6 chaves para superar os tempos difíceis e voltar a sonhar grande

Não cruze os braços, não desista. A vida pode lhe surpreender hoje mesmo. Você está pronto para o desafio de se superar?

Erika Otero Romero

Todos os seres humanos estão expostos a dificuldades na vida em suas diferentes nuances. Um dia qualquer, você está desfrutando de uma existência perfeita e no outro, tudo vem abaixo. E o que piora as coisas é que tudo pode acontecer num piscar de olhos.

Diante destas situações, ficamos devastado. Mas é que, além disso, elas põem a prova seu valor, resiliência, fortaleza e capacidade para superá-las.

A saída dessas dificuldades muitas vezes só depende de você, e quanto tempo você está “para baixo”, também depende da sua capacidade de voltar a subir.

A verdade é que não é tão difícil como parece; no entanto, às vezes comete-se o erro de não ter vontade e, em vez de tomar o controle, deixa-se nas mãos de terceiros ou do destino a mudança que se necessita para superar as dificuldades.

Há muitas maneiras de superar os tempos difíceis e superar a má fase. E são estas:

Advertisement

1 Permita-se aceitar sua realidade

Você deve se permitir sentir frustração e tristeza por sua perda ou fracasso. Você não ganha nada se reprimir suas emoções e se fizer de forte quando a situação o oprime ao ponto da angústia.

Se tiver de chorar, queixar-se ou lamentar, faça-o! Permita-se esse privilégio por apenas uma semana; só uma semana. Não dê a essas emoções todo o seu tempo, senão se apoderarão de sua força emocional e você poderá cair em uma severa depressão.

2 Controle seus pensamentos negativos

É habitual que, depois de uma dificuldade ou um fracasso, os pensamentos negativos nos bombardeiem. Mas ser bombardeado todos os dias não é saudável, porque magoa muito.

É da natureza humana a autopunição. A forma mais comum de fazer isso é nos dizendo coisas que nos prejudicam. Alguns dos adjetivos com os que mais nos batemos são: “você é idiota e por isso essas coisas acontecem”, “fracassado”, “você é feia”, “incapaz”, e tantos outros assim.

Você deve considerar reprogramar-se, porque tais pensamentos fazem muito mal e você acaba acreditando, na medida em que permite que sua mente os repita sem descanso. Como fazer isso? Simples, assim que passar pela sua cabeça a primeira recriminação do dia, “cancele-a” e troque-a por um pensamento positivo dirigido a si mesmo.

Advertisement

Exemplo: Você se levantou e assim que começou a andar tropeçou e deixar cair no chão o copo com água que tinha na mão. Em seguida chega o pensamento: “Que trapalhão que eu sou!”; o que deve fazer é que, tão logo surja esse pensamento, pare! Você pode estalar os dedos e dizer “cancelo!” Ou “não! Sou bom (boa) e capaz”.

Tudo que você precisa fazer para se reprogramar é mudar o pensamento negativo que dirige a si mesmo por um positivo; e assim com todos os outros, que MB até que você se torne consciente de sua capacidade e força.

3 Apoie-se em pessoas positivas

Você já chorou e lamentou pelo ocorrido, agora é seguir o processo de cura. Para completá-lo, apoie-se em seus entes queridos e pessoas positivas que te ajudem a ver o “outro lado da situação”.

As pessoas positivas vão recarregá-lo com a força que precisa para superar as dificuldades e seguir em frente apesar do que viveu.

Além disso, as outras pessoas podem ver melhor o que acontece de outra perspectiva, o que lhe permitirá ver todas suas opções e, assim, formular um plano de ação para superar as dificuldades.

Advertisement

4 Afaste-se do problema vendo o lado positivo da vida

Se escolher ver o copo meio cheio em vez de meio vazio, sua vida e a sua situação terão outra perspectiva. A demissão daquele emprego pode ser a oportunidade de começar um negócio próprio. A relação que acabou estava minando sua autoestima e agora você recuperou a paz.

Acostumar-se à mudança pode ser difícil, mas não é impossível. Quando você insiste em ver o lado bom da situação e se empenha em seguir esse novo horizonte, as oportunidades não se fazem escassas.

5 Esforce-se para fazer a mudança

Você tem que começar a trabalhar para mudar a situação que está passando. Se procura um novo emprego, o que deve fazer é começar a entregar currículos até encontrá-lo.

Você quer conhecer novos amigos e a oportunidade de encontrar um parceiro? Então deve começar a sair mais. Inscreva-se em uma academia, um curso, vá ver peças de teatro ou visitar museus; arrisque-se a falar com desconhecidos em alguma festa, talvez encontre a pessoa que procura.

Se sofreu um acidente e deseja voltar a caminhar bem, o que deve fazer é exercitar-se, traçar metas e cumpri-las até que se restabeleça e possa caminhar e até correr melhor que antes.

Advertisement

É questão de colocar metas simples e fixas que lhe deem uma direção a seguir, e ter força de vontade para fazer o que deve, mesmo que, às vezes, não deseje fazê-lo.

6 Seja persistente

A perseverança é a vontade que todo ser humano tem para lutar pelo que sonha, quer e deseja. É cair e levantar-se mais vezes do que pensava ser capaz, e pôr seu melhor ânimo nisso.

Sim, às vezes nos desencorajamos, mas é questão de dar um pequeno descanso e seguir adiante até conseguir o que se propôs.

Pode parecer difícil lutar apesar de se estar desanimado, mas é quando se prova a força de uma pessoa.

Em você estão todas as ferramentas para continuar avançando. Todos, inclusive as pessoas mais ricas e bem-sucedidas do mundo, sofreram por um fracasso, perda ou dificuldade; o que os diferencia é que aprenderam a não se dar por vencidos e esforçaram-se, rodeando-se de boas pessoas e não se punindo por aquilo que está fora de seu controle. E você pode fazer o mesmo. Você é feito do mesmo material que eles.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 claves para superar los tiempos difíciles y volver a soñar en grande

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.