6 ensinamentos bíblicos sobre o casamento

Casamento não é uma ação, é uma jornada. Considere os ensinamentos de Deus para tornar essa jornada uma bênção.


Bianca Braun

Diferentes religiões vivem diferentes padrões de casamento, mas algo que todos nós cristãos temos em comum são os ensinamentos sagrados da Bíblia. Por isso é importante levar em conta os valores contidos nesta escritura sagrada para uma vida baseada nos ensinamentos de Cristo. E Ele tem muito a nos ensinar sobre o casamento.

1. O casamento só é completo quando baseado e fortalecido no Senhor

Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.” (I Coríntios 11:11)

Homem e mulher precisam um do outro para cumprir os propósitos da criação e também para o progresso individual. Porém a união só pode alcançar seus propósitos quando baseados na fé em Deus e no cumprimento dos seus mandamentos. O casal deve apoiar-se e aconselharem-se no Senhor em todas suas decisões.

Nada melhor do que estarem próximos de Deus para sentirem-se mais próximos um do outro, por isso faça da oração e da leitura das escrituras sagradas com seu cônjuge parte da sua rotina,

2. O casamento venerado e aceito por Deus é aquele limpo do pecado contra a castidade

Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” (Hebreus 13:4)

Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.” (I Coríntios 6:18).

Dentro das leis de Deus, a relação sexual é reservada para homem e mulher legalmente casados. Toda a relação sexual fora dos laços do matrimônio, será julgada por Deus. O leito sem mácula refere-se tanto a quebra desse mandamento entre casais que não são casados na lei, quanto o adultério (traição).

Advertisement

Leia: 4 coisas a pensar antes de sucumbir à tentação de trair seu cônjuge

3. Amar o conjuge como a si mesmo, e não se apartar sexualmente

Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.” (Efésios 5:31-33)

“Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.”(I Coríntios 7:5)

Leia: O papel do sexo e do casamento na visão de Deus

Leia: O sexo é realmente necessário para um casamento feliz?

4. O casamento pode durar além da morte

E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mateus 16:19)

Nesse versículo o Senhor fala a Pedro concernente a edificação da Sua Igreja, e desde de que ligados por quem possua as chaves do reino dos céus, o casamento pode durar além dessa vida, ligando assim, marido e mulher e seus filhos para sempre, vivendo como família no reino de Deus.

5. Na Bíblia o Senhor adverte sobre o casamento entre pessoas de diferentes crenças

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas. E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?(II Coríntios 6:14:15)

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3)

Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.” (Marcos 10:7-9)

Advertisement

As três diferentes escrituras têm o mesmo ensinamento e levam a mesma conclusão. O caminho se torna pesado quando presos a um jugo desigual. Não é possível andar lado a lado e em harmonia se não entrarem em um acordo. E homem e mulher devem deixar seu próprio lar e juntarem-se para serem uma só carne, ou seja, unos em um só propósito. Isso só é possível, se os dois andarem em harmonia na fé.

Leia: A prova de que os opostos não se atraem

6. Quem faz o convênio do matrimônio, alcança benevolência no Senhor

Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor.” (Provérbios 18:22)

Encontrar alguém para esposa/marido, é um bem, algo em que devemos nos engajar na nossa idade adulta. Muitas das bênçãos do Senhor só nos são concedidas quando nos empenhamos em encontrar alguém para casar, e nos juntarmos nos laços do matrimônio. Contudo, o matrimônio não é só o ato de casar, mas de manter-se em harmonia com todos os ensinamentos que o Senhor nos deu sobre o casamento.

Casamento não é uma ação única, é uma jornada. Você escolhe e acolhe um companheiro para toda sua vida, que contribuirá para o seu progresso e que lhe ajudará a trilhar o caminho do sucesso, do amor e das bênçãos prometidas por Deus.

Toma un momento para compartir …