6 aspectos que o deixam menos atraente na hora de se relacionar

Sim, cuidar da aparência é muito bom, mas lembre-se, essas 6 coisas podem jogar contra você quando se trata de se relacionar com os outros.

Erika Otero Romero

Para conquistar a simpatia das pessoas, não é necessário ter uma beleza do tipo Miss Universo; isso é um fato. No entanto, uma aparência agradável ajuda muito quando se trata de se relacionar com os outros, porque proporciona certo grau de confiança em si mesmo.

Mas, cuidado! Quando digo “uma aparência agradável”, não me refiro a Brad Pitt ou Angelina Jolie em sua juventude. O que quero dizer, com essa observação, é ser saudável de todas as maneiras possíveis.

Uma aparência agradável implica não apenas ser saudável e atraente – o que não é o mesmo que ser uma beleza de Hollywood; tem mais a ver com estar em boas condições físicas, bem como desfrutar e transmitir paz de espírito e ter uma atitude genuína e feliz em relação à vida.

Como você pode ver, ser atraente não tem nada a ver com ganhar na loteria genética; ao contrário, implica ser uma pessoa gentil, bonita e saudável equitativamente.

Tendo em conta o que foi dito, você encontrará, abaixo, aspectos de personalidade, atitude e aparência que o deixam menos atraente para as outras pessoas.

Advertisement

1. Uma atitude preguiçosa

A propósito, tenho uma história para contar. Eu tinha acabado de me formar na faculdade e consegui um emprego que me deixava muito nervosa. Meu chefe tinha péssimo caráter e estava sempre gritando, a ponto de eu ficar com muita preguiça de ir trabalhar. Isso se refletia em um estado de cansaço e tédio constantes. Obviamente, recebi várias repreensões por minha atitude, que, admito, não foi a melhor que pude ter em um emprego em que lidava com o público.

Com o tempo, entendi que minha atitude não era a melhor e que gerava rejeição ante aos outros. E, de fato, é isso que acontece. A preguiça não é atraente, faz com que as outras pessoas se sintam desconfortáveis ​​e não queiram estar perto de você.

Se você não gosta de algo e isso gera uma rejeição tal, que o deixa com preguiça até mesmo de pensar sobre isso, aja e mude a situação, para que isso não jogue contra você, fazendo você parecer uma pessoa irresponsável.

2. Não dormir bem

Uma pessoa que não descansa bem todas as noites fica com a aparência de doente. Olheiras, rosto exausto, corpo encurvado e – por que não dizer – apatia e muito desânimo para cumprir suas responsabilidades diárias.

A pessoa pode não dormir bem devido ao estresse, a uma doença, uma cama desconfortável, um quarto mal ventilado ou, inclusive, maus hábitos de dormir. Deixar de dormir adequadamente não apenas lhe deixa com uma aparência cansada, mas também influencia na atratividade que você exerce sobre os outros.

Advertisement

Sobre isso, foi realizado um estudo em que os pesquisadores tiraram fotos de pessoas que dormiam oito horas por noite e compararam com fotos de pessoas que não tinham dormido havia 31 horas. Essas fotos foram mostradas a vários participantes, aos quais foi pedido que classificassem os sujeitos em diferentes áreas. Os resultados concluíram que as fotos das pessoas que não dormiram por 31 horas passaram a impressão de serem menos saudáveis, mais tristes e menos atraentes.

3. Estresse

Hoje em dia, é muito comum ouvir as pessoas se queixando de mal-estares típicos do estresse. Doenças como úlcera, insônia, dor de cabeça, colite e muito mais são geradas por altos níveis de cortisol, um hormônio que gera estresse e causa, até mesmo, ataque cardíaco.

Um estudo de 2013, que consistiu em fazer um grupo de homens classificar um grupo de mulheres por sua aparência física, determinou que aquelas que estavam estressadas ​​eram menos atraentes para esses homens. O interessante é que os pesquisadores apontaram que a possível razão para isso é que os baixos níveis de cortisol indicam saúde e fertilidade, características atraentes para as pessoas que procuram um parceiro.

4. Ser excessivamente alegre

Quanto a isso, tenho outra história. Eu costumava seguir uma youtuber espanhola, cujas boas vibrações eu realmente gostava. No entanto, parei de assistir a seus vídeos há muito tempo. O motivo? Sua alegria, que costumava me contagiar, atingiu níveis irritantes. A mulher em questão ria exageradamente, gritava muito e se mostrava muito efusiva, a ponto de parecer hipócrita e exagerada. O resultado foi que isso me incomodou tanto, que me deixou desconfortável.

Não há nada de mal em uma pessoa se mostrar, até certo ponto, feliz e autoconfiante. Pelo contrário, pode ser muito atraente, mas na medida certa, pois o exagero muitas vezes gera repulsa.

Advertisement

Um estudo de 2011, em que participaram mais de mil pessoas – as quais receberam fotos de pessoas do sexo oposto e lhes foi pedido que classificassem seu nível de atração por elas – determinou que as mulheres preferem homens que não parecem muito felizes. A razão é que elas interpretam otimismo e alegria excessivos como vaidade e  orgulho. Os homens, por sua vez, preferem mulheres que não pareçam muito seguras de si, porque, para eles, é sinônimo de arrogância.

5. Uma atitude amarga e queixosa

Se tiver sempre um rosto “amargurado”, você fará as pessoas correrem. Ninguém quer ter ao seu lado alguém que sempre responda mal a uma pergunta ou convite, e seja pouco amável e descortês. O mesmo se dá em relação a pessoas que reclamam o tempo todo de “seus infortúnios”.

6. Ser desonesto

Outro aspecto relevante é a desonestidade. Talvez seja mais difícil de detectá-la com facilidade, mas depois de entrar em um relacionamento de amizade ou amor com alguém que só sabe trapacear ou mentir, o resultado não poderia ser outro: você se cansa mais cedo ou mais tarde.

Pode ser que um especialista em enganar tenha êxito, no começo. Mas isso geralmente não dura muito tempo. Depois de um tempo, essa pessoa acaba se afastando de todos ao seu redor, porque ninguém suporta alguém com más intenções.

Não é que você tenha que passar a vida toda tentando ser perfeito, não é assim. Mas, se o que você deseja é ser uma pessoa querida e atrair pessoas com a mesma vibe positiva, a solução é ser autêntica e genuína. Você deve se esforçar para ser feliz e equilibrado na medida certa, e conseguirá o que quer que se proponha a fazer.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 6 aspectos que te restan atractivo a la hora de relacionarte

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.