5 tratamentos para a alergia para prevenir toda a família

Saiba mais sobre os tipos de alergias e seus tratamento e proteja sua família o ano inteiro.

Guilherme Kuceki

A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo. Essa hipersensibilidade pode gerar muito desconforto por seus efeitos que vão desde coceiras e espirros até inchaços que podem provocar a morte.

Muitas alergias são causadas por seres invisíveis que tem oito patas, são os primos das aranhas e inimigos de quem tem rinite alérgica, os ácaros. Na realidade o que provoca as crises alérgicas nas pessoas são seus cadáveres e materiais fecais. Fungos, pêlos de animais, plantas, comidas e substâncias são outros causadores de alergias.

Fazendo algumas mudanças em casa e no estilo de vida, quem sofre de alergias pode reduzir a incidência de ataques e minimizar a intensidade dos sintomas. Os pais de filhos alérgicos não devem colocá-los em uma “bolha” evitando que vivam de maneira normal. Os pais e os filhos devem estar cientes do que causa as alergias e, além de evitar, saber remediar com eficiência.

Algumas dicas para lidar com alergias:

  • Deixar a casa sempre limpa e arejada. Trocar periodicamente toalhas, fronhas, lençóis e tapetes. Aspirar o pó algumas vezes durante a semana.

    Advertisement
  • Evitar contato com inseticidas, fumaça de cigarro, contato com aves, cães, gatos, cavalos, brinquedos felpudos, talcos, perfumes e cheiros irritantes.

  • A alergia é uma doença crônica, ou seja, um problema que você terá de conviver por toda a vida. Por isso, a ida a um médico é fundamental, para adotar medidas no dia a dia que ajudam a conviver melhor com a alergia e evitar que ela fique cada vez mais forte.

  • Os anti-histamínicos são medicamentos que ajudam a conter os sintomas da alergia e são relativamente seguros, porém é necessário usá-los sob orientação médica.

  • O distanciamento dos agentes causadores das alergias não lhe deixa livre delas. Quem tem alergia à pêlo de gato, por exemplo, pode ter sintomas ao chegar perto de alguém que tenha gatos em casa.

Se sentir a garganta mais inchada e rouca pode ser o início de uma anafilaxia, uma reação mais grave que pode resultar no edema de laringe, portanto vá direto ao hospital.

Advertisement

Lembre-se que o tratamento das alergias envolve um conjunto de fatores: o tratamento do ambiente, o controle com medicamentos e imunoterapia específica, que é o tratamento com vacinas para diminuir a sensibilidade ao alérgeno.

Os resultados farão com que o paciente possa ter uma qualidade de vida muito maior. Os pais podem levar seus filhos para fazer exames que indicam se eles são alérgicos a algo, e os exames são geralmente simples e rápidos.

Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.