Como incentivar seu filho a gostar de ler

Veja seis dicas que poderão ajudar seu filho a tomar gosto pela leitura.

Haley Miller

Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellanodo original How to encourage your child to enjoy reading, de Scott Johnson (postado por Haley Miller – editora Cedar Fort Inc).

Você já adora ler e devorar livros diariamente, ainda assim seu filho permanece apático e em vez disso escolhe jogar videogames ou assistir televisão. Isso é perfeitamente normal ao considerar o excesso de distrações que competem pelo tempo de leitura do seu filho. Assim, como você poderá incutir no seu filho o gosto pela leitura? Este é um dilema que a maioria dos pais são obrigados a enfrentar em algum ponto no tempo.

A leitura oferece muitos benefícios, desde incentivar a imaginação até aliviar o stress. Na verdade, aqueles que leem livros frequentemente experimentam uma melhora em seu vocabulário, a memória se expande e conseguem até mesmo uma autoestima mais saudável. Todos esses benefícios poderão vir ao longo do caminho para impactar positivamente a vida de seu filho.

Então, de volta ao dilema inicial: Como incentivar seu filho a gostar de ler? Aqui estão seis dicas que deverão ajudá-lo a fazer exatamente isso.

1. Comece cedo

. É muito mais provável que seu filho goste de ler, se você começar a ler para ele desde pequeno. Nunca é cedo demais para começar a ler. Mesmo na infância, ele se beneficiará dessa leitura. As crianças aprendem padrões de discurso – em vez de palavras reais – e habilidades de comunicação provenientes de suas experiências. Ao ler para eles desde cedo, você estará oferecendo mais oportunidades para que desenvolvam suas habilidades de comunicação. Além disso, eles irão adorar essa atenção e você terá mais tempo com eles.

Advertisement

2. Dê o exemplo

. Se os seus filhos o virem ler em seu tempo livre, eles ficarão mais propensos a ler por si mesmos. Fale sobre os livros que estiver lendo e o que os torna interessantes.

3. Leiam juntos

. Isso remonta ao tempo do vínculo de ligação entre pais e filhos. As crianças anseiam por mais tempo com seus pais. Se eles entenderem que ficarão mais tempo com a mãe ou o pai através da leitura desenvolverão um carinho especial pelos livros que se tornará uma poderosa ferramenta motivacional.

4. Ajude seu filho a escolher livros nos quais esteja interessado e com os quais possa se relacionar. A leitura deve ser uma escolha e não uma obrigação. Guie-se pelo interesse dele. Se o seu filho for um menino de 12 anos de idade é muito provável que não esteja interessado em livros cheios de princesas e pôneis. Em vez disso proporcione-lhe uma variedade de material de leitura sobre temas de seu interesse. Faça melhor ainda, ajude-o a escolher os livros que contenham personagens que estejam próximos de sua idade. Por exemplo, seu filho de 12 anos de idade poderá ficar interessado no conto “A viagem de natal de Jeremy” porque o personagem principal é um garoto de 12 anos.

5. Recompense a realização

. Algumas crianças são motivadas pela realização, outros são motivadas pela recompensa da conquista. Crie um gráfico visual com o qual seu filho possa acompanhar suas realizações de leitura: Certifique-se de que exista um objetivo claro no final (número de livros, páginas ou minutos). Uma vez que cheguem ao seu objetivo, celebre a realização com algo especial.

6. Separe um tempo para a leitura

Dedique um tempo específico para que o seu filho leia todos os dias. Depois de algumas semanas de leitura consistente, isso se tornará um hábito.

Advertisement

Com um pouco de sorte e persistência, o seu filho descobrirá a alegria que vem da leitura e a valorizará ao longo de toda sua vida – eventualmente receberá os muitos benefícios que virão por ser um leitor habitual.

_Scott Johnson é o autor de A Viagem de Natal de Jeremy. Mais informações sobre o título poderão ser encontradas nestes links: http://www.jeremyschristmasjourney.com/%20http:/bit.ly/UUp4ay

Toma un momento para compartir ...

Haley Miller

Haley Miller é editora de aquisições pela empresa Cedar Fort Inc.