6 caminhos para tornar seu casamento mais envolvente

A felicidade matrimonial não acontece por acaso; é necessário procurar caminhos que levem o casal a viver de forma intensa e feliz. Veja o que marido e mulher podem fazer para melhorar a relação em todos os sentidos.


Suely Buriasco

Com o passar do tempo e o estabelecimento da rotina na vida a dois, muitos casais acabam se distanciando, por acreditar que a conquista da pessoa amada está feita, não havendo mais porque se preocupar com isso. Ledo engano! Para ter um casamento harmonioso e manter a chama da paixão acessa, é primordial que os cônjuges se envolvam de forma intensa na relação.

Diz-se de um casamento envolvente aquele em que o casal se dedica a manter e desenvolver a capacidade de seduzir, um ao outro, ao longo do tempo.

Pensemos em alguns caminhos:

1. Crie atalhos

Embora a rotina tenha um papel importante, não precisa, de forma alguma, ser algo desestimulante. Usar da criatividade para desenvolver atalhos inéditos, dá um significado muito positivo para a relação. Fugir da rotina não precisa ser nada extraordinário ou dispendioso, pequenos gestos podem provocar grande emoção.

2. Observe detalhes

Preste atenção em seu cônjuge e elogie sempre tudo o que você gostar, demonstrando admiração. Observe palavras e ações de forma a ressaltar o lado positivo que denotam; perceba também a aparência, o jeito de se vestir, pentear, o perfume… Enfim, lembre-se de notar tudo o que sempre gostou em seu par e não permita que o tempo destrua esse encantamento.

3. Cuide de si mesmo

Estar de bem com a vida é o caminho para estar bem com o cônjuge. Lembre-se que a autoestima é fundamental para um relacionamento feliz. Assim, pense em você: cuide de sua saúde física e mental; não desprezando também a sua aparência. Muitos casais entram em conflito quando relaxam de si mesmos, não se preocupam mais com o que vestem e como se apresentam ao cônjuge. Sentir-se uma pessoa interessante é essencial para fazer-se interessante, a quem se deseje.

4. Cuide do outro

Existe um ditado popular que diz: “quem ama cuida”; e é mesmo assim. Faça de forma tão atenciosa que dispense até mesmo o pedido de seu cônjuge; procure perceber o que a pessoa amada precisa para se sentir satisfeita. Bom lembrar que todo mundo gosta de atenção, carinho e amor, certo? Isso não deve ser encarado como uma preocupação, mas como algo agradável que fará bem aos dois.

Advertisement

5. Sorria

O bom humor no casamento é um caminho determinante para que a vida a dois seja mais envolvente, sedutora e cativante. Claro que, diante das dificuldades da vida, nem sempre estamos tão dispostos, mas ao perder o ânimo, tudo, certamente, piora. Assim, tenha o sorriso como prova de esperança, alegria e posicionamento em relação à vida, compartilhando desse sentimento com o seu cônjuge.

6. Invista na sedução

Mas nada disso dará o efeito esperado se não houver disposição para seduzir o seu cônjuge. Provoque a imaginação da pessoa que você ama, exerça seu poder de atração. Marido seja um cavalheiro para sua amada; esposa seja uma dama para o seu amado. Seja gentil e amável que, certamente, seu cônjuge se renderá ao seu fascínio.

Um casamento envolvente é, pois, composto por duas pessoas que entendem que a felicidade matrimonial não acontece por acaso; que é um trabalho realizado pelo casal, no sentido de manterem o ardor e a satisfação na relação.

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.