5 sinais que a gravidez não vai bem
Alguns sintomas parecem inofensivos, mas podem estar colocando a gravidez em risco! Fique atenta!

Evelise Toporoski
A gravidez é um momento único na vida de qualquer mulher, e o nosso sonho é, mesmo com enjoo e cansaço, que o bebê esteja crescendo forte e saudável dentro da barriga.
Contudo, existem algumas doenças típicas da gravidez que as mães precisam ficar alertas já nos primeiros sintomas, para que tenha um acompanhamento médico e um tratamento eficaz da doença.
Por isso, fique atenta se tiver:
1. Febre
Se ao medir a febre ela tiver maior que 37,5ºC comunique seu médico, ele provavelmente vai lhe receitar algum remédio à base de paracetamol. Mas, se não adiantar e a febre passar dos 39ºC, vá até algum atendimento de emergência, ou peça para seu médico de confiança lhe atender no mesmo dia.
Geralmente febre é sinal de infecção, por isso, é possível que precise tomar antibióticos e ficar de repouso. Siga as instruções médicas e cuide de sua saúde. Febre alta por um longo período pode ser prejudicial para o bebê.
Leia: Como se manter ativa durante a gravidez
2. Problema de visão duradouro
Visão dupla, visão embaçada, pontos brilhantes ou luzes podem ser sinal de pré-eclâmpsia. A pressão arterial da grávida pode sofrer alterações na gravidez e acelerar o trabalho de parto.
Além dos problemas de visão, o inchaço nas mãos, rosto e olhos, fortes dores de cabeça ou rápido ganho de peso também são sinais da doença. Por isso, se houver dúvidas, procure seu médico para que ele dê o diagnóstico exato.
3. Sangramento vaginal, leve ou intenso
Sangramentos na gravidez dão um susto na mamãe, mas eles podem representar diferentes coisas.
Quando o sangramento é leve e sem dor pode ser o próprio embrião se instalando no útero, no início da gravidez. Por isso, algumas mulheres descartam gravidez inicial por acharem que este sangramento é a menstruação. Se você já souber que está grávida e apresentar sangramento leve, informe seu médico para ele descartar qualquer anormalidade.
O sangramento mais intenso, com dor na barriga e nas costas pode estar ligado a uma ameaça de aborto ou ser o aborto espontâneo. Mais para o fim da gravidez, o sangramento pode indicar algo relacionado à placenta ou trabalho de parto prematuro.
4. Muita na sede e pouco xixi
O principal conselho que ouvimos a vida toda é de beber muita água. Mas quando você sente muita sede, toma líquido e vai poucas vezes ao banheiro, estes podem ser sintomas de uma diabete gestacional, um problema silencioso, mas que pode ser perigoso para a mãe e para o bebê.
Mesmo que você nunca tenha diabetes anteriormente, pode acabar desenvolvendo durante a gravidez. Geralmente é feito um exame para detectar a diabetes gestacional e iniciar o tratamento adequado.
5. Coceira no corpo todo no final da gravidez
Você pode até confundir com uma alergia no início, mas é importante explicar para o médico sobre este incômodo e ele pode identificar uma hepatite ou outro problema no fígado, como a colestase obstétrica. Um pouco de coceira é normal, porque a pele está se esticando para acomodar o bebê, mas é melhor verificar, principalmente se a coceira se concentra nas mãos e pés.
Confie em seus instintos
Se você está grávida e incomodada com algo, mesmo que não saiba muito bem o que é, não hesite em procurar um médico. Se for algum problema, você receberá o diagnóstico e tratamento, se não for, pelo menos pode ficar mais tranquila.
Leia: Exercícios Físicos Durante a Gravidez
Com informações do Baby Center