5 segredos para ser um empreendedor de sucesso

Ter o próprio negócio já passou em algum momento pela cabeça de muitas pessoas. Porém, a maioria desconhece as habilidades necessárias para se ter sucesso no empreendimento.


Beth Proenca Bonilha

O conceito mais divulgado da palavra empreender foi dado por Joseph Schumpeter quando disse que ”O empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir e capitalizar ao reunir recursos financeiros. Organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa.”

Isso foi dito em 1945, e o empreendedorismo vem se desenvolvendo ao longo do tempo e tomando cada dia mais espaço na vida do ser humano.

Atualmente, o empreendedor não é só versátil, mas também criativo, inovador e proativo. Além de capitalizar, ele precisa aperfeiçoar o uso do tempo e recursos, formar e preservar mão de obra especializada. Além de organização interna, precisa estar atendo ao mercado, acompanhando a sazonalidade. Ele não só realiza as vendas da sua empresa, mas deve buscar atender as necessidades e expectativas de seus clientes. Ele trabalha com foco em suas metas e objetivos para levar sua empresa à perenidade no mercado.

Não há segredo para empreender com sucesso, o que existe são dicas e sugestões de como deve se comportar um verdadeiro empreendedor. E para isso, é preciso seguir alguns passos importantes para garantir bons resultados. Esteja disposto a:

1. Buscar informações: o empreendedor não tem medo de perguntar e dizer que não sabe, mas quer aprender. Busque informações sobre o mercado que compõem cliente, fornecedor e concorrente.

2. Buscar oportunidade e ter iniciativa: o empreendedor vê oportunidade na necessidade, e toma a frente de todos para agir e empreender.

3. Correr riscos calculados: ao empreender, deve-se estar disposto a correr riscos. A diferença do empreendedor perante outras pessoas é que ele, por ter buscado informações, calcula os possíveis riscos e se prepara para enfrentá-los quando for necessário e minimizar seus efeitos.

Advertisement

4. Planejar e monitorar: a partir do momento em que se busca informações, identifica-se uma oportunidade e delinea-se os riscos. Então, vem o momento de planejar todos os passos da empresa com metas e estratégias para conquistar seu objetivo. Lembrando que planejar sem monitorar é como comer sem engolir, no final pode não dar muito certo.

5. Persistir e comprometer-se: desafios é a única certeza que um empreendedor pode ter, por isso precisa estar munido de duas ferramentas preciosas:

  • Persistência: que no caso do empreendedor, é diferente de teimosia. Nesse caso, é persistir com sabedoria, ou seja, se necessário, mudar os planos e estratégias para não desistir de seus objetivos.

  • Comprometimento: estar disposto a cumprir com datas, preços e acordos mesmo que tenha que assumir as tarefas de outras pessoas. O empreendedor está disposto a fazer acontecer.

Existem muitas outras características que o empreendedor precisa desenvolver. O bom é saber que pode se aprender a empreender. Mesmo que uma pessoa tenha algumas características empreendedoras e outras não, com a busca de informações, ela pode adquirir mais conhecimento e prática, se estiver disposta a pagar o preço com dedicação e disciplina.

O sucesso, no caso de um empreendedor, depende muito de suas metas e disposição para continuar em frente, independente dos desafios. Nem sempre o sucesso vem com o dinheiro, mas muito mais com a satisfação de se fazer o que gosta e acredita. O empreendedor faz o que gosta e acredita. O sucesso é consequência de sua dedicação e amor ao negócio.

Toma un momento para compartir …

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu