6 alimentos que contribuem para a sua depressão

A boa alimentação é muito importante para prevenir quadros depressivos, você sabia disso?


Renata Finholdt

A depressão é cada vez mais uma doença que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo. Suas causas são inúmeras e agravam mais e mais a cada ano devido ao tipo de vida que temos levado.

Alimentação inadequada, estresse, excesso de medicamentos, álcool dentre outras coisas causam uma desestrutura hormonal no cérebro e com isso a depressão surge.

O que pouca gente imagina é que alguns alimentos agravam o quadro depressivo ou até mesmo colaboram para que ele surja. Por isso é cada vez mais importante cuidar da alimentação diária para que muitas doenças possam ser evitadas.

1. Álcool

A ingestão de álcool faz com que o organismo deixe de absorver nutrientes importantes para manter-se saudável. Ele desorganiza o sono e o humor de quem o utiliza e quando ingerido junto de medicamentos prejudica a absorção dos mesmos e altera seus efeitos.

2. Carboidratos

O bom e velho pãozinho e todas aquelas massas deliciosas, se consumidas em excesso, podem fazer que o índice glicêmico se eleve de forma constante e acabe alterando o metabolismo cerebral relacionado aos quadros depressivos.

3. Gordura trans

Todos aqueles alimentos industrializados que apresentam gordura trans em sua composição são vilões à boa saúde. Além de problemas cardíacos, circulatórios, diabetes este tipo de alimento contribui para os casos de depressão, pois desarmonizam as membranas cerebrais.

4. Carne vermelha

O consumo excessivo de carne vermelha prejudica o funcionamento dos neurônios cerebrais e consequentemente aumentam as chances de depressão. Por esse motivo é importante oferecer as carnes vermelhas de forma moderada para sua família. Tudo que é demais é prejudicial.

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5. Açúcar

Mais um alimento que quando consumido em excesso prejudica o bom funcionamento dos neurônios e a produção da serotonina (hormônio da felicidade). Este hormônio, quando em baixa produção, contribui para quadros depressivos.

6. Cafeína

A ingestão da cafeína, ao contrário do que se pensa, colabora para casos de depressão, uma vez que ela faz com que as pessoas se sintam mais irritadas e nervosas, percam noites de sono e desta forma entrem em processos depressivos. É preciso atenção porque a cafeína está presente em refrigerantes, chás e no café.

Alimentos saudáveis são muito importantes para o combate aos quadros depressivos. Frutas, verduras, cereais, água são indispensáveis para o bom funcionamento de nosso cérebro.

Na hora de formular sua próxima lista de compras, planeje bem seu cardápio e mantenha-se longe desta doença que cresce a cada ano.

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Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.