5 receitas caseiras para eliminar a acne

Acne, uma palavrinha que causa arrepios em muitos adolescentes, mas que pode surgir em qualquer idade. Veja como se livrar deste mal.


Stael Ferreira Pedrosa

A acne é um processo inflamatório da pele capaz de destruir as estruturas pilo-sebáceas e deixar cicatrizes. Geralmente de origem hormonal – que altera a composição do sebo, deixando-o mais espesso entre outros fatores como a queratinização dos poros que impede a saída do sebo ou microrganismos na glândula sebácea. O que pode piorar a situação é o uso constante de maquiagem e a limpeza deficiente da pele.

Acomete rosto, pescoço, peito, costas e ombros. Embora o tipo mais comum de acne é aquele que acomete os adolescentes, bebês, crianças, adultos e pessoas mais velhas também pode sofrer com ela.

De acordo com o site minha vida, alguns medicamentos, como os corticoides, andrógenos ou a base de lítio costumam causar acne, bem como a dieta onde se consume muitos produtos lácteos e carboidratos pode também desencadear o problema.

Como tratar a acne?

Em casos leves, alguns cuidados caseiros podem resolver ou atenuar o problema. Já em casos graves, somente o dermatologista pode tratar. Remédios caseiros ajudam e muito no tratamento deste problema. É importante limpar bem a pele com água e sabonete neutro antes dos tratamentos e nunca espremer cravos e espinhas, pois pode deixar marcas e manchas.

1. Açafrão da terra (cúrcuma)

A curcumina é um poderoso anti-inflamatório que alivia o inchaço e a vermelhidão causada pela acne.

Modo de usar:

Misture 2 colheres de chá de açafrão com um pouco de água ou óleo de gergelim – o suficiente para formar uma pasta. Aplique sobre a área afetada e deixe por uma hora. Enxague. Aplique todos os dias. No caso de excesso de espinhas comece aplicando duas vezes por dia.

Advertisement

2. Água de arroz

Esse é um tratamento antigo e muito comum na Ásia e realmente funciona. Utilizada na medicina Ayurveda, a água de arroz tem efeito calmante e refrescante na pele, sendo amplamente recomendada por praticantes da medicina Ayurveda para acalmar e reduzir inflamações cutâneas.

Modo de usar

Lave uma xícara de arroz até a água sair limpa. Coloque em um recipiente e cubra com água. Tampe, mexa um pouco e deixe de molho por 15 minutos. Coe a água, coloque em um recipiente de plástico ou vidro (pode reaproveitar embalagem de leite de rosas, por exemplo). Deixe na geladeira e sempre que limpar a pele aplique a água de arroz. O ideal é usar à noite e de manhã antes de maquiar-se.

3. Açúcar e mel

1 colher de sopa de mel

1 colher de sopa de açúcar

Modo de usar

Misture bem até ficar homogêneo. Aplique em movimentos circulares leves e deixe agir entre 5 e 10 minutos. Enxague bem. Não use se sua pele for muito oleosa.

4. Máscara de gelatina com leite

1 colher de sopa de leite desnatado

1 colher de sopa de gelatina sem sabor

Modo de usar

Advertisement

Misture o leite e a gelatina sem sabor em um vasilhame que possa ir ao micro-ondas. Dissolva-os na potência máxima (10 segundos). Após amornar, aplique no rosto limpo e deixe secar naturalmente na pele. Retire a máscara com as mãos, lave o rosto e aplique uma loção adstringente. Pode ser também a água de arroz.

5. Chá de alecrim

Uma xícara de água

Uma colher de sopa de alecrim seco

Modo de usar

Ferva a água e desligue o fogo. Coloque a água em um recipiente de vidro e adicione o alecrim. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe o chá e passe frio na pele usando um chumaço de algodão.

Toma un momento para compartir …

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.