6 dicas para ajudar uma pessoa com complexo de inferioridade

As causas podem ser muitas, mas há maneiras eficazes de ajudar quem se encontra nesta situação.


Renata Finholdt

O sentimento de inferioridade pode ter várias causas e pode até mesmo ser um reflexo da infância, porém, o problema é que muitas vezes ele acaba por atrapalhar os relacionamentos, a vida afetiva e profissional.

Lidar com uma pessoa que tem esse sentimento nem sempre é fácil, mas é possível ajudá-la e fazer com que ela se sinta melhor e mais capaz de enfrentar os desafios da vida. Ela precisará ser lembrada que as pessoas são diferentes e que cada uma delas possui dons e talentos próprios, que as fazem especiais e únicas.

Para começar você precisa ter em mente que paciência é a palavra-chave. Talvez seja necessário mostrar para ela por diversas vezes que esse sentimento de inferioridade está apenas em sua mente e que ela é mais capaz do que imagina.

1. Conversem

Conversem abertamente sobre o assunto, questione os sentimentos que ela possui e o porquê se sente inferior às outras pessoas ou até mesmo incapaz. Conhecendo melhor suas ideias ficará mais fácil ajudá-la a sentir-se bem.

2. Solicite ajuda

Para mostrar que ela é capaz e fazer com que se sinta especial, peça seu auxílio para algumas tarefas e até mesmo solicite sua opinião para qualquer assunto que julgar importante. Ouça, preste atenção nas dicas que ela lhe dará e leve-as em consideração.

3. Elogie

Procure sempre agradecer pelo auxílio e elogiá-la pela habilidade em fornecer boas ideias. Elogie-a até mesmo para outras pessoas. Uma pessoa com sentimento de inferioridade precisa se sentir capaz e importante para começar a se livrar deste sentimento.

4. Delegue

Vocês podem iniciar alguma tarefa juntos e permitir que ela tome a frente das ações e responsabilidades desta tarefa, faça isso aos poucos sem que ela perceba que está assumindo a responsabilidade total. Mesmo assim, esteja por perto, atuando, e ao final faça-a perceber que ela foi a responsável pelo sucesso da empreitada.

Advertisement

5. Recordem

Mostre-lhe seu valor e faça-a se lembrar de todas as batalhas pelas quais já saiu vitoriosa. Você pode ajudá-la a recordar seus momentos de sucesso.

6. Mostre-se um admirador

Mostre-se um admirador de seus talentos e capacidades.

Uma pessoa que está nesta situação não irá de um momento para o outro livrar-se desse sentimento. Se você realmente tem o intuito de ajudar é importante lembrar que a persistência será uma virtude necessária para isso. Aos poucos vocês perceberão que terá valido a pena. Ajude-a acreditar que é possível mudar e enxergar-se de outra forma, mais real e positiva.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.