5 sinais que indicam que uma criança necessita mais amor e carinho

Através do comportamento, seu filho pode estar revelando diante de seus olhos que busca mais afeto, compreensão e carinho. Quais são esses sinais?

Adriana Acosta Bujan

Sabemos que ser pais nos torna seres mais vulneráveis, com medos e com muitos anseios de ver nossos filhos crescerem e serem felizes. Não importa o obstáculo que surja, pois não temos mais opção que superá-los para conseguir que fiquem bem. Ser pais é olhar para as maravilhas da vida, aprender que os filhos são um espelho que reflete o que damos a eles.

Apesar do grande amor que sentimos pelos filhos e de nossos esforços para lhes dar uma vida cheia de satisfações e alegrias, em algumas ocasiões não conseguimos que eles sejam felizes. Talvez seja porque ninguém nos ensinou a ser pais ou porque acreditamos que lhes dar tudo o que desejam será suficiente para fazê-los sorrir.

Infelizmente, com a agitação cotidiana, alguns pais assumem que, se os seus filhos têm o que precisam, é um sinal de que são felizes. Mas na verdade, o que os filhos precisam mais do que nunca é do tempo de qualidade junto a seus pais, mais que de qualquer outra coisa material.

A criação de filhos, um jogo que devemos aprender

Não basta dar aos filhos uma boa educação, um teto para viver, comida, roupa e brinquedos; já que a educação é mais do que isso, trata-se de dar-lhes carinho, atenção, cuidados, amor e apoio incondicional. É estar ali, no momento preciso, antecipar-nos às suas necessidades e fazê-los sentir que são capazes de conquistar por si sós o mundo inteiro. Parece simples, mas não é!

No entanto, nem tudo está perdido, podemos identificar alguns sinais que indicam que os filhos precisam de mais amor e carinho e não apenas as coisas materiais que podemos lhes oferecer. Saber identificar esses sinais a tempo será uma forma de garantir que os nossos esforços, como pais, vão na direção certa.

Advertisement

Quais são os sinais?

O Professor e especialista em educação familiar, Sagid Rivera, explicou que as crianças precisam de diferentes maneiras de se sentir amadas ao longo da vida; inclusive que, em todas as etapas do desenvolvimento, é importante saber como demonstrar nosso amor incondicional.

Outros especialistas garantem que os filhos valorizam mais nosso amor, atenção e cuidados, segundo o tempo que lhes dedicamos. Quando uma criança precisa de mais amor e atenção, geralmente dá alguns sinais como, por exemplo:

1 Medo do abandono

É normal que um menino entre os 8 e 14 meses de idade chore quando sua mãe o deixa por um instante, embora estejam dentro da mesma casa. É parte da pesquisa de John Bowlby e Mary Ainsworth, que desenvolveram a chamada “Teoria do Apego”.

Mas quando este medo se torna constante após a idade indicada, pode ser um sinal de que a criança precisa de mais amor e atenção. Este medo se apresenta com angústia, começando uma forte dependência da pessoa amada, e qualquer indício de separação, aumenta uma dose de ansiedade, pelo que a criança segue durante toda sua vida buscando o afeto e os cuidados que não teve durante sua infância.

Geralmente, as crianças sentem grande ansiedade quando um de seus pais não chega em casa; em questão de segundos, entram em pânico e constroem pensamentos negativos em torno desse atraso. Geralmente pensam que sofreram um acidente ou que adoeceram ou morreram.

Advertisement

Inclusive, aparecem alguns sintomas físicos, como dor de estômago, vômitos, pesadelos frequentes, medo da escuridão e inquietação permanente. Nestes casos, é importante nos comunicar com os nossos filhos, dizer-lhes que não devem ter medo por estarem sozinhos, porque, quando chegarem em casa, vão recompensá-los com muito amor e atenção.

2 Chamar a atenção dos adultos

As crianças são travessas por sua natureza inata de aprender, explorar e experimentar coisas novas, como é a maneira de aprender. No entanto, quando as crianças têm comportamentos inadequados, agressivos, sem medir as consequências de suas ações, elas indicam que precisam de mais amor e carinho por parte de seus pais.

É como dizer “estou aqui, prestem atenção em mim”. Por vezes, os limites estabelecidos pelos pais não são suficientes para que os filhos compreendam os perigos que podem enfrentar e, por isso, tentam desafiá-los.

3 Tristeza permanente

Quando as crianças estão constantemente apáticas, zangadas e tristes, é um sinal de que precisam de mais atenção dos pais. Não basta prover-lhes as coisas materiais que necessitam para estar bem, pois estão pedindo atenção e mais tempo de qualidade com seus pais.

São crianças que perdem o interesse facilmente pelas coisas, inclusive costumam perder o apetite e preferem estar isoladas sem nenhum tipo de convivência. Neste caso, será importante encontrar a raiz da causa de sua tristeza para poder trabalhar nesses aspectos que provocam sua atitude.

Advertisement

4 Torna-se mais agressiva

Muitas vezes, elas são muito violentas, reagem à defensiva em qualquer circunstância, não escutam razões e ignoram as regras. Normalmente usam linguagens inapropriadas e têm pensamentos negativos. Este tipo de comportamento pode ser um sinal de que precisam de mais atenção por parte dos seus pais, já que estão tentando chamar a sua atenção de uma forma ou de outra.

Eu compartilho: Crie filhos sem limites e  se arrependerá por toda sua vida

5 Baixo desempenho escolar

Assim como temos problemas e aflições, os filhos também os têm na sua tenra idade. Muitas vezes eles acreditam que seus pais estão tão ocupados em outras coisas, que seus problemas não são importantes, e por isso deixam de se motivar para ter boas notas. Eles estão tentando chamar sua atenção para que os ajude e os apoie; precisam de seu amor e carinho para recuperar sua motivação.

É importante que os pais estejam atentos a estes sinais, porque, se os deixarmos passar, podem gerar graves consequências como a depressão, baixa autoestima, até mesmo autoagressão ou morte. Procure fazer um esforço e tente passar mais tempo com seus filhos, conviver com eles, conhecê-los e aprender com eles. Lembrem-se, tudo o que eles precisam é de tempo de qualidade, amor, e nada mais.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 señales que indican que un niño necesita más amor y cariño

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.