Casamento
    Filhos
    Superação
    Saúde

6 condutas defensivas que arruínam as relações

Alguns comportamentos podem fraturar a sua relação, aprenda quais são e como evitar.

Adriana Acosta Bujan

Todos nós, em algum momento da vida, sentimo-nos atacados ou em perigo, por isso é natural agir na defensiva. O problema é que, às vezes, as situações que experimentamos podem ser imaginárias, o que nos leva a fraturar qualquer relação com os outros. Nossas ações defensivas podem ser tão ofensivas que inconscientemente prejudica quem as recebe.

Agora, falando de uma relação de casal, as condutas defensivas podem fraturar gravemente a relação, já que a comunicação entre ambos será nula, não haverá confiança, respeito e boa convivência. O casamento pode tornar-se um verdadeiro inferno se não refletirmos sobre isso.

Por esta razão, é importante detectar certas situações que fazem você agir na defensiva e, assim, mudar seu comportamento. Uma maneira de conseguir isso é aprender a controlar as emoções para ter o controle total do que você sente.

Ações que ferem

Sentir-se ameaçado ou em perigo faz com que qualquer pessoa adote comportamentos de autoproteção, para defender-se dos ataques, da dominação, de ser impressionado ou da competição. A raiva pode apoderar-se facilmente destruindo todo o amor num casal.

Mas quais são esses comportamentos defensivos?

1 Culpar o outro

Tomar decisões não é nada simples, é preciso pensar muito bem nas consequências e nas recompensas que se esperam ao agir. Quando as coisas não saem como se espera e, por alguma razão, as decisões que se tomou foram desfavoráveis, é comum adotar-se atitudes de defesa, já que é difícil aceitar erros. Numa relação de casal, as decisões devem ser tomadas em conjunto, por isso é fácil culpar o outro.

Advertisement

Não aceitar que errou pela simples razão de não querer parecer fraco é algo que danifica sua relação. O perdão, assim como aprender de seus erros e más experiências, fortalecerão seu casamento. Já que, no final, os dois estarão envolvidos em tais decisões. Afinal, tomaram-nas em conjunto, pensando no bem-estar comum.

2 Competir

Não há nada mais desgastante do que competir com o cônjuge, como se alguém fosse ganhar o jogo do mais inteligente, inovador, criativo, esforçado ou quem é o melhor etc. Essa atitude defensiva vai arruinar a relação. Seria um erro tentar ganhar algo que não tem recompensa; ao contrário, em cada ação estará ferindo gravemente a seu parceiro.

Ninguém é melhor que ninguém, todos têm diferentes formas de pensar e agir, é por isso que competir com seu parceiro não será bom para fortalecer seu casamento. Pense em unir forças e trabalhar em conjunto para que consigam conquistar seus objetivos.

3 Não ouço

É comum fazer críticas construtivas ao outro quando se pensa que ele ou ela está agindo de forma errada ou que alguma das suas ações está prejudicando a harmonia. Quando escutamos qualquer crítica e não estamos com o humor ideal para recebê-la, é normal ter condutas de defensiva. O que também resvala por entrar no jogo das críticas ofensivas, tentando apontar todos os defeitos do seu parceiro para se defender.

Aprender a escutar e ser flexível às críticas e comentários que o outro faz será uma boa maneira de reforçar a sua comunicação e, portanto, terão estabilidade emocional.

Advertisement

4 Sem sua ajuda é melhor

Por natureza, os homens sempre querem ajudar a resolver os problemas de suas esposas; e isso, em algumas situações, faz com que elas sintam que, em vez de ajudá-las, estão subestimando sua capacidade. É por isso que algumas mulheres preferem resolver seus problemas sem ajuda.

No entanto, deixar de lado o apoio e ajuda do cônjuge é uma atitude defensiva, já que você estará transmitindo-lhe a mesma mensagem que talvez você recebe. Eu sei que você é uma pessoa independente e capaz de resolver por conta própria quaisquer adversidades, no entanto, não deixe de lado a opinião e ajuda de seu parceiro, já que são uma equipe.

