6 coisas que você faz todo dia que aumentam suas chances de ter câncer no esôfago

São hábitos que poderão custar muito caro! Elimine-os de sua vida hoje mesmo!

Erika Strassburger

Algumas pessoas cultivam hábitos ou deixam de fazer coisas simples que poderiam prevenir vários tipos de câncer, em especial o de esôfago. Abaixo estão 6 hábitos que aumentam o risco de desenvolver essa doença:

1. Ingerir bebidas muito quentes

Um anúncio recente feito pela OMS (Organização Mundial da Saúde) fez os adeptos das bebidas quentes – especialmente os gaúchos que não abrem mão do mate amargo “pelando” – tremerem nas bases. Ao apresentar o estudo feito por 23 especialistas, Christopher Wild, diretor da Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer, declarou: “O consumo de bebidas muito quentes [acima de 65° Celsius] é uma causa provável de câncer de esôfago, e é a temperatura – não a bebida em si – que parece ser a causa”.

2. Comer presunto, salsicha, linguiça e outros embutidos com frequência

Poucos meses depois de colocar as bebidas quentes na berlinda, a OMS apontou outros vilões do câncer de esôfago: os embutidos que você come no café da manhã, no lanchinho da tarde e no churrasco de fim de semana.

Em uma entrevista para o Notícia UOL, a nutricionista Thais Manfrinato disse que “os embutidos aumentam o risco de câncer de estômago e esôfago por conterem nitrito como conservante.” Tanto nitrito como nitrato são conservantes com potencial cancerígeno.

3. Comer poucas frutas e legumes

O Dr. Fábio Atui, cirurgião do aparelho digestivo, em uma entrevista ao programa Bem Estar, foi enfático ao dizer que a maior razão para comer frutas e verduras é que elas ajudam a eliminar os radicais livres do organismo, os grandes causadores de diversos tipos de câncer. Portanto, quem não come esses alimentos regularmente terá aumentado o risco de desenvolver a doença.

Advertisement

4. Ingerir bebidas alcoólicas

No site Fundação do Câncer, lemos que “a ingestão de bebidas alcoólicas em qualquer quantidade e forma de apresentação [cerveja, vinho, cachaça etc.] pode levar ao câncer [entre eles, o de esôfago]. Reduzir a frequência do consumo pode diminuir as chances de desenvolver a doença, mas a escolha mais saudável é não beber ou evitar ao máximo”.

5. Fumar

Segundo o site Instituto Oncoguia, o uso do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo, entre outros) “é um importante fator de risco para câncer de esôfago. Pessoas que fumam um ou mais maços de cigarros por dia têm um risco dobrado de adenocarcinoma de esôfago, do que uma pessoa não fumante.” Aliar o fumo à ingestão de álcool torna o risco ainda maior.

6. Não tratar o refluxo

Segundo matéria publicada no Estadão, o refluxo não tratado pode aumentar em 70% o risco de câncer de esôfago. O Hospital A.C. Camargo, em São Paulo, analisou 120 pacientes com esse tipo de câncer e constatou que 40 por cento deles tinham refluxo. “A intensidade e duração da doença podem contribuir ainda mais para o desenvolvimento do tumor.”

Só quem teve caso de câncer na família é testemunha do sofrimento que essa doença traz. Então, o melhor a fazer é evitar tudo aquilo que possa aumentar os riscos de desenvolver a doença. Comece a se cuidar mais e a cuidar melhor da sua família hoje mesmo!

Para mais informações importantes

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.