5 sinais que seu relacionamento expirou

Se você está em dúvida em relação ao seu relacionamento, refletir sobre estes sinais pode facilitar sua decisão.

Suely Buriasco

Muito difícil saber com exatidão quando não há mais o que fazer para melhorar um relacionamento. Como saber se tudo já foi feito, explicado, demonstrado? Por mais difícil a vida em comum, nem sempre o momento é certo, nem sempre fizemos o melhor que podíamos. A vida real tem altos e baixos, e estes podem afetar negativamente seu relacionamento. Então, como você sabe quando as coisas são difíceis, mas tempos melhores virão ou se realmente não há mais o que fazer? Essas são questões muito íntimas que merecem toda atenção.

Sem a pretensão de trazer respostas prontas, alguns sinais podem ajudar você a entender seus próprios questionamentos. São eles:

1. Você não encontra nada de bom para falar de seu parceiro

Não vale citar o passado, a pergunta é: o que você tem de bom para falar do seu parceiro hoje? A admiração é muito importante para a boa saúde dos relacionamentos. Mesmo nos momentos difíceis é preciso que haja algum entusiasmo que una o casal e isso não é possível quando não existe admiração.

2. Vocês brigam o tempo todo

Claro que desentendimentos são normais nos relacionamentos, mas se viram rotina é muito ruim. Se coisas banais como o que fazer para o jantar ou que filme assistir estão se transformando em brigas é hora de perguntar o que realmente está acontecendo. O diálogo é a ferramenta para o entendimento, então, se seu relacionamento é importante, você deve ter uma conversa honesta e produtiva. E caso isso não seja possível, melhor procurar ajuda.

3. A tristeza tomou conta

Você já acorda se sentindo sobrecarregado(a) e insatisfeito(a)? Hora de repensar. Pense no que está incomodando você e analise o que você precisa mudar. Se você achar que sua tristeza está girando em torno de seu relacionamento, lembre-se que você não pode mudar o outro, então, talvez seja hora de escolher a felicidade para você.

Advertisement

4. Vocês preferem não ficar juntos

Num relacionamento onde exista muitas brigas, o casal acaba se afastando. Se nada for feito o afastamento vai virar parte da rotina do casal. Acostumar-se com o que não está bom é um dos maiores problemas dos relacionamentos. Os relacionamentos saudáveis têm por característica o esforço mútuo para passar o tempo juntos. Se um dos dois se sente negligenciado ou não tem a prioridade que deseja as coisas não andam bem na relação.

5. Você tem interesse em outra pessoa

Interessar-se por outra pessoa nem sempre é sinal que o relacionamento acabou. Muitos acabam percebendo que procuraram fora da relação o que não acharam em si mesmos e se arrependem. Portanto, é urgente que você tenha uma conversa honesta consigo mesmo e avalie melhor o que está acontecendo. Se o que você quer é manter o seu relacionamento é preciso agir o quanto antes em favor dele. Mas se você percebeu que quer mesmo é investir nessa terceira pessoa, então melhor é colocar fim no que não lhe interessa mais. Terminar o relacionamento antes de trair é corajoso e demonstra caráter.

Agora é com você: acha mesmo que tudo já foi feito? Seu relacionamento expirou realmente? Cuidado com as desculpas. É fundamental ser muito honesto(a) com você mesmo. Lembre-se de que o seu relacionamento é, sem dúvida, muito importante para a sua vida, mas ele não é a sua vida.

Como nos lembra esse site de psicologia: “De qualquer forma, o fundamental é o Cuidar de Si-Mesmo, como nos alertava Sócrates e como nos relembrou o filósofo francês Michel Foucault”.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.