6 frases que todo pai odeia ouvir

Certamente os pais vão reconhecer estas 6 frases. Se não as ouviram ainda, um dia ainda irão ouvi-las de seus filhos.

Luiz Higino Polito

Se, como muitos dizem, “Ser mãe é padecer no paraíso”, então ser pai talvez seja o que disse o escritor brasileiro Sylvio Luiz Panza: “Ser pai é ensinar voar longas distâncias a quem se quer ter sempre em seu ninho”.

Quem é pai sabe que não é tarefa fácil criar e educar os filhos. Quando a mãe é presente, isso é muito facilitado. Quando o pai tem de criar os filhos sozinho, a missão fica muito mais difícil ainda.

Somente reconhece mesmo o valor de um pai quem já é pai ou mãe também, porque então sentirá em sua pele o que é ser pai. Como disse Reichert, “Filhos são como diamantes: você somente vai compreender quando tiver um”.

Às vezes, os filhos só compreenderão mesmo seu pai quando já tiverem filhos grandes, conforme observou muito bem Charles Wadsworth, ao dizer que “Quando um homem se dá conta de que seu pai talvez tivesse razão, normalmente já tem um filho que crê que ele está equivocado”.

Frases que o pai não gosta de ouvir

Vou selecionar 6 frases que o pai não gosta de ouvir. São frases ditas por seus filhos, que deixam o pai aborrecido ou mesmo muito irritado.

Advertisement

1. “Você só gosta do meu irmão! (ou da minha irmã)”

Essa frase com certeza já foi ouvida pelos pais que têm mais de um filho. “Como está sua filhinha preferida?”, é uma frase provocativa que já cansei de ouvir de meu filho caçula, que acha que eu prefiro minha filha mais velha. Claro que isso não é verdade.

2. “Já vou. Espera só um pouquinho!”

Que pai nunca se irritou com a demora do filho em seguir alguma orientação sua, ou atender a algum pedido feito aos seus filhos? Nem todo filho ou filha demora tanto para atender a algum pedido do pai, seja para fazer uma coisa fácil ou difícil e demorada. Tem filho, porém, que parece gostar de irritar o pai, ou seria só desatenção por parte do filho?

3. “Pai, esse aqui é meu namorado.”

Se você é pai de menina, espere para sentir como é gostoso quando sua filha trouxer um marmanjo e apresentá-lo para você pela primeira vez! Eu me lembro muito bem de quando minha filha mais velha, hoje já casada e com filhos, trouxe um rapaz e me apresentou como seu primeiro namorado. É melhor eu esquecer o que senti naquele momento… Mas depois da primeira vez o pai vai se acostumando.

4. “Pai, vou para a balada!”

Isso é particularmente difícil de se ouvir, quando seus filhos são muito jovens ainda e já querem participar de eventos que se estendem pela madrugada. “Todo mundo vai, por que eu não posso ir?”, é o argumento preferido dos filhos, quando o pai tenta explicar o porquê de não ser aconselhável eles irem a tais baladas, muito jovens, tarde da noite.

5. “Não fui eu! Quem quebrou o vaso foi minha irmã!”

Ouvir mentiras dos filhos é uma das coisas que o pai não gosta. Logicamente, quando as crianças são muito pequenas, o pai sabe que não deve esperar muita sinceridade dos filhos, mas depois que eles já são crescidos, se continuam a mentir, isso aborrece muito o seu pai.

Advertisement

6. “Mãe, deixa de ser chata!”

Se tem uma coisa que deixa o pai bravo, é o filho ofender ou destratar a mãe! Ver a mãe dos seus filhos chorar, desapontada, com alguma coisa que os filhos falaram para ela, realmente pode deixar o pai muito bravo!

Aí estão, portanto, algumas das frases que os filhos repetem muito, que o pai odeia ouvir. De forma geral, o aborrecimento do pai dura pouco tempo, e ele estará sempre disposto a esquecer e perdoar os filhos. Tem pai, porém, que pode guardar ressentimento por mais tempo, por isso os filhos e filhas precisam ser cautelosos com a maneira como falam com o pai. E vice-versa.

Paternidade – uma responsabilidade sagrada

Ser pai é uma das maiores bênçãos que um homem pode ter, apesar de ser uma enorme responsabilidade. As alegrias, porém, superam em muito as dificuldades que o pai tem para criar e ajudar na educação dos filhos.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!