6 dicas úteis para preparar refeições rápidas

Dicas para o almoço de famílias ocupadas.


Marilia de Andrade Conde Aguilar

Com a correria do dia a dia, sobra cada vez menos tempo para preparar refeições balanceadas.

Na busca de uma refeição rápida, as pessoas acabam caindo na armadilha de comer bobagens ou comendo fora, o que sai muito mais caro que a comida feita em casa e, na maioria das vezes, deixa a desejar em termos nutricionais.

Para preparar refeições saudáveis de maneira prática e rápida, experimente as seguintes dicas:

1) Congele pratos prontos

Você pode reservar um dia no final de semana para preparar e congelar os alimentos que serão consumidos durante a semana seguinte ou até por um período de tempo maior, já que a maioria dos pratos prontos dura de 2 a 3 meses quando congelados adequadamente.

2) Congele pequenas porções

O ideal é congelar os alimentos em porções suficientes para apenas uma refeição, uma vez que alimentos descongelados não devem ser congelados novamente.

3) Cuidado com o tempero!

O processo de congelamento acentua o sabor do sal e dos temperos. Coloque menos e depois de descongelado acrescente, se necessário.

4) Embale corretamente

Os alimentos devem ser embalados de forma hermética, ou seja, o ar deve ser retirado da embalagem. Para isso, coloque o alimento no congelador em um pote plástico e, assim que ele congelar, desenforme e acomode em sacos plásticos próprios para congelamento. Lembre-se também de etiquetar a embalagem com a informação do conteúdo e a data do congelamento.

Advertisement

5) Vegetais frescos sempre à mão

Para complementar a sua refeição e torná-la ainda mais saudável, faça uma salada com vegetais frescos. As verduras podem ser lavadas e desinfetadas em uma solução de água e hipoclorito de sódio (na proporção de 20 gotas de hipoclorito para 1L de água) durante 20 minutos. Depois é só escorrer a água, acomodar as folhas em saquinhos plásticos e conservar em geladeira. Esse processo aumenta a durabilidade delas e evita desperdícios. Na hora de servir, é só temperar ou acrescentar o molho de sua preferência.

6) Frutas de sobremesa

Para fechar a refeição com chave de ouro, nada mais prático e saudável do que comer frutas na sobremesa.

Gostou da ideia, mas não sabe como fazer? Faça o download da tabela anexa e bom apetite!

Toma un momento para compartir …

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.