém grande quantidade de gorduras saturadas, colesterol, açúcares e alto teor calórico, o que contribui para ter problemas de saúde graves, como a obesidade, diabetes, hipertensão, fadiga e depressão. Está provado que estes alimentos são viciantes pelos seus componentes. Ingerir comida açucarada entre as refeições, seja para acalmar a fome ou o desejo, não é recomendado em absoluto.

Para mudar este mau hábito de comer entre refeições, escolha levar à boca lanches saudáveis como frutas, nozes, amêndoas, passas, mirtilos, entre outros. Além disso, tenha em mente que você precisa dedicar um tempo para ingerir seus alimentos de forma calma e saudável, assim evitará comer fast food.

3 Não descansar

As preocupações podem tirar-lhe o sono e prejudicar o tempo de sono que necessita para ter um descanso reparador. Dormir pouco prejudica a concentração, o humor e pode desenvolver ansiedade e depressão. Também problemas cardiovasculares, obesidade ou enfartes.

Advertisement

É aconselhável mudar maus hábitos na hora de dormir, como usar o celular, a televisão ou qualquer outra coisa que distraia seu descanso, assim como consumir comida pesada no jantar.

4 Não fazer atividade física

Levar uma vida sedentária não é nada bom para sua saúde, você sabe que o corpo precisa ter movimento, o que significa fazer qualquer tipo de exercício para deixar que hormônios como a oxitocina o ajudem a manter um bom estado de ânimo. Não é necessário se esgotar por três horas diárias em uma academia. Caminhar por 30 minutos diários bastará para que se sinta maravilhosa.

Será hora de desfrutar da natureza, andar de bicicleta, caminhar pelo parque, escalar uma montanha ou apreciar sozinho uma boa paisagem; lembre-se de estabelecer um horário para que consiga modificar o mau hábito.

5 Permanecer em um estado de estresse

Acredite ou não, estar estressado, preocupado e sobrecarregado com as coisas que acontecem em nossa vida, fará com que o corpo reaja mal. Às vezes, excesso de estresse provoca problemas de hipertensão e pode induzir a busca por qualquer tipo de vício, como fumar, beber demais ou comer alimentos ricos em gordura, açúcar e sal.

Evite a todo custo o estresse que provoca tristeza constante, bem como sentir impotência, raiva, frustração ou solidão; descanse e aprenda novas técnicas de relaxamento e meditação que serão favoráveis para melhorar sua saúde física e mental.

Advertisement

6 Fazer coisas que não o deixam feliz

Não há nada mais triste e desanimador do que fazer coisas que realmente não nos apaixonam ou interessam, só cumprimos porque são uma obrigação. No entanto, acredite ou não, é possível mudar esse pensamento e dedicar-se a encontrar o lado positivo daquilo que faz e que não gosta. Talvez tenha de aprender algo novo ou desenvolver novas habilidades ou talentos que desconhecia completamente. A ideia é encontrar nas coisas negativas, algo bom; comece a mudar seus pensamentos e transformá-los para seu bem.

Lembre-se de ter em mente que as mudanças são conseguidas com perseverança, repetindo constantemente ações; evite desesperar-se, porque, afinal de contas, está fazendo um esforço para melhorar sua saúde. Infelizmente, ninguém vai fazê-lo por você, por isso, tome a decisão, faça um plano de ação e ponha em marcha. Você é mais forte do que pensa, confie em si!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 hábitos que dañan tu salud

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.