6 formas de lidar com as emoções diversas das crianças

A presença dos pais na educação dos filhos os fará seguros e conscientes de seus limites.

Renata Finholdt

Felizmente as crianças quando nascem não trazem junto um manual de instruções, tal qual aqueles que recebemos quando compramos algo novo para nossas casas. Assim, nós pais podemos aprender junto com eles a melhor forma de educá-los e aplicar nossa sabedoria nas decisões que tomamos em relação a isso.

Apesar de cada criança ser diferente umas das outras, todas têm a tendência de intensificar seus sentimentos, amam ou odeiam intensamente e também têm a facilidade de partir de um sentimento a outro rapidamente.

Lidar com tudo isso é algo novo para os pais, afinal, na maioria das vezes nos esquecemos de como agíamos quando crianças. Sendo assim, é preciso agir com calma, paciência e muito bom senso para ajudá-las e educá-las da melhor forma possível.

1. Dedique tempo

As crianças precisam de tempo com os pais para que possam sentir-se seguras e amadas. Isso por si só já as ajudarão a controlarem suas emoções. Tempo com os filhos significa atenção, carinho e amor. Sentem-se juntos, brinquem, conversem, passeiem, isso tudo as ajudará a saber que quando precisarem de apoio e ajuda poderão contar com vocês.

2. Invista na comunicação

A conversa em um momento de tensão dos pequenos é muito importante. Ouça o que eles têm a dizer e ensine-os a trabalharem aquela emoção. Mais uma vez a calma e paciência precisam estar presentes.

Advertisement

3. Ensine o trabalho

Pais bons não são aqueles que mimam demais seus filhos, são sim aqueles que dão carinho, atenção e amor, mas os ensinam a serem melhores, auxiliam em suas dificuldades e estão próximos em busca de ajudá-los. Crianças mimadas não trabalham muito bem com suas emoções e tendem a achar que o mundo todo está sujeito aos seus desejos.

4. Incentive a convivência com outras crianças

Criança precisa brincar. Desta forma elas extravasam suas ideias, criam e trabalham suas emoções. Elas aprendem a conviver com outras pessoas diferentes e a aceitarem a opinião delas também. Tudo isso ajuda no desenvolvimento dos pequenos. Leve-as para brincar com outras crianças, isso fará muito bem a elas.

5. Ajude a gastar energia através de esportes

A prática de esportes coletivos é um outro fator que colabora muito com o controle das emoções destes pequeninos. Eles aprendem que ganhar ou perder faz parte da vida e que o importante mesmo é estarem ali, participarem do momento. Incentive seus filhos a práticar esportes, muitas vezes eles não se tornarão grandes atletas, mas com certeza ganharão aprendizados importantes nesta fase da vida.

6. Imponha limites.

Alguns pais, com medo de frustar seus filhos, não impõem limites aos pequenos e estes vivem em um lar onde tudo é permitido. Eles precisam aprender de pequenos que há limites para tudo, e isso deve ser ensinado nas paredes do lar. Quando esses pequenos aprendem desde cedo seus próprios limites lidam muito melhor com as emoções.

Valorize o tempo que tiver junto de seus filhos, ensine-os e aproveite. A educação que eles receberem agora, nesta fase da vida, os ajudarão a tornarem-se adultos maduros e sábios, além de terem uma infância e adolescência muito mais tranquila.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.