5 A carga completa de responsabilidades

“Estou muito estressado e cansado porque você não fez sua parte”, é uma típica frase que usamos quando estamos na defensiva. Às vezes pensamos que o fardo de responsabilidades não é justo e, no final, um faz mais do que o outro. Se você se sente assim, o ideal é que tente comunicar seus sentimentos, em vez de fazer seu cônjuge sentir-se mal.

Relacionamentos em que um dos cônjuges sente que faz mais do que o outro é propenso de sofrer uma ruptura cedo ou tarde. Use uma boa comunicação e tenha a confiança de expressar suas raivas e desapontamentos; lembre-se de que seu parceiro não é adivinho e talvez não tenha se dado conta do que faz.

6 Todo o bem que faço por você

Todos nós desejamos que tudo o que fazemos seja valorizado pelo nosso parceiro, queremos inconscientemente receber um elogio ou algum tipo de recompensa. Quando você está sempre dizendo ao seu parceiro tudo de bom que faz por ele ou por ela para que o valorize, estará agindo na defensiva e, possivelmente, o seu parceiro se cansará dos seus comentários.

Advertisement

Dizer “Eu fiz isto por você” não é uma frase que possa beneficiar sua relação. Ao contrário, haverá um momento em que o seu par deixará de lhe pedir ajuda.

Agora, pare de ter atitudes defensivas quando você realmente não está em perigo ou é ameaçado; tente controlar suas emoções para que tenha uma boa comunicação com seu parceiro; assim, a relação será bem-sucedida.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 conductas defensivas que arruinan las relaciones

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.

Advertisement

Ideias de presentes para o Dia das Mães que vão encantar a sua

6 tradições antigas que deveríamos resgatar para sermos mais felizes

Ataque às escolas e videogames, a relação que não se confirma

Pequenos detalhes, grandes resultados

Pressão arterial: 15 maneiras naturais de controlá-la

4 problemas comuns na adolescência

Como influencia o mês de seu nascimento em sua personalidade e temperamento, segundo a ciência

Constipação: 10 remédios naturais para tratar

O déficit de atenção de uma criança pode estar relacionado à idade da mãe, segundo um estudo

3 maneiras de fazer bullying com seus filhos

Los Artículos Más Buscados

  1. 240 nomes COMPOSTOS – clássicos e modernos – para meninos e meninas
  2. 30 dinâmicas e brincadeiras para crianças e jovens
  3. 6 remédios que podem lhe matar (você tem eles dentro de sua casa)
  4. 11 brincadeiras para divertir os adolescentes
  5. Desafio dos 40 dias: Casamento à Prova de Fogo
  6. 8 coisas que os homens SÓ fazem com a mulher que amam
  7. 5 sinais de que seu marido não lhe ama mais
  8. 7 métodos supereficazes e caseiros para saber se você está grávida agora, sem gastar dinheiro em um teste
  9. Dor na região do útero: 5 sinais de que algo não vai bem
  10. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis
Advertisement
Facebook
Seguir
18,235,315
Twitter
Seguir
3,881,246
Pinterest
Seguir
491,879
Instagram
Seguir
52,600
YouTube
Seguir
35,503
RSS Patrocinadores Términos de uso Privacidad Não Vender Meus Dados Diretrizes da Comunidade Patrocinadores Anuncie PKV DominoQQ BandarQQ Judi Bola

Familia.com.br não fornece aconselhamento financeiro, legal ou médico. Por favor, consulte um profissional. Veja informações adicionais

© 2025 Copyright Familia. Todos os direitos reservados

Close Ad
pkv games slot88 dominoqq pgsoft slot pulsa slot hoki slot demo bandarqq togel hk sbobet88 mpo slot idn slot bocoran admin jarwo togel singapore online bandarqq pkv games jam hoki main slot poker online dominoqq pgsoft slot77 mix parlay judi online pkv games pkv games slot deposit pulsa tanpa potongan pkv games hk