6 atitudes no casamento que parecem NORMAIS mas que te encaminham para o DIVÓRCIO

Fazer brincadeirinhas na frente dos outros, encontrar defeitos são só algumas dessas atitudes...

Rachel De Castro

Muitas vezes os casais não percebem que certas atitudes podem estar machucando o relacionamento. Atitudes assim causam um grande desgaste no casamento com o tempo. Tudo tem conserto, mudando essas atitudes também pode-se mudar a dinâmica do casal, então analise seu relacionamento e veja se você tem feito alguma dessas coisas.

1. Compensar erros com presentes

Cristina N. Maluf Marin, especialista em terapia de casais e palestrante sobre codependência, explicou à revista M de Mulher que a atitude de dar presente passa por um arrependimento genuíno, mas não é assim que se resolve problemas no relacionamento.

Os problemas do casal não devem ser substituídos por coisas materiais como uma forma de apagá-los. Os problemas devem ser discutidos, analisados e resolvidos.

2. Não conversar quando algo incomoda

Num relacionamento, os dois devem se sentir confortáveis para expressar suas ideias e opiniões, mesmo que seja sobre algo que o parceiro fez e que ele(a) não gostou. Essa é uma forma de saber onde estamos errando para podermos melhorar e crescer.

3. Tirar sarro do parceiro na frente de terceiros

Pode parecer algo normal, apenas uma brincadeira do casal. Afinal, quando se tem intimidade, esse tipo de atitude é normal. Mas brincadeiras do tipo podem ter consequências ruins.

Advertisement

“A vítima pode se forçar a acreditar que é realmente brincadeira, enquanto aquilo está lhe fazendo mal e pode ser um gatilho para ansiedade, depressão e até síndrome do pânico”, explica a especialista Cristina.

4. Relembrar erros do passado

Esse erro pode se passar como normal porque muitas pessoas acreditam que um relacionamento tem memórias positivas e negativas.

“Problemas têm que ser resolvidos na hora em que acontecem e pronto, acabou. Não finalizá-los e trazê-los à tona depois desvirtua a discussão atual e faz mais um assunto – o motivo da discussão de agora – ficar sem solução satisfatória”, explica a matéria da revista M de Mulher.

5. Colocar o parceiro como última prioridade

É difícil balancear todas as responsabilidades, como trabalho, filhos, casa e casamento. Por isso, a Dr. Wendy Hernandez sugere ao site LifeHack que os casais sentem juntos e conversem sobre ideias para fazer com que o parceiro se sinta como prioridade dentre todas as responsabilidades do dia a dia.

Algo importante de se fazer também é expressar o quanto seu parceiro é importante para você.

Advertisement

6. Encontrar defeitos em tudo que o outro faz

Críticas construtivas para ajudar a melhorar são bem diferentes de críticas apenas para diminuir o outro. Encontrar defeitos apenas para diminuir e menosprezar fazem com que o outro se sinta humilhado e atacado.

Criticar só para diminuir é uma forma terrível de sabotar o relacionamento.

Ainda há tempo de mudar algumas dessas atitudes. Lembre-se que com respeito e companheirismo um casal pode conviver em harmonia e amor.

Toma un momento para compartir ...

Rachel De Castro

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.