Casamento
    Filhos
    Superação
    Saúde

5 segredos para se apaixonar e permanecer amando um ao outro no casamento

Manter-se no amor dá trabalho, implica em ser ativo, fazer coisas para manter o amor florescente. Deixar de amar é fácil, é só parar de fazer as coisas que mantem o amor vivo.

Emily Christensen

Apaixonar-se, na verdade, dá muito trabalho, mais que qualquer outro tipo de envolvimento.

Quando nos apaixonamos, fazemos de tudo para aproveitar cada minuto da relação.

  • Vemos o melhor em nosso parceiro.

  • Esforçamo-nos para fazer coisas para o ser amado.

  • Escutamos com cuidado e atenção.

  • Cuidamos de estar bem apresentáveis.

    Advertisement

Deixar de amar é muito mais fácil, porque para “pular fora” do amor é só pular para longe das coisas simples que nos mantêm no amor.

Não é uma alteração da química. É uma mudança de comportamento

  • Deixamos de estar bem apresentáveis.

  • Deixamos de ser carinhosos.

  • Paramos de fazer as coisas para o outro.

  • Paramos de apreciar o que eles fazem por nós.

    Advertisement

Nós não “pulamos fora” do amor porque paramos de senti-lo, nós paramos de senti-lo porque paramos de expressá-lo. Essa é a melhor maneira de “desapaixonar”, se é que existe tal coisa.

1. Seja gentil

A primeira coisa que eu amei em meu marido, muito antes que ele se tornasse meu marido, foi o jeito amável dele. Na verdade, ser agradável não era absolutamente meu ponto forte, então tive que aprender a ser gentil na medida em que ele era amável. Ele não diz coisas ruins, não critica. Ele costuma dar às pessoas o seu melhor conselho sobre casamento “Se você pensar em algo agradável para dizer, diga.”

2. Ouça

Estar atento a quem você ama é a melhor maneira de conhecê-lo bem e saber como atender suas necessidades. Aprendemos e crescemos a cada dia, e por isso não somos hoje, os mesmos que éramos ontem – muito menos há 10 ou 20 anos. Ouvir bem o seu cônjuge vai ajudar você a se sentir conectado a ele, entender em que ponto ele se encontra em suas lutas para o desenvolvimento pessoal, apoiá-lo em seus desafios e descobrir como você pode ajudar. Uma boa maneira de relaxar ou resolver problemas é caminhar juntos: meu marido e eu gostamos de fazer caminhadas quando temos um grande desafio para enfrentar, porque nos dá tempo para conversarmos afastados de tudo o mais. Gostamos de nos abraçar quando tudo o que precisamos é ter um tempo a sós juntos em meio às ocupações diárias.

3. Lembre-se dos 3 pontos

Laura M. Brotherson, autora de “E não tinham vergonha – Fortalecendo o casamento através da realização sexual“, aponta que as mulheres precisam passar antes pelos 3 pontos: diálogo, tempo e toque para se sentir amada e preparada para expressões físicas de amor. Diálogo vai ajudá-la a sentir-se emocionalmente ligada a seu parceiro, o tempo vai ajudar ambos a sentirem-se valorizados e compreendidos, e o toque não sensual irá ajudá-la a sentir-se amada, sem a pressão da expectativa sexual. Isso cria um ambiente seguro e acolhedor no qual a mulher pode responder com suas próprias demonstrações de amor e afeto. É a intimidade emocional que melhora a intimidade física.

4. Servir

Eu disse ao meu marido que, quando ele leva o lixo para fora sem que eu peça, isso me faz querer beijá-lo, mais que qualquer outra coisa que ele faz para mim. Ele também ajuda com os pratos, coloca os cães para fora de manhã e deixa um bilhete em nossa cama todos os dias. Eu sei, diariamente, de muitas maneiras que ele está pensando em mim e que me ama.

Advertisement

5. Apreciar

A única coisa que eu sou boa é em dizer obrigada – não porque eu seja muito boa em agradecer, mas porque é simples e fácil. Apreciar sinceramente as características positivas de seu cônjuge capacita você a perceber as coisas boas que ele faz. Isso torna mais fácil deixar ir o que não serve, ignorar as contendas e aceitar o desafio de viver e cuidar um do outro.

Apaixonar-se é emocionante, com a paixão crescente e a intensa emoção em descobrir aquele que você ama. Mas, intensidade não é sinônimo de intimidade, e intimidade exige coragem e dedicação. E são as simples interações diárias e o servir que mantêm, fortalecem e transformam o amor em algo sólido e bom. CS Lewis disse: “O “estar apaixonado” os levou a jurar fidelidade; esse outro amor mais calmo os capacita a cumprir a promessa.”

Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Falling in love, staying in love.

Toma un momento para compartir ...

Emily Christensen

Emily Christensen, Ph.D, vive com o marido em Oklahoma, Estados Unidos. Recebeu seu Ph.D em terapia de casais e família, e está estudando Hebraico e Estudos Judaicos.

Advertisement

Ideias de presentes para o Dia das Mães que vão encantar a sua

6 tradições antigas que deveríamos resgatar para sermos mais felizes

Ataque às escolas e videogames, a relação que não se confirma

Pequenos detalhes, grandes resultados

Pressão arterial: 15 maneiras naturais de controlá-la

4 problemas comuns na adolescência

Como influencia o mês de seu nascimento em sua personalidade e temperamento, segundo a ciência

Constipação: 10 remédios naturais para tratar

O déficit de atenção de uma criança pode estar relacionado à idade da mãe, segundo um estudo

3 maneiras de fazer bullying com seus filhos

Los Artículos Más Buscados

  1. 240 nomes COMPOSTOS – clássicos e modernos – para meninos e meninas
  2. 30 dinâmicas e brincadeiras para crianças e jovens
  3. 6 remédios que podem lhe matar (você tem eles dentro de sua casa)
  4. 11 brincadeiras para divertir os adolescentes
  5. Desafio dos 40 dias: Casamento à Prova de Fogo
  6. 8 coisas que os homens SÓ fazem com a mulher que amam
  7. 5 sinais de que seu marido não lhe ama mais
  8. 7 métodos supereficazes e caseiros para saber se você está grávida agora, sem gastar dinheiro em um teste
  9. Dor na região do útero: 5 sinais de que algo não vai bem
  10. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis
Advertisement
Facebook
Seguir
18,235,315
Twitter
Seguir
3,881,246
Pinterest
Seguir
491,879
Instagram
Seguir
52,600
YouTube
Seguir
35,503
RSS Patrocinadores Términos de uso Privacidad Não Vender Meus Dados Diretrizes da Comunidade Patrocinadores Anuncie PKV DominoQQ BandarQQ Judi Bola

Familia.com.br não fornece aconselhamento financeiro, legal ou médico. Por favor, consulte um profissional. Veja informações adicionais

© 2025 Copyright Familia. Todos os direitos reservados

Close Ad