6 coisas que as relações entre irmãos trazem na idade adulta

Os irmãos ocupam um lugar importante em nossas vidas. Conheça as lições que se pode adquirir em sua relação com eles.

Adriana Acosta Bujan

Felizmente, tenho uma irmã maravilhosa. Ela foi minha companheira de brincadeiras durante minha infância e minha cúmplice de aventuras e travessuras por muitos anos. Ela é dois anos mais velha que eu, e isso nos uniu mais na adolescência, já que íamos a festas juntas e compartilhávamos os mesmos amigos.

Depois, quando saí de casa, tudo mudou, porque me dediquei a conquistar meus sonhos e me esqueci um pouco da família. Minha irmã também se afastou por alguns anos, já que continuou construindo seu destino. Essa separação não foi muito caótica, porque apesar de alguns anos sem frequentar a casa uma da outra, o amor permaneceu intacto.

Assim como eu, há muitas pessoas que mantêm uma boa relação com seus irmãos, já que não são só companheiros de infância, mas de toda uma vida. E embora sejamos todos diferentes com muitos defeitos e virtudes, o amor que se sente pelos irmãos é inigualável e incondicional. Como sou sortuda e abençoada por ter a minha irmã!

Amor do bom

Vários estudos puderam comprovar que a relação entre os irmãos proporciona apoio emocional e acompanhamento em determinadas situações. Os irmãos sofrem a perda dos pais e isso os torna mais unidos; também experimentaram as mesmas situações quando eram crianças e construíram sonhos juntos. É por isso que a união entre irmãos se torna mais forte e sólida quando adultos.

Agora, que lições valiosas trazem as relações entre irmãos? Aqui compartilho algumas:

Advertisement

1. Apoio incondicional

Talvez seus irmãos não partilhem as mesmas ideias ou formas de resolver os problemas com você, podem ser muito duros e dolorosos ao dizer-lhe as suas opiniões ou críticas; no entanto, eles fazem-no porque se preocupam com o seu bem-estar e felicidade.

Apesar de não partilharem as mesmas ideias, vão sempre apoiar você, aconteça o que acontecer. Certamente, você terá sempre o apoio deles de diferentes maneiras, talvez financeiramente, ou simplesmente dando-lhe conselhos, soluções ou apenas ouvindo-o. O apoio dos irmãos é vital para poder reunir forças e coragem para ganhar as batalhas da vida. É por isso que devemos valorizá-los e agir sempre reciprocamente.

2. Amizade eterna

Claro! Muitas vezes podemos discutir com nossos irmãos, inclusive zangar-nos com eles porque não compartilham as mesmas ideias. No entanto, nunca estaremos sós, já que podemos contar com sua amizade por toda a vida. Os irmãos sempre se preocupam com o bem-estar mútuo, não deixam de se falar ou se visitar para saber se estão bem.

E quando você tem problemas, os irmãos vêm em socorro; sem dúvida, eles se tornam os melhores amigos e confidentes, pois sabem guardar os segredos e nunca nos trairão porque sabem ser leais. Eles são os que recordam nossos aniversário e todas as datas importantes, conhecem nossos defeitos e virtudes, inclusive sabem nossos gostos e passatempos; os irmãos sabem tudo de nós.

3. Impulsionam e motivam

Tenha certeza, seus irmãos não querem ver você derrotado ou fracassado, por isso sempre o ajudarão para que fique bem. Eles vão motivá-lo e estimulá-lo para que continue a vencer todas as adversidades e seja triunfante. De muitas maneiras, vão cuidar de você e protegê-lo, vão ser um guia importante na sua vida, porque nunca vão abandoná-lo e deixá-lo cair.

Advertisement

Por conhecer suas virtudes e também seus defeitos, os irmãos o motivarão para que explore suas habilidades, porque só eles reconhecerão as grandes capacidades que você tem e os dons que pode pôr em prática para continuar conquistando seus sonhos.

4. São empáticos

Por ter crescido com os mesmos pais e ter tido as mesmas experiências na infância, seus irmãos serão mais empáticos com você. Porque eles entenderão as razões de suas ações, pensamentos e comportamentos, eles compreendem sua maneira de ser e simplesmente vão aceitá-lo.

Vão sofrer da mesma forma sua dor, suas angústias e preocupações, e vão tentar ajudá-lo no que puderem. Eles se tornam empáticos porque partilham os sentimentos da mesma dor ou da mesma felicidade.

5. São boa companhia

Você nunca estará sozinho em suas reuniões ou celebrações importantes, já que seus irmãos farão todo o possível para acompanhá-lo. Mesmo apesar da distância, onde quer que se encontrem, estarão o acompanhando, seja com uma ligação telefônica, uma mensagem ou em oração.

6. Aumentam sua fé e esperança

Você terá sempre alguém que o inclua em suas orações e lhe envie bênçãos, ainda que às vezes não partilhem as mesmas crenças religiosas. Os irmãos se preocupam com você e pedirão a Deus que lhe envie luz e bênçãos todos os dias de sua vida, inclusive compartilharão maneiras de aproximar-se da fé e o motivarão para que não perca a esperança.

Advertisement

Você deve se sentir uma pessoa afortunada e abençoada por ter irmãos. Agora, se a sua relação com eles não é boa, considere as grandes lições que podem trazer à sua vida e aprenda a perdoar de coração, lembre-se de que todos temos erros e que nunca é tarde para uma reconciliação.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 cosas que aportan las relaciones entre hermanos en la edad adulta

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.