6 coisas que o conectarão aos seus filhos quando você não tem muito tempo

Se você acredita que seu tempo não é suficiente para poder estar com seus filhos, saiba como pode se conectar com eles de maneira simples e amorosa.

Adriana Acosta Bujan

Vivemos em um mundo acelerado em que parece que o tempo não é suficiente para nada, entre as atividades do lar, da família, trabalho, exercício, entre outras, e apenas temos tempo de dormir.

E ainda que nosso desejo seja passar tempo de qualidade com a família, muitas vezes nos sentimos muito cansadas, o que nos faz descuidar sem querer desse aspecto emocional.

O problema é que não apenas afetamos nosso estado emocional, mas também o dos nossos filhos, já que não temos muito tempo para eles. Por isso, quando nos damos conta, é conveniente refletir sobre as consequências negativas que se desencadeiam, e assim modificar alguns hábitos.

Como se sabe, as crianças que não passam tempo de qualidade com seus pais costumam sentir-se sós, pouco amadas e abandonadas; ocasionalmente se tornam rebeldes ou solitárias, sem mencionar outras graves afecções em seu estado de saúde.

Assim que, devido ao grande amor que você tem por sua família e por si mesma, recomendo algumas coisas que pode fazer para fortalecer suas relações com eles, apesar de acreditar que o tempo não está rendendo tanto quanto deseja.

Advertisement

Todo minuto é valioso

Sem importar a idade que seus filhos tenham, eles sempre vão precisar de você. Não existe um amor de mãe que possa ser substituído. Por essa razão será importante que dedique tempo de qualidade aos seus filhos, para que possa construir experiências significativas em sua memória. Tome nota das ideias a seguir:

1. Despertar com amor

Enquanto lhes dá beijos amorosos e abre as cortinas de seus quartos para deixar o sol entrar, pode dizer-lhes frases carinhosas e positivas como, por exemplo: “hoje é um dia maravilhoso”, “hoje vocês vão brilhar mais que o sol”, “Deus nos abençoou com um belo amanhecer”.

Lembre-se de converter esse despertar em algo diferente, criando momentos significativos. Talvez possa escrever bilhetinhos carinhosos fortalecendo a autoestima de seus filhos e deixá-los ao lado de suas camas, ou despertá-los com doces melodias de seus cantores favoritos.

A ideia é que seus filhos tenham um despertar alegre, contente e entusiasta, guardando em suas memórias e corações boas recordações de todas suas manhãs.

2. Desjejum em família

Sei que muitas vezes o tempo é limitado, especialmente pela manhã, que é quando há mais atividades por realizar. No entanto, você pode deixar um desjejum pronto à noite e assim não despenderá muito tempo em sua preparação, e então poderá compartilhar esse tempo “livre” para uma convivência com os filhos.

Advertisement

O desjejum deverá ser nutritivo para que seus filhos tenham bastante energia durante o dia, mas pode dar-lhe um toque pessoal e divertido.

Se seus filhos são muito pequenos o ideal é fazer figurinhas divertidas com o prato de comida para chamar sua atenção, mas se são maiores, então prepare alimentos que eles gostem.

Inclusive, você pode elaborar um menu de desjejum anotando o que seus filhos vão comer a cada dia (pedindo a opinião deles antes). Lembre-se de que quando você prepara os pratos favoritos deles, eles se sentirão bem, se sentirão amados, especiais, e isso fará com que permaneçam boas recordações em suas memórias e conexão com eles.

3. Vestir-se igual ou com as mesmas cores

Pode lhe parecer uma ideia estranha a de vestir-se igual aos seus filhos, no entanto, fazê-lo tem uma grande carga emocional, já que a ideia é de que são uma equipe e uma família unida, e têm sua própria identidade.

Talvez possam escolher as mesmas cores para vestirem-se todos da mesma forma, por exemplo: todos de jeans e camisetas brancas ou todos com suéter de cor verde, podem inclusive buscar uma maneira de fazer camisetas que tenham seus nomes ou sobrenome, e assim, usá-las quando quiserem.

Advertisement

Seja criativa e conecte-se com seus filhos de maneira diferente, mas muito significativa emocionalmente.

4. Animais de estimação

Se vocês gostam de animais, é hora de ter um em casa, os cães e gatos são ideais para fortalecer o estado emocional de sua família e conectar-se com eles mais facilmente. Por sua ternura, eloquências e amor incondicional que estes animaizinhos nos dão, seus momentos serão inesquecíveis.

Talvez você pense que não tem tempo para cuidar de um pet, no entanto, o cuidado será um trabalho em equipe, ajudando-se e delegando funções entre todos os membros da família.

Tenha em mente que seus filhos estarão muito felizes compartilhando tempo com seus bichinhos quando você não estiver presente.

5. Pedir opiniões e sugestões

Não há nada mais gratificativo que dar sua opinião ou expressar suas ideias livremente, e elas sejam levadas em consideração. Se você quer se conectar com seus filhos, então abra o diálogo, peça opiniões, escute suas ideias e soluções; ou seja, faça-os participar de todas as tomadas de decisões familiares, isso os fará sentir-se amados e parte importante da família.

Advertisement

Talvez já tenha acontecido que, muitas vezes, como adulto, você não encontre soluções para seus problemas, mas quando compartilha suas inquietudes com seus filhos, eles lhe dão tantas novas ideias que possivelmente você nem teria imaginado, simplesmente porque eles estão vendo as coisas com outra perspectiva.

6. Orar

Sem importar a religião que vocês pratiquem, algo que lhe fará se conectar a seus filhos é através da oração. O ato de dar graças pelo que têm e pedir ajuda divina fortalecerá a espiritualidade, fé e amor entre vocês.

Converta o momento de orar em algo maravilhoso, um momento no qual todos possam expressar seus sentimentos e emoções.

Agora você já sabe que é fácil conectar-se com seus filhos e dar-lhes tempo de qualidade. Não se martirize ao pensar que não tem tempo suficiente para dedicar-se à família. Coloque em prática estes conselhos e verá que, pouco a pouco, suas relações familiares irão melhorar.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 cosas que te conectarán com tus hijos cuando no tienes mucho tiempo.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.