6 atitudes de uma criança que tem ciúmes do irmãozinho mais novo

Podem ser atitudes cruéis com os pais ou mesmo com o irmão. Tudo isso não passa de ciúmes que pode ser controlado com a ajuda dos pais.


Michele Coronetti

Muito comum, o ciúme entre irmãos acontece e os pais podem ajudar seus filhos a aprender a controlar o sentimento. Mesmo porque quanto antes aprender a lidar com isso, melhor para seu desenvolvimento social.

Nem sempre é fácil observar que o filho mais velho está tendo ciúmes. Muitas coisas podem ser feitas escondidas ou serem mal interpretadas pelos pais. Algo importante de lembrar é que o sentimento é apenas este e a criança não deixou de amar seu irmão. As atitudes podem atrapalhar e parecer que não existe amor, mas na verdade é apenas uma busca de preservação do seu lugar na família.

Algumas coisas que os filhos podem fazer quando sentem ciúmes:

Pequenas agressões

Sim, acontecem. Pequenos beliscões, mordidas, tapas, isso tudo quando ninguém está vendo. Os irmãos maiores podem fazer isso e não significa que são psicopatas, apenas estão frustrados por terem perdido seu lugar e precisam extravasar.

Criticar o irmão

Eles começam falando que o bebê é feio, chorão, chato, e encontram vários adjetivos negativos para falar mal do irmãozinho. Muitos até falam para os pais o devolverem porque não gostam dele. Isso também não significa que estejam sendo sinceros, mas apenas descontando a falta de atenção que recebem através das críticas expostas.

Esconder as coisas dele

É comum o irmão maior esconder brinquedos, acessórios como a chupeta, roupas e outros pertences do menor. Pode fazer isso mesmo sabendo que será descoberto, pois assim ganhará um pouco mais de atenção, ainda que seja uma bronca ou um castigo.

Regressões

Ele volta a falar errado, chorar e fazer birra, pode voltar a não controlar a urina e muitas vezes pede para ser amamentado. Tudo isso somente para ter a mesma atenção que seu irmãozinho menor. Alguns até dizem que precisam usar fraldas novamente.

Advertisement

Isolamentos

Muitas vezes a criança acaba se retraindo e isolando para não precisar competir com o irmão mais novo. Esse comportamento pode se agravar se não for tratado com carinho.

Deixar de se comunicar

Deixar de falar com os pais mesmo quando lhe for feita uma pergunta também acontece. Seria algo como a criança estar punindo seus pais por terem trazido alguém para colocar em seu lugar. Pode passar muito tempo até que o filho “perdoe” os pais e volte a se comunicar.

Não existe fórmula mágica para evitar este problema. Ter o segundo filho com muitos anos de diferença ou com alguns meses muda? É impossível de saber porque cada pessoa é diferente e individual. Alguns sentem menos ciúmes, outros lidam melhor com o sentimento e ainda há os que nunca o superam.

Para a maioria dos pais essas atitudes são dolorosas e até perigosas, podendo afetar a saúde de todos os familiares e desequilibrando o ambiente. É importante ter paciência e ajudar o filho mais velho a enfrentar seu problema, sem estimular para que piore ou que não goste de seu irmão. Será necessário muito tato para conseguir ajudar o filho a sentir menos ciúmes do irmão e entender como lidar com isso.

Toma un momento para compartir …

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.