5 sugestões para administrar melhor o seu tempo

Dicas para aproveitar melhor as 24 horas de seu dia.


Taís Bonilha da Silva

“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”. (Dalai Lama)

Você já se encontrou em uma situação onde há tantas coisas a serem feitas que parece que 24 horas não são suficientes? O dia passa e ao final você percebe que não conseguiu concluir nem a metade de tudo o que tinha planejado fazer.

Ou então, você é o tipo de pessoa que deixar tudo para a última hora e aí fica estressado e muitas vezes não consegue desempenhar suas funções com qualidade?

Isso tudo acontece por um simples motivo: má administração do tempo. O primeiro passo para resolver isso é você fazer uma autoanálise para identificar como você funciona em relação ao tempo.

Primeiro passo: Autoavaliação

Existem pessoas, por exemplo, que se deixarem as coisas para fazer no último momento ficam estressadíssimas, muito frequentemente não cumprem com qualidade o que devem fazer, ou então, simplesmente não fazem. Essa atitude traz prejuízos para sua vida profissional e pessoal. Porém, existe um outro tipo de pessoas que funcionam bem com prazos mais curtos, elas também deixam tudo para última hora, mas essa adrenalina do prazo estar se esgotando é um motivador para ela e não um fator estressante, ao contrário, essa pessoa trabalha com qualidade igual ou superior, porém em um espaço de tempo menor.

Segundo passo: Avaliar ganhos e perdas

Para saber em qual dos dois tipos de pessoa você se encaixa será preciso fazer uma análise dos ganhos e perdas que você tem em relação ao planejamento que faz. Então identifique em sua vida se deixar para última hora tem lhe trazido problemas ou não. Caso a resposta seja não, você é uma pessoa que apesar de protelar algumas tarefas consegue lidar bem com isso. Agora se a resposta for sim, você precisa seguir essas 5 dicas sugeridas por Marília Fiuza, especialista em desenvolvimento humano:

Faça uma lista das atividades do seu dia

Faça uma relação de todas as atividades que você realiza durante seu dia. Liste todas elas. Seja bastante minucioso e verdadeiro consigo mesmo. Mudanças significativas implicam em esforço, então se concentre nesse exercício.

Advertisement

Quais são indispensáveis

Identifique quais dessas atividades são indispensáveis, ou seja, quais delas devem ser realizadas inevitavelmente e que só podem ser realizadas por você.

O que pode ser delegado

Verifique na sua lista de atividades quais delas podem ser designadas para que outras pessoas realizem, seja a tarefa toda ou parte dela.

Elimine o supérfluo

Muitas vezes carregamos nosso dia de atividades que não precisariam ser realizadas naquele momento ou mesmo que nem precisariam ser realizadas. Geralmente são hábitos que não são importantes e que atrapalham o seu dia.

Adicione o que for importante

Analise o que você não tem feito durante o dia e que deveria ser feito, encaixo-o na sua lista, mas tenha cuidado, seja atencioso quanto ao que é realmente prioridade.

Sem um planejamento consciente nós acabamos nos sobrecarregando de atividades desnecessárias que acabam por tomar muito tempo e o que é realmente importante fica negligenciado. Ter uma vida corrida é característica da nossa sociedade hoje, porém, ter uma vida corrida e estressante depende somente da maneira como você gerencia o seu tempo.

Toma un momento para compartir …

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.