6 coisas para deixar para trás e começar o ano novo cheio de esperança

Ano novo, vida e esperanças renovadas, mas só se você quiser e fizer a sua parte.

Erika Otero Romero

Cada novo ano é uma nova chance de virar a página. Bem, na verdade, todo dia é uma oportunidade de ser uma pessoa melhor. O interessante é que muitas pessoas querem fazer essa mudança à medida que o calendário muda.

Esse sentimento entusiasmante de recomeço se deve provavelmente a uma mudança que é percebida por todos. Talvez seja esse o impulso que muitos de nós precisamos para entrar em ação e dizer: “estou pronto para a mudança”.

As mudanças desejadas muitas vezes se devem ao fato de nossa vida não ser como gostaríamos que fosse. Isso nos leva a avaliar nossas forças e fraquezas para nos movermos em direção à mudança.

Há muitas coisas que podemos fazer para começar um ano cheio de bênçãos e esperança. A única coisa que você deve ter para atingir esse objetivo é vontade de mudar.

A seguir, oferecemos algumas ideias de aspectos que você deve deixar para trás se quiser uma mudança esperançosa em sua vida. A lista inclui aspectos espirituais e físicos. Os seres humanos são uma compilação complexa desses detalhes. Tudo isso faz de nós as pessoas que construímos todos os dias. 

Advertisement

Agora sim, vamos à lista:

1. Pessimismo

Viemos de alguns anos cheios de mudanças que nunca esperávamos vivenciar no mundo: pandemia. Para muitas pessoas, isso significou mudança e paralisação total em suas vidas. Sem dúvida, isso fez com que o mundo delas, como conheciam, fosse desconfigurado.

Conheço muitas pessoas que mergulharam em profundo pessimismo após dois longos anos de incertezas e perdas afetivas. Apesar de tudo isso, a vida segue com seus altos e baixos. Nós só temos que encarar com otimismo e lembrar com amor daqueles que nos antecederam.

Uma boa maneira de deixar o pessimismo para trás é tomar consciência do que temos e parar de focar naquilo que foi perdido.

Se essa pandemia deixou uma grande lição, foi a de que ninguém tem certeza de nada. Por isso é melhor viver o presente, amar intensamente e fazer sempre o que é certo.

Advertisement

2. Negatividade

Muitas vezes, as coisas parecem dar errado e piorar com o tempo. É fácil que isso contribua para um sentimento negativo. Além disso, torna impossível ver além das nuvens cinzentas da vida.

Para nos livrarmos da negatividade, basta observarmos detalhadamente a nossa vida. Sim, pode parecer que estamos nadando em dívidas, solidão e baixa autoestima. No entanto, não podemos nos esquecer de que temos um trabalho que nos possibilita pagá-las, temos animais de estimação e amigos que tornam o frio da solidão menos intenso. 

Então, se você tem alguém que o ama, isso significa que você merece muito carinho; você está agindo bem e isso alimenta a alma.

3. Não se preocupar consigo mesmo

É comum acontecer de darmos muito pelos outros e nos esquecermos de nós mesmos. Deixar-nos para trás é prejudicial porque nos leva a negligenciar nossa saúde em favor dos outros.

É hora de começar a se alimentar de maneira saudável, fazer exercícios, descansar e relaxar. É a melhor maneira de se dar amor e fazer crescer a confiança e a fé em si mesmo e em seus projetos.

Advertisement

4. Acumular coisas que não usa mais

Muitas vezes, iniciamos um ano cheios de coisas que não usamos há muito tempo.

Por exemplo, roupas de 10 anos atrás que muitas vezes nem servem mais. Podem estar em bom estado e serem atemporais, mas se já não as usa há um ano, por que mantê-las no armário?

Não se aplica apenas a roupas e sapatos, pode ser também livros, móveis, joias e até mesmo utensílios de cozinha. Doe aquilo que você não usa há mais de dois anos – se estiver em boas condições. Outras pessoas saberão fazer bom uso, coisa que você não faz há bastante tempo.

5. Livros escolares

Não vamos nos enganar, muitas vezes, guardamos material escolar que só serve para acumular poeira nas prateleiras. Um bom destino para eles é a doação para bibliotecas ou escolas estaduais. Além de um belo gesto, é um sinal de generosidade que muitos irão apreciar.

6. Maus hábitos

Nada como deixar para trás hábitos e costumes que roubam sua paz. Isso se aplica tanto a vícios, como fumar e beber; ao ou ingestão de outras coisas prejudiciais; não dormir bem, entre outros.

Advertisement

Você deve se esforçar para eliminar de sua vida qualquer hábito que tire a sua paz e bem-estar. Na medida em que você fizer isso, descobrirá que sua saúde e vida, de maneira geral, irão melhorar enormemente.

Se também adotar hábitos como comer menos salgados e doces, caminhar mais, dançar ou se exercitar de alguma forma, a mudança será substancial.

São seis mudanças relativamente fáceis de implementar. Você só precisa estar realmente interessado em dar uma guinada na vida. Seu corpo e sua mente vão agradecer.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 6 cosas para dejar atrás y comenzar el Año Nuevo lleno de esperanzas

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.