5 toques singelos capazes de unir o casal

Demonstrar amor através de pequenos gestos tem o poder de transformar a relação e causar grande satisfação aos cônjuges.

Suely Buriasco

Pode ser que você tenha vontade, mas não sabe como demonstrar seus sentimentos e acaba deixando passar as oportunidades, mesmo percebendo que tem deixado seu cônjuge chateado. No entanto, sempre vale lembrar que carinho e um pouco de romance são fundamentais para manter um relacionamento conjugal satisfatório e o toque é uma preciosa troca de energia.

É interessante que você reflita para detectar quais os motivos dessa sua dificuldade, pois isso o ajudará a superá-la. É comum que a dificuldade em manifestar afeto tenha origem na infância; algumas famílias não são dadas a esse tipo de manifestação. Também pode ser consequência de alguma frustração no passado; enfim. O fato é que você pode superar isso e iniciar uma mudança de comportamento com pequenas ações diárias.

Pensemos em algumas:

1- Cumprimente sempre com um beijo

Ao encontrar e ao se despedir do cônjuge, faça-o com um beijo; nesse caso um “selinho” será capaz de selar um sentimento muito doce que fortalece o relacionamento. Para que tenha esse efeito não se esqueça de olhar nos olhos antes, de forma que seu cônjuge entenda seus sentimentos e não tome seu gesto por simples hábito.

2- Abrace seu amor

O abraço tem um grande poder; é fonte fecunda de energia benfazeja que une o casal e propicia grande prazer aos cônjuges. Por isso é sempre recomendável e não deve ser feito apenas de forma esporádica ou só na intimidade do casal; um abraço inesperado tem intenso valor. Como elemento surpresa é muito interessante, também, abraçar seu amor por trás, quando ele estiver realizando alguma tarefa. Esse tipo de abraço é capaz de provocar grande aconchego e segurança em quem o recebe.

Advertisement

3- Faça pequenas massagens

Não precisa ser massagista ou saber qualquer técnica para se aproximar do cônjuge sentado e colocar as mãos no ombro e nuca, fazendo movimentos circulares com os dedos. E se finalizar com um beijinho no local massageado é ainda melhor. Também colocar os pés da pessoa amada no seu colo massageando-os é demonstração profunda de carinho e reconhecimento.

4- Pegue nas mãos

Sempre que estiverem juntos, caminhando ou sentados lado a lado, segure as mãos de seu cônjuge, além de carinhoso, esse gesto tem uma simbologia edificante. As mãos dadas significam companheirismo, cumplicidade e confiança, simbolizando a amizade e o respeito. Pegar nas mãos de seu cônjuge pode também remetê-los ao tempo de namoro, trazendo de volta a sensação dos primeiros encontros, reacendendo a paixão do início e renovando a relação.

5- Afagos no sofá

Em vez de sentar afastados, transforme as habituais sessões de televisão ou cinema em momentos aconchegantes, que aumente o prazer de estarem juntos. Faça questão de ficar junto a seu cônjuge, tão próximos que sinta o calor do corpo dele e ofereça o seu próprio calor. Com certeza esses momentos nunca mais serão tediosos ou enfadonhos.

Demonstrar carinho através desses atos singelos é de grande importância para manter a alegria e vigor da relação, intensificando, inclusive o desejo sexual dos cônjuges. O cotidiano do casal é enriquecido, o bom humor dos cônjuges é estimulado e a união se edifica nos moldes da confiança e do amor. Sem contar que os filhos, que presenciam essas demonstrações de carinho entre os pais, sentem-se mais seguros e felizes. Assim, todos saem ganhando.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.