6 dicas para ser feliz quando se está sozinho

Seis maneiras de por sua felicidade para fora. Onde está minha felicidade? Posso ser feliz sozinho? O que faço sendo sozinho, se não me sinto feliz?


Izabel Torquato

Imagine por um momento se você soubesse que hoje seria seu último dia de vida. O que você faria? Em meu pensamento me ocorreu: quero ser muito, mas muito feliz, mesmo sozinha.

Como ser feliz sozinho? Então, o primeiro passo é viver cada dia como sendo único e fazer deste dia maravilhoso, porque ele realmente não voltará a existir. O hoje, amanhã, será meu passado.

Na verdade, nós nunca estamos sozinhos, existe um Criador. Baseado nisso, só pelo fato de estarmos vivos, deveríamos ser felizes. “Mas, afinal, onde o Criador escondeu a minha felicidade?” Uma criança me fez essa pergunta.

Ao passarmos em frente a um lugar caríssimo, com comidas maravilhosas, ela me disse: “Quando um dia eu for muito rica, vou frequentar um lugar assim e serei muito feliz.”

Eu lhe disse: “Vamos entrar, então, para que você seja feliz.” Ela assustada me indagou se eu teria dinheiro para entrar ali. Afirmei que pagaria mesmo lavando pratos e sorri. Ela, com muito receio, aceitou pedir pratos deliciosos e realmente caros.

Ela me perguntou baixinho: “Você poderá pagar?” Sorri novamente e lhe disse que sim, e lhe perguntei: “Sente-se feliz agora?” Ela, com um sorriso inocente de criança, fez que sim. Ela comeu com tanta alegria, parecia uma pessoa mais feliz.

Quando terminamos, eu lhe perguntei como se sentia, ela me disse que se sentia feliz. Mas quando passou o saciar da comida, ela me indagou que sentia faltar a felicidade. Eu lhe expliquei que naquele momento ela sentiu um pouco da felicidade que bons momentos proporcionam. Então, ela me perguntou onde estaria sua felicidade. Eu contei que o Criador escondeu num lugar secreto, onde todos têm a felicidade e uma grande riqueza como joias, diamantes, ouro. Ela logo quis saber onde. Eu apontei para o seu coração: “É aí que está a felicidade e a nossa riqueza, pois onde está o nosso coração, é onde se encontra felicidade.”

Advertisement

Quero compartilhar algumas dicas:

1. Faça alguém feliz

; doe seu tempo para alguém que necessita de algo; ajude alguém; pratique a caridade.

2. Com a

meditação

, aprendi a controlar a respiração e conhecer melhor meu próprio corpo e me sentir feliz, ter a sensação prazerosa de bem-estar.

3. Desenvolva dons e talentos

; aprenda um idioma; volte a estudar, uma mente ativa é palco da felicidade

4. Viaje!

Vá conhecer um lugar novo, faça amizades, vá descobrir qualidades suas que nem sabia possuir.

5. Aprenda a cozinhar

, isso transforma dias vazios em momentos gratificantes e compartilhe-os com alguém.

6. Faça atividades

como: caminhar, escutar músicas, cantar, dançar, escrever. Escrever alivia a alma.

Felicidade, tristeza e solidão são coisas distintas.

Felicidade não depende de estar com alguém, você pode estar numa multidão e se sentir sozinho e pode se sentir feliz ou triste. Isso depende de seu estado emocional, espiritual e intelectual.

Ser feliz sozinho é um presente, pois pode-se reconhecer a felicidade em sua totalidade, não em momentos compartilhados com alguém, mas algo que está dentro de cada um de nós, e acredite, está!

Advertisement

O Criador nos proporcionou isso, cada ser é portador da felicidade, uns a descobrem quando olham em seu próprio coração e só se descobre isso quando ajudamos, servimos ao próximo, por isso, mesmo sozinha, sou muito feliz. Porém, se senti-se infeliz, é porque ainda não descobriu que somente se é feliz fazendo alguém feliz, simples não?

Então, olhe no espelho e veja a luz de seus olhos, eles são únicos. Agora, dê-me um sorriso! Seja mais generoso, um sorriso mais espontâneo! Pronto, é assim. Agora, passe adiante e continue sendo assim como eu, muito feliz.

Toma un momento para compartir …

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.